Titulo |
Autor |
PDF |
A AGROECOLOGIA E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS |
Ana Flavia Corrêa Leão , Francelina Elena Oliveira Vasconcelos e Patrícia Silva Dias |
 |
A APLICAÇÃO E CONFECÇÃO DE RÉPLICAS: KIT?S DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NÃO FORMAL DE PALEONTOLOGIA |
Giovana Laís Eckert, Mateus dos Santos Oliveira, Karen Rafaelly Rigodanzo Teichmann, Janderson Rangel Marx e Cleusa Inês Ziesmann |
 |
A ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Ramona Raquel Silva dos Reis e Fabiana Lasta Beck Pires |
 |
A CIDADE EDUCADORA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DAS PRAÇAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Melania Santer, Gianfrancis Dias Ugalde, Eduardo Bica Ferreira, Nairo Farias de Farias e Lia Heberlê de Almeida |
 |
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO |
Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon e Tanise Paula Novello |
 |
A Divulgação Científica por meio do uso do TDC no Ensino de Ciências da Natureza |
Jonatan Josias Zismann e Judite Scherer Wenzel |
 |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIOAMBIENTAL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS? |
Giordane Miguel Schnorr e Fabiane de Andrade Leite |
 |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS PARA PENSAR A CONSTITUIÇÃO DOCENTE |
Franciele Siqueira Radetzke e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INTEGRANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Patrícia Taís Mittelstädt, Eliane Retzlaff, Esttefani Duarte Brum e Rosângela Ferreira Prestes |
 |
A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DE VAN HIELE |
Gabriéli Estefani Reimann, Janaina David Maciel, Viviane Pasturiza Mousquer, Rubia Diana Mantai e Rosangela Ferreira Prestes |
 |
A HISTOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLEM (2007 A 2015) |
Andressa Corcete Hartmann, Tainá Griep Maronn e Erica do Espírito Santo Hermel |
 |
A HISTÓRIA DA GENÉTICA E O CASO DA HERANÇA MENDELIANA EM UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL |
Jeane Cristina Gomes Rotta, Lucas Freitas Pereira Carneiro e Maria de Nazaré Klautau-Guimarães |
 |
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Luana Hilgert Tonin e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
A IMPORTÂNCIA DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. |
Daniele Bremm e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA POLINIZAÇÃO QUANDO APLICADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM REALIZADA ATRAVÉS DO PIBID |
Marcylene Vieira da Silveira, Leandra Smila Oliveira do Prado, Ronaldo Antunes Funari Junior, Jamile Fabbrin Gonçalves e Maurício Ricardo de Melo Cogo |
 |
A INSERÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA OFICINA COM ALUNOS E DE UMA ATIVIDADE FORMATIVA COM PROFESSORES |
Diodana Negrini Lisboa, Eduardo Bica Ferreira, Dianifer Rocha, Dienuza Costa e Julio Cesar Bresolin Marinho |
 |
A LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES |
Camila Carolina Colpo e Judite Scherer Wenzel |
 |
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRIMORAMENTO DO TEMPO DE VOO DE UM MINIFOGUETE DE COMPETIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA |
Marcos Grizzon e Laurete Zanol Sauer |
 |
A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. |
Magda Wille, Leticia Barbieri Martins, Rosemar Ayres dos Santos |
 |
A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO RESUMOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Mariane Beatriz Karas e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
A PRÁXIS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Maria Eugênia Monteiro e Janaina de Almeida Sousa |
 |
A questão de gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
Luzilene Rito dos Santos, Daniéli Vitória Goetz Pauli, Sabrina Hoffmann, Neusete Machado Rigo e Judite Scherer Wenzel |
 |
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO LÓGICO JUNTO A UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA |
Ana Maria Sipp Machado, Claudia Schneider, Neusa Maria John Scheid e Noemi Boer |
 |
A UTILIZAÇÃO DE TICs NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA ?AGROTÓXICO?: UM QUIZ COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO |
Ariéli Franco Vargas, Aline Franco Vargas, Rafael Moreira de Morais , Jamile Fabbrin Gonçalves e Maurício Ricardo de Melo Cogo |
 |
A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL? |
