V Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica
“A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”

14 e 15 de setembro de 2020

14 de setembro de 2020

09:00 Abertura

09:30 – Conferência de Abertura

      Dra. Isabel P. Martins

      Universidade de Aveiro (Portugal)

Local: YouTube da URI Santo Ângelo

10:20 Intervalo

10:30 Seções Plenárias 1

11:45 Intervalo Almoço

14:00 Mesa Redonda

      “Educação científica para o desenvolvimento sustentável: a necessária retomada das questões ambientais na formação de professores”

      Dr. Roque Güllich (UFFS) – Dra. Diana Lineth Parga Lozano (UPN – Colômbia) – Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo (UNIJUI)

Local: YouTube da URI Santo Ângelo

16:30 Lançamento Rede RIEC

Local: YouTube da URI Santo Ângelo

15 de setembro de 2020

09:00 Seções Plenárias 2

10:20 Intervalo

10:30 Seções Plenárias 3

11:45 Intervalo Almoço

14:00 Seções Plenárias 4

15:20 Intervalo

15:30 Conferência 2

      Dra. Sílvia Ester Orrú (UNB)

      “O desafio das diferenças para uma educação antiautoritária.”

Local: YouTube da URI Santo Ângelo

16:30 Encerramento

 

Comunicação Oral (Resumos)

 