Rosalva Sulzbacher, Lucas Rentz, Letiane Lopes da Cruz, Vander Kerkhoff e Cleusa Inês Ziesmann |
 |
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM DISCALCULIA. |
Edson Luis Bruxel e Cristiane da Silva Stamberg |
 |
ABORDAGENS SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS |
Cleiton Edmundo Baumgratz e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
AFINAL, POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? |
Aléxia Birck Fröhlich e Judite Scherer Wenzel |
 |
ÁGUA IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO: UM RISCO IMINENTE PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO RURAL |
Jane Conceição Perin Lucca, Mayara dos Santos , Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Carine Amabile Guimarães e Márcia Betana Cargnin |
 |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTOS NA ÁREA DA BIOLOGIA: BREVE ESTADO DA ARTE |
Camila Boszko e Cleci Teresinha Werner da Rosa |
 |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO E DISCUSSÕES DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DAS MINHOCAS |
Lauren Linck Nilson, Cleci Werner da Rosa e Marilene Linck Nilson |
 |
ALGUMAS COMPREENSÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Lilian Carla Parizoto e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
AMPLIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER PELA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Daniele Amaral Fonseca e Daniel da Silva Silveira |
 |
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL COM USO DO EXCEL |
Sabrina Aquino Zarzicki e Rubia Diana Mantai |
 |
APRENDIZAGEM ATIVA E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Andréia Elisa Hahn |
 |
APRENDIZAGEM COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Andréia Elisa Hahn, Paola Liandra Schildt Grasel , Rosangela Ferreira Prestes , Eliani Retzlaff e Gilvete Silvania Wolff Lírio |
 |
APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO APOIADA EM SIMULAÇÕES DIGITAIS |
Guilherme Bratz Taube, Douglas Bassani e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
AS CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
Raíssa Lenhardt, Artiese Machado Madruga, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel |
 |
AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA – CAMPUS VALENÇA |
Robson Jesus dos Santos, Flaviane Paixão Panta, Thaís Matias dos Santos e Patrícia Santana de Argôlo |
 |
AS MULHERES CIENTISTAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL |
Ana Paula Butzen Hendges e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
ASK MATH/URI/2019 |
Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Andréia Elisa Hahn, Roseléia Ferreira Prestes e Rozelaine de Fátima Franzin |
 |
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO EM ANAIS DO ENPEC |
Fabiane de Andrade Leite e Aléxia Birck Fröhlich |
 |
ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS RELACIONADOS ÀS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO |
Dirceu Lima dos Santos, Rosana Maria Luvezute Kripka e Regis Alexandre Lahm |
 |
ATITUDES PERANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS |
Artiese Machado Madruga, Artur Pereira Campos, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel |
 |
ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: A INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO COM PROFESSORES GEOGRAFICAMENTE DISTANTES |
Anahy Arrieche Fazio, Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Maria do Carmo Galiazzi e Rafaele Rodrigues de Araujo |
 |
AVALIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MARCAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli |
 |
AVENTAL DO SISTEMA GENITAL: PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Ana Flavia Zorzi , Larissa Rodrigues Pereira, Lia Heberlê de Almeida e Julio Cesar Bresolin Marinho |
 |
BACHELARD E A FORMAÇÃO PEDAGOGICA |
Daiane dos Santos de Jesus Schmitcke e Maria Cristina Pansera Araújo |
 |
CIÊNCIA E GENEALOGIA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO |
Deniz Alcione Nicolay |
 |
COMO PREENCHER O CURRÍCULO? PERCEPÇÕES TEÓRICO-CURRICULARES DE LICENCIANDOS. |
Eloisa Antunes Maciel e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
Como tem sido compreendida a inovação na formação Inicial de professores de química? |
Márcia Santos da Silva, Juliane Vieira da Silva e Judite Scherer Wenzel |
 |
COMPREENSÕES DOS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Rafael Marques dos Santos, Sandra Maria Wirzbicki e Danusa de Lara Bonotto |