 
Titulo Autor PDF
A AGROECOLOGIA  E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS Ana Flavia Corrêa Leão , Francelina Elena Oliveira Vasconcelos e Patrícia Silva Dias
A APLICAÇÃO E CONFECÇÃO DE RÉPLICAS: KIT?S DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO NÃO FORMAL DE PALEONTOLOGIA Giovana Laís Eckert, Mateus dos Santos Oliveira, Karen Rafaelly Rigodanzo Teichmann, Janderson Rangel Marx e Cleusa Inês Ziesmann
A ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Ramona Raquel Silva dos Reis e Fabiana Lasta Beck Pires
A CIDADE EDUCADORA: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DAS PRAÇAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Melania Santer, Gianfrancis Dias Ugalde, Eduardo Bica Ferreira, Nairo Farias de Farias e Lia Heberlê de Almeida
A CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO  Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon e Tanise Paula Novello
A Divulgação Científica por meio do uso do TDC no Ensino de Ciências da Natureza Jonatan Josias Zismann e Judite Scherer Wenzel
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIOAMBIENTAL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS? Giordane Miguel Schnorr e Fabiane de Andrade Leite
A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS  PARA PENSAR A CONSTITUIÇÃO DOCENTE Franciele Siqueira Radetzke e Roque Ismael da Costa Güllich
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, INTEGRANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Patrícia Taís Mittelstädt, Eliane Retzlaff, Esttefani Duarte Brum e Rosângela Ferreira Prestes
A GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA DE VAN HIELE  Gabriéli Estefani Reimann, Janaina David Maciel, Viviane Pasturiza Mousquer, Rubia Diana Mantai e Rosangela Ferreira Prestes
A HISTOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA RECOMENDADOS PELO PNLEM (2007 A 2015) Andressa Corcete Hartmann, Tainá Griep Maronn e Erica do Espírito Santo Hermel
A HISTÓRIA DA GENÉTICA E O CASO DA HERANÇA MENDELIANA EM UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL Jeane Cristina Gomes Rotta, Lucas Freitas Pereira Carneiro e Maria de Nazaré Klautau-Guimarães 
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Luana Hilgert Tonin e Rosangela Inês Matos Uhmann
A IMPORTÂNCIA DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Daniele Bremm e Roque Ismael da Costa Güllich
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA POLINIZAÇÃO QUANDO APLICADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM REALIZADA ATRAVÉS DO PIBID Marcylene Vieira da Silveira, Leandra Smila Oliveira do Prado, Ronaldo Antunes Funari Junior, Jamile Fabbrin Gonçalves e Maurício Ricardo de Melo Cogo
A INSERÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA OFICINA COM ALUNOS E DE UMA ATIVIDADE FORMATIVA COM PROFESSORES Diodana Negrini Lisboa, Eduardo Bica Ferreira, Dianifer Rocha, Dienuza Costa e Julio Cesar Bresolin Marinho
A LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA AS TESES E DISSERTAÇÕES Camila Carolina Colpo  e Judite Scherer Wenzel
A MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRIMORAMENTO DO TEMPO DE VOO DE UM MINIFOGUETE DE COMPETIÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA Marcos Grizzon e Laurete Zanol Sauer
A NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Magda Wille, Leticia Barbieri Martins, Rosemar Ayres dos Santos
A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ANALISANDO RESUMOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Mariane Beatriz Karas e Erica do Espirito Santo Hermel
A PRÁXIS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Maria Eugênia Monteiro e Janaina de Almeida Sousa
A questão de gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Luzilene Rito dos Santos, Daniéli Vitória Goetz Pauli, Sabrina Hoffmann, Neusete Machado Rigo e Judite Scherer Wenzel
A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO LÓGICO JUNTO A UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Ana Maria Sipp Machado, Claudia Schneider, Neusa Maria John Scheid e Noemi Boer
A UTILIZAÇÃO DE TICs NO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA ?AGROTÓXICO?: UM QUIZ COMO FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO  Ariéli Franco Vargas, Aline Franco Vargas, Rafael Moreira de Morais , Jamile Fabbrin Gonçalves e Maurício Ricardo de Melo Cogo
A UTILIZAÇÃO DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: VAMOS FALAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL? Rosalva Sulzbacher, Lucas Rentz, Letiane Lopes da Cruz, Vander Kerkhoff e Cleusa Inês Ziesmann
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS COMO UMA NOVA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ALUNOS COM DISCALCULIA. Edson Luis Bruxel e Cristiane da Silva Stamberg
ABORDAGENS SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS Cleiton Edmundo Baumgratz e Erica do Espirito Santo Hermel 
AFINAL, POR QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Aléxia Birck Fröhlich e Judite Scherer Wenzel
ÁGUA IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO: UM RISCO IMINENTE PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO RURAL Jane Conceição Perin Lucca, Mayara dos Santos , Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Carine Amabile Guimarães e Márcia Betana Cargnin
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E MOVIMENTOS NA ÁREA DA BIOLOGIA: BREVE ESTADO DA ARTE Camila Boszko e Cleci Teresinha Werner da Rosa
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO E DISCUSSÕES DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DAS MINHOCAS Lauren Linck Nilson, Cleci Werner da Rosa e Marilene Linck Nilson
ALGUMAS COMPREENSÕES SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Lilian Carla Parizoto e Sandra Maria Wirzbicki
AMPLIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER PELA PRESENÇA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Daniele Amaral Fonseca e Daniel da Silva Silveira
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUTIVIDADE DE GIRASSOL COM USO DO EXCEL Sabrina Aquino Zarzicki e Rubia Diana Mantai
APRENDIZAGEM ATIVA E O ENSINO DA MATEMÁTICA Paola Liandra Schildt Grasel, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Andréia Elisa Hahn
APRENDIZAGEM COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Andréia Elisa Hahn, Paola Liandra Schildt Grasel , Rosangela Ferreira Prestes , Eliani Retzlaff  e Gilvete Silvania Wolff Lírio
APRENDIZAGEM DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO APOIADA EM SIMULAÇÕES DIGITAIS Guilherme Bratz Taube, Douglas Bassani  e Rosemar Ayres dos Santos 
AS CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS Raíssa Lenhardt, Artiese Machado Madruga, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel
AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO DA TRIGONOMETRIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFBA – CAMPUS VALENÇA Robson Jesus dos Santos, Flaviane Paixão Panta, Thaís Matias dos Santos e Patrícia Santana de Argôlo
AS MULHERES CIENTISTAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL Ana Paula Butzen Hendges e Rosemar Ayres dos Santos 
ASK MATH/URI/2019 Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Andréia Elisa Hahn, Roseléia Ferreira Prestes e Rozelaine de Fátima Franzin
ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO EM ANAIS DO ENPEC Fabiane de Andrade Leite e Aléxia Birck Fröhlich
ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS RELACIONADOS ÀS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO Dirceu Lima dos Santos, Rosana Maria Luvezute Kripka e Regis Alexandre Lahm
ATITUDES PERANTE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONTEXTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES DO PROJETO GÊNERO E VIOLÊNCIA SEXUAL NA PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS Artiese Machado Madruga, Artur Pereira Campos, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel
ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: A INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO COM PROFESSORES GEOGRAFICAMENTE DISTANTES Anahy Arrieche Fazio, Franciele Pires Ruas, Valmir Heckler, Maria do Carmo Galiazzi e Rafaele Rodrigues de Araujo
AVALIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MARCAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli
AVENTAL DO SISTEMA GENITAL:  PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Ana Flavia Zorzi , Larissa Rodrigues Pereira, Lia Heberlê de Almeida e Julio Cesar Bresolin Marinho
BACHELARD E A FORMAÇÃO PEDAGOGICA Daiane dos Santos de Jesus Schmitcke e Maria Cristina Pansera Araújo
CIÊNCIA E GENEALOGIA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA O ENSINO Deniz Alcione Nicolay
COMO PREENCHER O CURRÍCULO? PERCEPÇÕES TEÓRICO-CURRICULARES DE LICENCIANDOS. Eloisa Antunes Maciel e Rosangela Inês Matos Uhmann
Como tem sido compreendida a inovação na formação Inicial de professores de química?  Márcia Santos da Silva, Juliane Vieira da Silva e Judite Scherer Wenzel
COMPREENSÕES DOS LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Rafael Marques dos Santos, Sandra Maria Wirzbicki e Danusa de Lara Bonotto
COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES APOIADOS NA WEB EDUCAÇÃO  Rafael Luis Swarowsky e Valmir Heckler
COMPREENSÕES SOBRE O TPACK NA CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Paula Vanessa Bervian e Maria Cristina Pansera de Araújo
CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA CIÊNCIA Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Cristiane Bajerski, Graziela Zorzo e Alexandre José Krul
CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E AS ATIVIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS Eduarda da Silva Lopes, Franciele Siqueira Radetzke  e Roque Ismael da Costa Güllich
CONCEPÇÕES INICIAIS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA HUMANA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO. Cláudia Elizandra Lemke e Neusa Maria John Scheid
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Angelita Venites Machado e Eliane Gonçalves dos Santos
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS PROPOSIÇÕES DO ENFOQUE CTS E AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA O ENSINO MÉDIO Jucelino Cortez, Diogo Onofre Gomes de Souza e José Claudio Del Pino
CTS E ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM REVISTAS BRASILEIRAS DE ENSINO. Caroline Martello, Michele Souza Fanfa, Vanessa Candito, Maria do Rocio Fontoura Teixeira e Maria Rosa Chitolina
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE REVISÃO TEÓRICA Antonio Paulo Valim Vega  e Noemi Boer
DESFRUTANDO VIDEOGAMES COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Leticia A Lopes