 |
COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES APOIADOS NA WEB EDUCAÇÃO |
Rafael Luis Swarowsky e Valmir Heckler |
 |
COMPREENSÕES SOBRE O TPACK NA CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
Paula Vanessa Bervian e Maria Cristina Pansera de Araújo |
 |
CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA CIÊNCIA |
Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Cristiane Bajerski, Graziela Zorzo e Alexandre José Krul |
 |
CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E AS ATIVIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
Eduarda da Silva Lopes, Franciele Siqueira Radetzke e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
CONCEPÇÕES INICIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. |
Cláudia Elizandra Lemke e Neusa Maria John Scheid |
 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Angelita Venites Machado e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO MÉDIO |
Jucelino Cortez, Diogo Onofre Gomes de Souza e José Claudio Del Pino |
 |
CTS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ENSINO. |
Caroline Martello, Michele Souza Fanfa, Vanessa Candito, Maria do Rocio Fontoura Teixeira e Maria Rosa Chitolina |
 |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE REVISÃO TEÓRICA |
Antonio Paulo Valim Vega e Noemi Boer |
 |
DESFRUTANDO VIDEOGAMES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Leticia A Lopes |
 |
DIAGRAMAS DE FEYNMAN NO ENSINO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS. |
Bernardo Luis Maito Laitharth, Alisson Giacomelli e Jucelino Cortez |
 |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, PANFLETO COM UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO REINO FUNGI |
Sara Santos Costa, Diodana Negrini Lisboa, Fernando Augusto Bertazzo da Silva, Jair Putzke, Lilian Pedroso Maggio e Jair Putzke |
 |
DIVULGANDO A CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA |
Teilor Carvalho Koscrevic, Diodana Negrini Lisboa, Pâmela Giordani Vielmo , Alice Lemos Costa e Fabiano Pimentel Torres |
 |
ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
Gabriele Milbradt Glasenapp e Lia Heberlê de Almeida Pastorio |
 |
Educação Ambiental e os atravessamentos na Formação de Educadores Ambientais |
Fernanda Seidel Vorpagel, Rafaela Engers Günzel e Cláudia da Silva Cousin |
 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Carla da Silva Ribeiro, Cadidja Coutinho e Noemi Boer |
 |
Educação Ambiental: interagindo e aprendendo através de práticas educativas. |
Sandra Fabiane Kleszta e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
Educação e saúde: Reflexões contemporâneas voltadas à formação de professores |
Neuri Gilnei de Oliveira, Noemi Boer e Rosane Terezinha Fontana |
 |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PREPARAÇÃO DAS MAMAS PARA A AMAMENTAÇÃO EM UM CLUBE DE GESTANTES |
Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Nadine Both da Silva, Jane Conceição Perin Lucca, Alessandra Frizzo da Silva e Maria Simone Vione Schwengber |
 |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS |
Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Karolaine Souza Dos Santos, Jane Conceição Perin Lucca, Sandra da Silva Kinalski e Maria Simone Vione Schwengber |
 |
Educação Interprofissional: Um novo olhar para o trabalho em saúde |
Taina Lang Wagner, Vera Regina Medeiros Andrade, Márcia Betana Cargnin e Tiago Bittencourt de Oliveira |
 |
ENSINANDO BOTÂNICA PARA ALÉM DAS ANGIOSPERMAS E SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA |
Solange Maria Piotrowski e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ENSINAR E APRENDER A PESQUISAR O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
Neila Feijó Bulling e Fabiane de Andrade Leite |
 |
ENSINO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: PRÁTICAS MEDITATIVAS NO CUIDADO DO ADOLESCENTE EM AMBIENTE DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE |
Márcia Betana Cargnin, Andressa Rodrigues Pagno, Jane Conceição Perin Lucca, Rosane Teresinha Fontana e Tiago Bittencourt de Oliveira |
 |
Ensino de Engenharia Química através do microprocessador Arduino |
Caroline Camargo Dahmer, Viviane Fernanda Piveta, Enrique Chaves Peres e Isaac dos Santos Nunes |
 |
ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. |
Caroline Melke e Rozelaine de Fatima Franzin |
 |
ENSINO DE PORCENTAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA |
Esttefani Duarte Brum, Patrícia Tais Mittelstadt e Rosangela Ferreira Prestes |