DIAGRAMAS DE FEYNMAN NO ENSINO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS. Bernardo Luis Maito Laitharth, Alisson Giacomelli e Jucelino Cortez
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, PANFLETO COM UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO REINO FUNGI Sara Santos Costa,  Diodana Negrini Lisboa, Fernando Augusto Bertazzo da Silva, Jair Putzke, Lilian Pedroso Maggio e Jair Putzke
DIVULGANDO A CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE GENÉTICA Teilor Carvalho Koscrevic, Diodana Negrini Lisboa, Pâmela Giordani Vielmo , Alice Lemos Costa e Fabiano Pimentel Torres
ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS E REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Gabriele Milbradt Glasenapp e Lia Heberlê de Almeida Pastorio
Educação Ambiental e os atravessamentos na Formação de Educadores Ambientais Fernanda Seidel Vorpagel, Rafaela Engers Günzel e Cláudia da Silva Cousin
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Carla da Silva Ribeiro, Cadidja Coutinho e Noemi Boer
Educação Ambiental: interagindo e aprendendo através de práticas educativas.  Sandra Fabiane Kleszta e Rosemar Ayres dos Santos
Educação e saúde: Reflexões contemporâneas voltadas à formação de professores Neuri Gilnei de Oliveira, Noemi Boer e Rosane Terezinha Fontana
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PREPARAÇÃO DAS MAMAS PARA A AMAMENTAÇÃO EM UM CLUBE DE GESTANTES Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Nadine Both da Silva, Jane Conceição Perin Lucca, Alessandra Frizzo da Silva e Maria Simone Vione Schwengber
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS Vivian Lemes Lobo Bittencourt, Karolaine Souza Dos Santos, Jane Conceição Perin Lucca, Sandra da Silva Kinalski e Maria Simone Vione Schwengber
Educação Interprofissional: Um novo olhar para o trabalho em saúde Taina Lang Wagner, Vera Regina Medeiros Andrade, Márcia Betana Cargnin e Tiago Bittencourt de Oliveira
ENSINANDO BOTÂNICA PARA ALÉM DAS ANGIOSPERMAS E SUA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA Solange Maria Piotrowski e Roque Ismael da Costa Güllich
ENSINAR E APRENDER A PESQUISAR O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS Neila Feijó Bulling e Fabiane de Andrade Leite
ENSINO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: PRÁTICAS MEDITATIVAS NO CUIDADO DO ADOLESCENTE EM AMBIENTE DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE Márcia Betana Cargnin, Andressa Rodrigues Pagno,  Jane Conceição Perin Lucca, Rosane Teresinha Fontana e Tiago Bittencourt de Oliveira
Ensino de Engenharia Química através do microprocessador Arduino Caroline Camargo Dahmer, Viviane Fernanda Piveta, Enrique Chaves Peres  e Isaac dos Santos Nunes
ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Caroline Melke e Rozelaine de Fatima Franzin
ENSINO DE PORCENTAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA  Esttefani Duarte Brum, Patrícia Tais Mittelstadt e Rosangela Ferreira Prestes 
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA ABORDAGEM VOLTADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa e Carmo Henrique Kamphorst
ESCRITAS NARRATIVAS DE LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E SUAS METODOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Larissa Lunardi e Rúbia Emmel
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM  BIOLOGIA: ABORDAGEM DA TEMÁTICA SÍNDROME DE DOWN Carla Munique Aparecida Garda, Sandra Maria Wirzbicki,  Ana Paula Cigolini Carvalho e Natalia Machado Lobelein
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES Caroline Somavilla e Sandra Maria Wirzbicki
ESTRATÉGIAS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS: COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FRUTOS, SEMENTES E INSETOS Gabriela Rodrigues Noal, Fabiele Rosa Pires, Marcia Regina Spies e Julio Cesar Bresolin Marinho
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO Andressa Vargas de Souza e Clarinês Hames
ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA? Rafaela Engers Günzel e Aline Machado Dorneles
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RELATO DE PRÁTICA NA APAE DE SÃO GABRIEL (RS) Laiz Dutra Soares, Maria Eduarda dos Santos Ferrony, Naiara Zandavalli e Lia Heberlê de Almeida
ESTÁGIO NÃO FORMAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: QUALIDADE DE VIDA PROMOVENDO A SAÚDE Isabele Gamarra de Freitas, Cinthia de Oliveira Gonçalves , Riceli Gomes Czekalski e Cleusa Inês Ziesmann
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL  Letiane Lopes da Cruz e Roque Ismael da Costa Güllich
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES Caroline Somavilla e Sandra Maria Wirzbicki
ESTUDANDO A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO FILME ?CLUBE DE COMPRAS DALLAS? Giovana Laís Eckert e Erica do Espirito Santo Hermel
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE METODOLOGIAS ATIVAS Cláudia Rigoli Schneider, Neusa Maria John Scheid e Noemi Boer
Formação de professores de Matemática em tempos tecnológicos: o dar-se conta a partir de uma rede de conversação Daniel da Silva Silveira, Daniele Amaral Fonseca e Leonardo Eduardo da Costa Portal
FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS COM VISTAS A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS Franciele Pires Ruas, Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo e Maria do Carmo Galiazzi
FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva e Jair Putzke 
FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EXPLICATIVOS COM VISTAS A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS Franciele Pires Ruas, Anahy Arrieche Fazio, Valmir Heckler, Rafaele Rodrigues de Araujo e Maria do Carmo Galiazzi
FUNGOSLÂNDIA: DESCOBRINDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS FUNGOS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE MICOLOGIA Fabiele Rosa Pires, Gabriela Rodrigues Noal, Julio Cesar Bresolin Marinho, Fernando Augusto Bertazzo da Silva e Jair Putzke
História e Patrimônio: conceitos e constituição em contexto brasileiro  Andressa Domanki e Laís Francine Weyh
HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES SUSTENTÁVEIS Mirta Kauhana Lunkes, Leticia Sarzi Machado, Naiára Berwaldt Wust, Talya Ledesma Henzel e Cleusa Inês Ziesmann
HORTA ESCOLAR: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Flavia Corrêa Leão  e Francelina Elena Oliveira Vasconcelos
IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Luana Colovini, Cênio Back Weyh e Noemi Boer
IMPLICAÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tailine Penedo e Eliane Gonçalves dos Santos
IMPORTÂNCIA DA ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS  Rafaela Rossana Scheid, Aléxia Birck Fröhlich e Cibele Machado
INDISCIPLINA NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO-CONTEXTO DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO  Priscila Eliana dos Santos Walczynski Pereira e Marcele Teixeira Homrich Ravasio
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - BACTÉRIAS: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANOS  Daniela Carolina Ernst , Ariele Dornelles Wolf, Luciane Kaufmnann, Luciano Gonçalves Soares e Andressa de Oliveira Hilgert 
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO CONSUMO DE CARNE DE CAÇA Daniela Carolina Ernst , Ariele Dornelles Wolf, Luciane Kaufmnann, Luciano Gonçalves Soares e Andressa de Oliveira Hilgert 
INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Kaliandra Pacheco de Lima, Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel
INVESTIGANDO OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS EMPREENDIMENTOS ENERGÉTICOS NO BRASIL Mateus Dos Santos Oliveria e Ruben Alexandre Boelter 
Jogo  Marcus Vinicius Veiga Serafim e Letícia Azambuja Lopes
JOGO ?TRILHANDO O ENEM? PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Pablo Vinicius Almeida de Sousa, Clarissa Teixeira dos Santos Melo,Iasmin Vieira Barnabé e Jamille Vilas Bôas
LEAN CITY GAME: DEVELOPING AND EVALUATING THE EFFICACY OF A SERIOUS GAME Filipe Molinar Machado, Franco da Silveira e Luis Claudio Villani Ortiz
LINGUAGEM GRÁFICO-VISUAL: SEU ENTENDIMENTO E USO NAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Patricia Marasca Fucks e José de Pinho Alves Filho
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: EXCESSOS E CARÊNCIAS Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriel Knäsel Klein, Juliane Federoff e  Nicole Rocha Souza dos Santos
METODOLOGIAS ATIVAS E O PROCESSO DE NIVELAMENTO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE DISCIPLINAS BÁSICAS PARA AS ENGENHARIAS Rosangela Prestes e Eduarda Voese Krüger
MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I Rosi Kelly Regina Marmitt, Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli
MORFOLOGIA VEGETAL NO ENSINO DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DE UMA AULA PRÁTICA Leonardo Priamo Tonello, Mariane Beatriz Karas e Eliane Gonçalves dos Santos
MULHERES CIENTISTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Jéssica Andressa da Rosa e Sinara München
O ANTIGO EGITO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA Jeane Cristina Gomes Rotta e Adriana Batista Amorim Borges
O CIENTISTA E O USO DO LABORATÓRIO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL Graziela Zorzo, Cristiane Bajerski, Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi e Alexandre José Krul
O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PUBLICADOS NO BRASIL A PARTIR DE 1930: UMA ABORDAGEM DAS IMAGENS  Tainá Griep Maronn, Andressa Corcete Hartmann e Erica do Espirito Santo Hermel
O DEBATE E A REFLEXÃO DO BULLYING E DA INCLUSÃO POR MEIO DO FILME ?EXTRAORDINÁRIO? Laura Souza Flores, Vanessa de Lima e Eliane Gonçalves dos Santos
O DELINEAMENTO DE UM JARDIM COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPULSORA PARA O ENTENDIMENTO SOBRE BIODIVERSIDADE Elenise Pereira e Leticia A Lopes
O ENSINAR CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA A PARTIR DA ANÁLISE DO EPISÓDIO ODIADOS PELA NAÇÃO DA SÉRIE BLACK MIRROR João Carlos Martini de Vargas e Leticia A Lopes
O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UM AMBIENTE SOCIOEDUCATIVO Vanderlei Ribeiro, Marivane de Oliveira Biazus e Carlos Ariel Samudio Pérez
O ENSINO DE ECOLOGIA NO BRASIL: CONCEPÇÕES DE ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann e Roque Ismael da Costa Güillich
O ENSINO DE FÍSICA E A IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS  NA EDUCAÇÃO BÁSICA  Jucelino Cortez, Daniel Boff de Souza, Cleci Terezinha Werner da Rosa, Alisson Giacomelli e Luiz Marcelo Darroz
O ensino e aprendizagem de química através de filmes e documentários Marieli da Silva Marques e Carlos César Wyrepkowski
O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: COMPREENSÕES ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR Kelly Karine Kreuz e Fabiane de Andrade Leite
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Monique Valentim da Silva Frees e Ariane Rebelato Silva dos Santos
O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA  Viviane de Almeida Lima , Renata Oliveira Portugal e Sinara Munchen 
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA FORMAÇÃO CONTINUADA Raquel Weyh Dattein e Neusete Machado Rigo
O PAPEL DO CONTEÚDO DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Danieli Estefani Müller, Graciela Paz Meggiolaro e Roque Ismael da Costa Güllich
O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGAL Naiára Berwaldt Wust e Roque Ismael da Costa Güllich 
O PROCESSO EDUCATIVO COMO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA Ana Paula Inazaki dos Santos, Alice Meifert Ribeiro , Cênio Back Weyh , Maickelly Backes de Castro  e Simone Zientarski Fontana 
O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACERCA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL? Daniela Silva de Lourenço e Judite Scherer Wenzel
O uso da mídia cinematográfica Oceanos de plástico para trabalhar com a Educação Ambiental Vanessa de Lima, Laura Souza Flores e Eliane Gonçalves dos Santos
O USO DE PERGUNTAS COMO MODO DE POSSIBILITAR A INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO Camila Carolina Colpo  e Judite Scherer Wenzel
OFICINAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO BÁSICO SOBRE O SISTEMA SOLAR. Diodana Negrini Lisboa, Luan Lopes Marques, Pâmela Giordani Vielmo e Mirla Andrade Weber
OFICINAS DE CIÊNCIA: DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Roselia da Rosa Lütchemeyer,  Alexandre Novicki, Cristiane Stamberg,  Luciano Luduvico e Marilia Boessio Tex de Vasconcellos
OFICINAS TEMÁTICAS NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS PLANTAS E A VIDA Aline Guterres Ferreira, Tatiana Vieira Rodriguês, José Vicente Lima Robaina, Marilisa Bialvo Hoffmann e Saul Benhur Schirmer
Orientação Educacional: reflexões sobre a prática Andressa Domanki
OS SABERES E OS SABORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Débora Kélli Freitas de Melo e Rúbia Emmel
PENSAMENTO COMPLEXO E ENSINO DAS CIÊNCIAS Hebert Elias Lobo Sosa, Juan Carlos Terán Briceño, Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon , Gabriela Soares Traversi e Jesús Ramón Briceño Barrios
PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Tailon Thiele, Eliane Miotto Kamphorst, Priscila da Costa e Carmo Henrique Kamphorst
Planejamento e ação colaborativa de professores em disciplinas do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - polo Dourados Fernando Cesar Ferreira, Giovani Manzeppi Faccin e Fábio Alencar dos Santos
POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL EM SALA DE AULA: VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA I Anderson Igomar Antonio, Sandieli Bianchin, Sonia Regina de Oliveira e Sandra Maria Wirzbicki
PRESCRIÇÕES E AÇÕES DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ABORDAGENS E TEMÁTICAS NO CONTEXTO BRASILEIRO Leonardo Priamo Tonello e Eliane Gonçalves dos Santos
PRESSUPOSTOS FREIREANOS E O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS Guilherme Schwan e Rosemar Ayres dos Santos
PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO DO PETCiências: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL  Naiára Berwaldt Wust, Graciela Paz Meggiolaro e Roque Ismael da Costa Güllich
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA PROPORCIONADAS AOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA URI  PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM E CONHECIMENTOS DA DOCÊNCIA PROPORCIONADAS AOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA URI Rosangela Prestes ,Eliani Retzlaff, Rubia Diana Mantai, Rozelaine de Fátima Franzin e Roseléia Ferreira Prestes
PROJETO CONVERSAÇÕES: um espaço de construção da subjetividade na prática da orientação educacional Renata Maria da Rosa Pereira
PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS RELATIVOS À LUZ NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Josiane Karlinski e Carlos Ariel Samudio Perez
PROPOSTA PARA BOLSISTAS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ações inclusivas para formação inicial de docentes de matemática Rozelaine de Fátima Franzin, Willian Mateus dos Santos e Hellen Fernanda Menezes Garcia
QUANDO O SMARTPHONE AUXILIA NA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL Jefferson Marçal da Rocha, Kátia Luciane Souza da Rocha e Melise Peruchini
REFLEXÃO DE ATIVIDADES PRATICAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE SISTEMA CARDIOVASCULAR COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  Kely Cristina Gambin e Graciela Paz Meggiolaro
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO: A INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Taciara Lais Borgartz e Rúbia Emmel
REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO DOS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gabriele Strochain, Angélica Maria de Gasperi, Graziela Zorzo, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A TRABALHADORES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM Rosane Teresinha Fontana, Luize Garcia Pires, Daiana Reuse e Janine Goldschimidt de Avila