 |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ABORDAGEM VOLTADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa e Carmo Henrique Kamphorst |
 |
ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS METODOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Larissa Lunardi e Rúbia Emmel |
 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: ABORDAGEM DA TEMÁTICA SÍNDROME DE DOWN |
Carla Munique Aparecida Garda, Sandra Maria Wirzbicki, Ana Paula Cigolini Carvalho e Natalia Machado Lobelein |
 |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES |
Caroline Somavilla e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FRUTOS, SEMENTES E INSETOS |
Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies e Julio Cesar Bresolin Marinho |
 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO |
Andressa Vargas de Souza e Clarinês Hames |
 |
ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA? |
Rafaela Engers Günzel e Aline Machado Dorneles |
 |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RELATO DE PRÁTICA NA APAE DE SÃO GABRIEL (RS) |
Laiz Dutra Soares, Maria Eduarda dos Santos Ferrony, Naiara Zandavalli e Lia Heberlê de Almeida |
 |
ESTÁGIO NÃO FORMAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUALIDADE DE VIDA PROMOVENDO A SAÚDE |
Isabele Gamarra de Freitas, Cinthia de Oliveira Gonçalves , Riceli Gomes Czekalski e Cleusa Inês Ziesmann |
 |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL |
Letiane Lopes da Cruz e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES |
Caroline Somavilla e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
ESTUDANDO A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO FILME ?CLUBE DE COMPRAS DALLAS? |
Giovana Laís Eckert e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS |
Cláudia Rigoli Schneider, Neusa Maria John Scheid e Noemi Boer |
 |
Formação de professores de Matemática em tempos tecnológicos: o dar-se conta a partir de uma rede de conversação |
Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca e Leonardo Eduardo da Costa Portal |
 |
FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS COM VISTAS A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS |
Franciele Pires Ruas, Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo e Maria do Carmo Galiazzi |
 |
FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA |
Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva e Jair Putzke |
 |
FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS COM VISTAS A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS |
Franciele Pires Ruas, Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo e Maria do Carmo Galiazzi |
 |
FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA |
Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva e Jair Putzke |
 |
História e Patrimônio: conceitos e constituição em contexto brasileiro |
Andressa Domanki e Laís Francine Weyh |
 |
HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES SUSTENTÁVEIS |
Mirta Kauhana Lunkes, Leticia Sarzi Machado, Naiára Berwaldt Wust, Talya Ledesma Henzel e Cleusa Inês Ziesmann |
 |
HORTA ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Ana Flavia Corrêa Leão e Francelina Elena Oliveira Vasconcelos |
 |
IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Luana Colovini, Cênio Back Weyh e Noemi Boer |
 |
IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. |
Tailine Penedo e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS |
Rafaela Rossana Scheid, Aléxia Birck Fröhlich e Cibele Machado |
 |
INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO-CONTEXTO DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO |
Priscila Eliana dos Santos Walczynski Pereira e Marcele Teixeira Homrich Ravasio |
 |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - BACTÉRIAS: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANOS |
Daniela Carolina Ernst , Ariele Dornelles Wolf, Luciane Kaufmnann, Luciano Gonçalves Soares e Andressa de Oliveira Hilgert |
 |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO CONSUMO DE CARNE DE CAÇA |
Daniela Carolina Ernst , Ariele Dornelles Wolf, Luciane Kaufmnann, Luciano Gonçalves Soares e Andressa de Oliveira Hilgert |
 |
INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Kaliandra Pacheco de Lima, Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel |
 |
INVESTIGANDO OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS EMPREENDIMENTOS ENERGÉTICOS NO BRASIL |