REFLEXÕES SOBRE EDUCAR E CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PROMOÇÃO DA SAÚDE COM CRIANÇAS EM EVIDÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA Karine Rudek e Rúbia Emmel
REFLEXÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER MATEMÁTICA COM O USO DO SWEET HOME 3D NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL  Fabrine Diniz Pereira, Luana Maria Ayres e Tanise Paula Novello
RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA E CIÊNCIA NA FERMENTAÇÃO DO PÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Artiese Machado Madruga, Angélica Maria de Gasperi, Gabriele Strochain, Alexandre José Krul e Rúbia Emmel
RELATO DE ATIVIDADE ESCOLAR ASSOCIADA À VISITA EM ESPAÇO NÃO-FORMAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA Afonso Werner da Rosa, Marivane de Oliveira Biazus, Alisson Cristian Giacomelli e Cleci T. Werner Da Rosa
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO II: REFLEXÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE ALUNOS SURDOS Angélica Maria de Gasperi, Evandro Schmitz, Jaqueline Fortunato, Katieli Graef Ludwig Simionatto e Rúbia Emmel
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ARRANJO SIMPLES Tanise Da Silva Moura, Jeverton Iedo Dörr, Ma. Claudia Maria Costa Nunes, Dra. Julhane Alice Thomas Schulz e Ma. Mariele Josiane Fuchs
RELATO SOBRE A PRÁTICA COM A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ESTIMULANDO SONHOS NA VIDA DOS ALUNOS Daniela Silva de Lourenço e Neusete Machado Rigo
RELATOS E REFLEXÕES DE UM ESTÁGIO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Kelly Karine Kreuz e Neusete Machado Rigo
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Janice Silvana Novakowski Kierepka, Fabiane Habowski e Fabiane de Andrade Leite
RESIGNIFICANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS POR MEIO DA EXTENSÃO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Gelson Berlatto Moreira, Rosana Maria Luvezute Kripka e Eliamar Ceresoli Rizzon
RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DA ENGENHARIA QUÍMICA ? UTILIZANDO HABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Guilherme Mazuco, Luciano Follmann Weiler  e Isaac Dos Santos Nunes
RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PEDAGOGO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORMAÇÃO INTEGRAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Karina Mondianne de Sousa Oliveira Gomes
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Rosi Kelly Regina Marmitt e Danusa de Lara Bonotto
SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE, PRÁTICAS VOLTADAS PARA O ENSINO Nayane Lopes Ferreira e Leticia Azambuja Lopes
SAÚDE, PREVENÇÃO E DIÁLOGO: COMO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE MANOEL VIANA-RS ABORDAM O TEMA VACINAÇÃO Pâmela Giordani Vielmo, Alice Lemos Costa, Diodana Negrini Lisboa, Teilor Carvalho Koscrevic e Maurício Ricardo de Melo Cogo
SENTIMENTOS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DSENTIMENTOS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICAE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA Luana Maria Santos da Silva Ayres, Fabrine Diniz Pereira e Tanise Paula Novello
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS Flávio Kieckow e Francisco Kraemer
SUSTENTABILIDADE POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Clara de Mello Maciel, Graciela Paz Meggiolaro e Josiane Ribas Schmidt
TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A VACINA CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO PARA ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIENCIA Juliane Oliveira Brum, Tainá Lang Wagner, Adriana Marques da Silva , Samuel Felipe Atuati  e Vera Regina Medeiros Andrade 
Tecnologia em benefício da extensão na EJA EPT Jéssica dos Reis Lohmann Monteiro, Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Fábio Diniz Rossi
TIC NO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO INCLUSÃO DIGITAL ? PARCERIA ENTRE IFFAR-CAMPUS SANTO ÂNGELO E LAR DA MENINA Cristiane da Silva Stamberg, Rosélia Lutchemeyer, Marilia Boessio Tex Vasconcellos e Sônia Scheleski
TÓPICOS DE ASTRONOMIA E O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Francelina Elena Oliveira Vasconcelos, Ana Flavia Correa Leão e Patricia da Silva Dias
TRIGONOMETRIA NO CAMPUS Paula Boito e Ariane Mileidi Pazinato
UM OLHAR PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA  NO ENSINO DE QUÍMICA Caroline Freitas dos Santos Oliveira e Judite Scherer Wenzel
UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE LITERATURA E LEITURA NA ESCOLA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA Rosane Aparecida Stieler, Noemi Boer e Rozelaine Franzin
UMA ESCOLA MAIS ATIVA E O SEDENTARISMO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Cláudia Elizandra Lemke e Neusa Maria John Scheid
USO DAS TECNOLOGIAS EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO:  UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO ? APRENDIZAGEM Kelly Gabriela Poersch, Rubia Emmel, Julhane Alice Thomas Schulz e Kaliandra Pacheco de Lima
UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES DE VÍDEOS NO SOFTWARE TRACKER PARA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MECÂNICA Jean Carlos Nicolodi e Carlos Ariel Samudio Pérez
UTILIZAÇÃO DE TICs NO ENSINO DE ENGENHARIA Ariane Rebelato Silva dos Santos e Monique Valentim da Silva Frees