Mateus Dos Santos Oliveria e Ruben Alexandre Boelter |
 |
Jogo |
Marcus Vinicius Veiga Serafim e Letícia Azambuja Lopes |
 |
JOGO ?TRILHANDO O ENEM? PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA |
Pablo Vinicius Almeida de Sousa, Clarissa Teixeira dos Santos Melo,Iasmin Vieira Barnabé e Jamille Vilas Bôas |
 |
LEAN CITY GAME: DEVELOPING AND EVALUATING THE EFFICACY OF A SERIOUS GAME |
Filipe Molinar Machado, Franco da Silveira e Luis Claudio Villani Ortiz |
 |
LINGUAGEM GRÁFICO-VISUAL: SEU ENTENDIMENTO E USO NAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. |
Patricia Marasca Fucks e José de Pinho Alves Filho |
 |
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: EXCESSOS E CARÊNCIAS |
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriel Knäsel Klein, Juliane Federoff e Nicole Rocha Souza dos Santos |
 |
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE NIVELAMENTO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS BÁSICAS PARA AS ENGENHARIAS |
Rosangela Prestes e Eduarda Voese Krüger |
 |
MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I |
Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli |
 |
MORFOLOGIA VEGETAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DE UMA AULA PRÁTICA |
Leonardo Priamo Tonello, Mariane Beatriz Karas e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
MULHERES CIENTISTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Jéssica Andressa da Rosa e Sinara München |
 |
O ANTIGO EGITO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
Jeane Cristina Gomes Rotta e Adriana Batista Amorim Borges |
 |
O CIENTISTA E O USO DO LABORATÓRIO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi e Alexandre José Krul |
 |
O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PUBLICADOS NO BRASIL A PARTIR DE 1930: UMA ABORDAGEM DAS IMAGENS |
Tainá Griep Maronn, Andressa Corcete Hartmann e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
O DEBATE E A REFLEXÃO DO BULLYING E DA INCLUSÃO POR MEIO DO FILME ?EXTRAORDINÁRIO? |
Laura Souza Flores, Vanessa de Lima e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
O DELINEAMENTO DE UM JARDIM COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPULSORA PARA O ENTENDIMENTO SOBRE BIODIVERSIDADE |
Elenise Pereira e Leticia A Lopes |
 |
O ENSINAR CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DA ANÁLISE DO EPISÓDIO ODIADOS PELA NAÇÃO DA SÉRIE BLACK MIRROR |
João Carlos Martini de Vargas e Leticia A Lopes |
 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UM AMBIENTE SOCIOEDUCATIVO |
Vanderlei Ribeiro, Marivane de Oliveira Biazus e Carlos Ariel Samudio Pérez |
 |
O ENSINO DE ECOLOGIA NO BRASIL: CONCEPÇÕES DE ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE |
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann e Roque Ismael da Costa Güillich |
 |
O ENSINO DE FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Jucelino Cortez, Daniel Boff de Souza, Cleci Terezinha Werner da Rosa, Alisson Giacomelli e Luiz Marcelo Darroz |
 |
O ensino e aprendizagem de química através de filmes e documentários |
Marieli da Silva Marques e Carlos César Wyrepkowski |
 |
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: COMPREENSÕES ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR |
Kelly Karine Kreuz e Fabiane de Andrade Leite |
 |
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Monique Valentim da Silva Frees e Ariane Rebelato Silva dos Santos |
 |
O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Viviane de Almeida Lima , Renata Oliveira Portugal e Sinara Munchen |
 |
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA |
Raquel Weyh Dattein e Neusete Machado Rigo |
 |
O PAPEL DO CONTEÚDO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Danieli Estefani Müller, Graciela Paz Meggiolaro e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGAL |
Naiára Berwaldt Wust e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
O PROCESSO EDUCATIVO COMO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA |
Ana Paula Inazaki dos Santos, Alice Meifert Ribeiro , Cênio Back Weyh , Maickelly Backes de Castro e Simone Zientarski Fontana |
 |
O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACERCA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL? |
Daniela Silva de Lourenço e Judite Scherer Wenzel |
 |
O uso da mídia cinematográfica Oceanos de plástico para trabalhar com a Educação Ambiental |
Vanessa de Lima, Laura Souza Flores e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
O USO DE PERGUNTAS COMO MODO DE POSSIBILITAR A INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO |
Camila Carolina Colpo e Judite Scherer Wenzel |
 |
OFICINAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO SOBRE O SISTEMA SOLAR. |
Diodana Negrini Lisboa, Luan Lopes Marques, Pâmela Giordani Vielmo e Mirla Andrade Weber |
 |
OFICINAS DE CIÊNCIA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO |
Roselia da Rosa Lütchemeyer, Alexandre Novicki, Cristiane Stamberg, Luciano Luduvico e Marilia Boessio Tex de Vasconcellos |
 |
OFICINAS TEMÁTICAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS PLANTAS E A VIDA |
Aline Guterres Ferreira, Tatiana Vieira Rodriguês, José Vicente Lima Robaina, Marilisa Bialvo Hoffmann e Saul Benhur Schirmer |
 |
Orientação Educacional: reflexões sobre a prática |
Andressa Domanki |
 |
OS SABERES E OS SABORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Débora Kélli Freitas de Melo e Rúbia Emmel |
 |
PENSAMENTO COMPLEXO E ENSINO DAS CIÊNCIAS |
Hebert Elias Lobo Sosa, Juan Carlos Terán Briceño, Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon , Gabriela Soares Traversi e Jesús Ramón Briceño Barrios |
 |
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa e Carmo Henrique Kamphorst |
 |
Planejamento e ação colaborativa de professores em disciplinas do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - polo Dourados |
Fernando Cesar Ferreira, Giovani Manzeppi Faccin e Fábio Alencar dos Santos |
 |
POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA I |
Anderson Igomar Antonio, Sandieli Bianchin, Sonia Regina de Oliveira e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
PRESCRIÇÕES E AÇÕES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ABORDAGENS E TEMÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO |
Leonardo Priamo Tonello e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
PRESSUPOSTOS FREIREANOS E O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Guilherme Schwan e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO DO PETCiências: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
Naiára Berwaldt Wust, Graciela Paz Meggiolaro e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA PROPORCIONADAS AOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA URI PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA PROPORCIONADAS AOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA URI |
Rosangela Prestes ,Eliani Retzlaff, Rubia Diana Mantai, Rozelaine de Fátima Franzin e Roseléia Ferreira Prestes |
 |
PROJETO CONVERSAÇÕES: um espaço de construção da subjetividade na prática da orientação educacional |
Renata Maria da Rosa Pereira |
 |
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELATIVOS À LUZ NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Josiane Karlinski e Carlos Ariel Samudio Perez |
 |
PROPOSTA PARA BOLSISTAS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ações inclusivas para formação inicial de docentes de matemática |
Rozelaine de Fátima Franzin, Willian Mateus dos Santos e Hellen Fernanda Menezes Garcia |
 |
QUANDO O SMARTPHONE AUXILIA NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL |
Jefferson Marçal da Rocha, Kátia Luciane Souza da Rocha e Melise Peruchini |
 |
REFLEXÃO DE ATIVIDADES PRATICAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE SISTEMA CARDIOVASCULAR COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Kely Cristina Gambin e Graciela Paz Meggiolaro |
 |
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Taciara Lais Borgartz e Rúbia Emmel |
 |
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Graziela Zorzo, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel |
 |
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A TRABALHADORES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM |
Rosane Teresinha Fontana, Luize Garcia Pires, Daiana Reuse e Janine Goldschimidt de Avila |
 |
REFLEXÕES SOBRE EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PROMOÇÃO DA SAÚDE COM CRIANÇAS EM EVIDÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA |
Karine Rudek e Rúbia Emmel |
 |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER MATEMÁTICA COM O USO DO SWEET HOME 3D NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL |
Fabrine Diniz Pereira, Luana Maria Ayres e Tanise Paula Novello |
 |
RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA E CIÊNCIA NA FERMENTAÇÃO DO PÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Artiese Machado Madruga, Angélica Maria de Gasperi, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel |
 |
RELATO DE ATIVIDADE ESCOLAR ASSOCIADA À VISITA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA |
Afonso Werner da Rosa, Marivane de Oliveira Biazus, Alisson Cristian Giacomelli e Cleci T. Werner Da Rosa |
 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURDOS |
Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto e Rúbia Emmel |
 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARRANJO SIMPLES |
Tanise Da Silva Moura, Jeverton Iedo Dörr, Ma. Claudia Maria Costa Nunes, Dra. Julhane Alice Thomas Schulz e Ma. Mariele Josiane Fuchs |
 |
RELATO SOBRE A PRÁTICA COM A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ESTIMULANDO SONHOS NA VIDA DOS ALUNOS |
Daniela Silva de Lourenço e Neusete Machado Rigo |
 |
RELATOS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
Kelly Karine Kreuz e Neusete Machado Rigo |
 |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Janice Silvana Novakowski Kierepka, Fabiane Habowski e Fabiane de Andrade Leite |
 |
RESIGNIFICANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS POR MEIO DA EXTENSÃO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Gelson Berlatto Moreira, Rosana Maria Luvezute Kripka e Eliamar Ceresoli Rizzon |
 |
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DA ENGENHARIA QUÍMICA ? UTILIZANDO HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Guilherme Mazuco, Luciano Follmann Weiler e Isaac Dos Santos Nunes |
 |
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PEDAGOGO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃO INTEGRAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Karina Mondianne de Sousa Oliveira Gomes |
 |
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Rosi Kelly Regina Marmitt e Danusa de Lara Bonotto |
 |
SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE, PRÁTICAS VOLTADAS PARA O ENSINO |
Nayane Lopes Ferreira e Leticia Azambuja Lopes |
 |
SAÚDE, PREVENÇÃO E DIÁLOGO: COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE MANOEL VIANA-RS ABORDAM O TEMA VACINAÇÃO |
Pâmela Giordani Vielmo, Alice Lemos Costa, Diodana Negrini Lisboa, Teilor Carvalho Koscrevic e Maurício Ricardo de Melo Cogo |
 |
SENTIMENTOS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DSENTIMENTOS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICAE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA |
Luana Maria Santos da Silva Ayres, Fabrine Diniz Pereira e Tanise Paula Novello |
 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS |
Flávio Kieckow e Francisco Kraemer |
 |
SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro e Josiane Ribas Schmidt |
 |
TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A VACINA CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIENCIA |
Juliane Oliveira Brum, Tainá Lang Wagner, Adriana Marques da Silva , Samuel Felipe Atuati e Vera Regina Medeiros Andrade |
 |
Tecnologia em benefício da extensão na EJA EPT |
Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro, Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Fábio Diniz Rossi |
 |
TIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO INCLUSÃO DIGITAL ? PARCERIA ENTRE IFFAR-CAMPUS SANTO ÂNGELO E LAR DA MENINA |
Cristiane da Silva Stamberg, Rosélia Lutchemeyer, Marilia Boessio Tex Vasconcellos e Sônia Scheleski |
 |
TÓPICOS DE ASTRONOMIA E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
Francelina Elena Oliveira Vasconcelos, Ana Flavia Correa Leão e Patricia da Silva Dias |
 |
TRIGONOMETRIA NO CAMPUS |
Paula Boito e Ariane Mileidi Pazinato |
 |
UM OLHAR PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA |
Caroline Freitas dos Santos Oliveira e Judite Scherer Wenzel |
 |
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Rosane Aparecida Stieler, Noemi Boer e Rozelaine Franzin |
 |
UMA ESCOLA MAIS ATIVA E O SEDENTARISMO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
Cláudia Elizandra Lemke e Neusa Maria John Scheid |
 |
USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO ? APRENDIZAGEM |
Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel, Julhane Alice Thomas Schulz e Kaliandra Pacheco de Lima |
 |
UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES DE VÍDEOS NO SOFTWARE TRACKER PARA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MECÂNICA |
Jean Carlos Nicolodi e Carlos Ariel Samudio Pérez |
 |
UTILIZAÇÃO DE TICs NO ENSINO DE ENGENHARIA |
Ariane Rebelato Silva dos Santos e Monique Valentim da Silva Frees |
 |