  • Angela Rosa Venzke Fenner – URI
  • Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
  • Cenio Back Weyh – URI
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa – UPF
  • Diana Lineth Parga Lozano – UPN – Bogotá
  • Flavio Kieckow – URI
  • João Carlos Krause – URI (organizador)
  • Marco Antonio Sandini Trentin – UPF
  • Neusa Maria John Scheid – URI
  • Noemi Boer – URI
  • Roque Ismael da Costa Gullich – UFFS
  • Rosane Teresinha Fontana – URI
  • Rozelaine De Fatima Franzin – URI

 

  • Adda Echalar – UFG
  • Adriana Breda – Universitat de Barcelona – Espanha
  • Adriana Marques de Oliveira – UFGD
  • Adriana Vitorino Rossi – UNICAMP
  • Alexandra Epoglou – UFS
  • Amélia Santos – Universidade da Beira Interior – Portugal
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão – UFRPE
  • Ana Paula Bispo da Silva – UEPB
  • Andréa Costa da Silva – NUTES/UFRJ
  • Andreia Aparecida Guimaraes Strohschoen – UNIVATES
  • Andréia Büttner Ciani – UNIOESTE
  • Bethania Medeiros Geremias – UFSC
  • Blanca Rodríguez – UPN – Bogotá
  • Briseidy Marchesan Soares – URI
  • Bruno dos Santos Simões – UFGD
  • Bruno Siqueira – IFAR – UFPEL
  • Camila M Patreze – UNIRIO
  • Carlos Ariel Samudio Perez – UPF
  • Carlos Joel Franco – UFOP
  • Carlos Magno Rocha Ribeiro – UFF
  • Carlos Rocha – UFPA
  • Carol Joglar – Universidad de Santiago de Chile – Chile
  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA
  • Claudinei de Camargo Sant´Ana – UESB
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa – UPF
  • Consuelo Escudero – Universidad Nacional de San Juan – Argentina
  • Cristina de Oliveira Maia – UFOP
  • Daisy Rezende – USP
  • David Costa – UFSC
  • Diana Carrión – UPN – Bogotá
  • Diana L. Parga L. – UPN – Bogotá
  • Diana Lineth Parga Lozano – UPN – Bogotá
  • Edson Jose Wartha – UFS
  • Eimard Gomes Antunes do Nascimento – Universidade de Aveiro – Portugal
  • Elenice Monte Alvarenga – IFPI
  • Elisa Henning – UDESC
  • Erica do Espirito Santo Hermel – UFFS
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva – UFOP
  • Fernanda Monteiro Rigue – UFSM
  • Fernando Cesar Ferreira – UFGD
  • Francisco Regis Vieira Alves – IFCE
  • Frederico Augusto Toti – UNIFAL
  • Gizella Menezes Rodrigues – Marinha do Brasil – EAMPE
  • Hylio Lafer – UFSCar
  • Ingrid Ximena Arias Hodge – UPN – Bogotá
  • Irlan von Linsingen – UFSC
  • Isabel Garzón – UPN – Bogotá
  • Italo Gabriel Neide – UNIVATES
  • Ivanderson Pereira da Silva – UFAL
  • Jairo Robles-Piñeros – UFBA
  • Jean Carlos Miranda – UFF
  • Jeane Rotta – UNB
  • Jefferson Nascimento – CIMATEC/BA
  • Joelma Nogueira dos Santos – IFCE
  • Jonatan López – UPN – Bogotá
  • Jones Baroni Ferreira de Menez – UECE
  • Jorge Sztrajman – Universidad de Buenos Aires – Argentina
  • José Euzebio Simões Neto – UFRPE
  • Jose Ossian Gadelha De Lima – UECE
  • Juan Lucas Nachez – UFF
  • Julio Cesar Bresolin Marinho – UNIPAMPA
  • Julio Cesar Queiroz de Carvalho – PUC-Goiás
  • Leandro Duso – UFSC
  • Leonardo F. Martínez – UPN – Bogotá
  • Leonides Silva Gomes de Mello – IFAL
  • Leticia Azambuja Lopes – ULBRA
  • Luiz Marcelo Darroz – UPF
  • Leidy Gabriela Ariza Ariza – UPN
  • Magale Pereira – ULBRA
  • Mairton Cavalcante Romeu – IFCE
  • Manuel Bandeira dos Santos Neto – UFRPE
  • Mara kessler Ustra – UEMG
  • Marcelo D’Aquino Rosa – IFSC – UFSC
  • Marcelo Souza da Silva – IF SERTÃO-PE
  • Marcia Jussara Hepp Rehfeldt – UNIVATES
  • Marcôncio Moura – FADAM
  • Marcos Barros – UFPE
  • Margarita Cristina Ortiz – Universidad Nacional del Nordeste (UNNE) – Argentina
  • Maria Cecília Pereira Santarosa – UFSM
  • Maria da Graça Moraes Braga Martin – UDESC
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes – USP
  • Maria Madalena Dullius – UNIVATES
  • Maricel Occelli FCEFyN – Universidad Nacional de Córdoba – CONICET – Argentina
  • Marília de França Rocha Ferreira dos Santos – ICB/UPE
  • Marina Garzón – UPN – Bogotá
  • Marta Pesa – Facultad Regional Tucumán- Universidad Tecnológica Nacional – Argentina
  • Michele Regiane Dias Veronez – UNESPAR
  • Natalia Katerine García Ramírez – UPN – Bogotá
  • Nathan Willig Lima – UFRGS
  • Nelson Barrelo Junior – UFF
  • Neusa John Scheid – URI
  • Newton de Figueiredo Filho – UNIFEI
  • Noemi Boer – URI
  • Otto Gómez – UPN – Bogotá
  • Patrícia Santana de Argôlo – IFBA
  • Paulo César Pinheiro – UFSJ
  • Paulo Vinícius dos Santos Rebeque – IFRS
  • Pedro Miranda Junior – IFSP
  • Reginaldo Teixeira Mendonça – UFG
  • Ricardo Andrés Franco – UPN – Bogotá
  • Roberto Barbosa de Castilho – UFRRJ
  • Roberto Ribeiro da Silva – UNB
  • Romualdo Santos Silva Junior – UFS
  • Rones de Deus Paranhos – UFG
  • Rosana Maria Luvezute Kripka – UPF
  • Rosane Fontana – URI
  • Rosa Nidia Tuay – UPN – Bogotá
  • Rosemar Ayres dos Santos – UFFS
  • Rozelaine de Fátima Franzin – URI
  • Sandra Sandoval – UPN – Bogotá
  • Sandro Rogério Vargas Ustra – UFU
  • Sinara Munchen – UFFS
  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade – UNIOESTE
  • Tania Teresinha Bruns Zimer – UFPR
  • Tasciano Santa Izabel – UNEF
  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes – UNESP de Marília
  • Tatiana Souza de Camargo – UFRGS
  • Verônica Tavares Santos Batinga – UFRPE
  • Wagner de Paula – UNINASSAU
  • Wanderson Andrade – UFC
  • Willa Almeida – UFPA
  • William Ramírez – UPN – Bogotá
  • Willians Lopes de Almeida – IFAP
  • Wilton Medeiros – UFPA
  • Yaquelin Bonilla – UPN – Bogotá
  • Yini Cárdenas – UPN – Bogotá

 

 


Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico

    

Rua Universidade das Missões,464 - CEP: 98.802-470
Santo Ângelo-RS – Fone: (55) 3313-7900
Copyright © 2020 - NTI-URI-Santo Ângelo