
|
Titulo |
Autor |
PDF |
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO BRASILEIRO |
Carla Polanczky, Débora Beatriz Nass Marmitt e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
CURRÍCULO DE CURSOS DE COMPUTAÇÃO: UM ESPAÇO TEMPO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
Adão Caron Cambraia, Maria Cristina Pansera de Araujo, Graça Simões de Carvalho e Eva Teresinha de Oliveira Boff |
 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONFLUÊNCIAS NOS ESTUDOS CTS/CTSA. |
Juliana Teixeira Jesus Ramos e Jorge Cardoso Messeder |
 |
EMÍLIA E VISÕES DE NATUREZA: UMA ANÁLISE ACERCA DA OBRA REFORMA DA NATUREZA |
Lauren Linck Nilson e Noemi Boer |
 |
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO APLICADA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
Ronaldo Arnold, Roseli Nüller da Rocha e Franciele Mirian da Rocha |
 |
ERGOLOGIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE |
Rosane Teresinha Fontana |
 |
ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA. |
Daiane Krewer Oliveira e Núbia Cristina Weber Freitas |
 |
MEIO AMBIENTE, NATUREZA E SOCIEDADE NOS ANOS INICIAIS |
Carine Bastian Knebel Backes, Karla Marina Ziembowicz, Noemi Boer e Neusa Maria Scheid |
 |
Programa Ciências sem Fronteiras: Um estudo junto aos contemplados com a chamada pública 01/2011 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Angela Luzia Miranda e Renata Pereira Barreto |
 |
RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E PROBLEMAS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA |
Lucimara da Cunha Santos e Rejane Maria Ghisolfi da Silva |
 |
REPERCUSSÕES NO CONTEXTO ESCOLAR DA USINA HIDRELÉTRICA (UHE) SÃO JOSÉ, CERRO LARGO, RS |
Karla Marina Ziembowicz, Carine Knebel Backes e Noemi Boer |
 |
Uma análise da compreensão de licenciandos em química acerca da perspectiva CTS |
Sinara München, Cristiane Muenchen e Martha Bohrer Adaime |
 |
A CONCEPÇÃO DE INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA EXPRESSA POR DESENHOS |
Franciele Pires Ruas e Rafaele Rodrigues de Araújo |
 |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UTILIZANDO O DOCUMENTÁRIO AMBIENTAL PARA DISCUTIR AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA ESCOLA |
Roberta Rodrigues da Matta e Marcelo Borges Rocha |
 |
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Diego Machado Ozelame |
 |
AS IMAGENS DE ZOOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS |
Claudia Maiara Heck e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ATUAÇÃO COMO REFLEXO DA FORMAÇÃO |
Juliano Cavalcanti e Cleci Teresinha Werner da Rosa |
 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
Salatiel da Rocha Gomes, Orleylson Cunha Gomes, Sandra Oliveira, Rafael de Azevedo Melo e José Vicente de Souza Aguiar |
 |
Educação Ambiental: Memórias e Histórias |
Vanessa Minuzzi Bidinoto e Maria Guiomar Carneiro Tommasiello |
 |
ENERGIZANDO O PLANETA: CONTEMPLANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA OFICINA CONTEXTUALIZADA |
Eril Medeiros da Fonseca, Ticiane da Rosa Osório, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Loossllen Querolayn Goulart dos Santos e Izalina de Vargas Oliva |
 |
FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, UTILIZANDO OS RECURSOS DA WEB 2.0. |
Elisângela Cristina Beuren e Ana Paula Baldo |
 |
HORTA ESCOLAR PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ECOLÓGICA: INVESTIGANDO POSSIBILIDADES |
Darlene Teixeira Ferreira, Silvia Maria Pacheco Rodrigues, Josyane Barros Abreu e Nadia Magalhaes da Silva Freitas |
 |
O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PROEJA: UMA EDUCAÇÂO CIENTÍFICA PREOCUPADA COM AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS |
Karine dos Santos Coelho e Rejane Maria Ghisolfi da Silva |
 |
O MEIO AMBIENTE E O ENSINO DE CIÊNCIAS: OS DESENCONTROS ENTRE O PCN E O LIVRO DIDÁTICO |
Salatiel da Rocha Gomes, Orleylson Cunha Gomes, Sandra Oliveira e José Vicente de Souza Aguiar |
 |
TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO MUNICíPIO DE PORTEL, PARÁ? |
Luciléia de Souza Silva, Tatiane Lima Santos , Josyane Barros Abreu e Darlene Teixeira Ferreira |
 |
UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Rafaela Engers Günzel e Rosangela Ines Matos Uhmann |
 |
CONCEPÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NOS CURRÍCULOS DA LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Rúbia Emmel, Maria Cristina Pansera-de-Araújo, Maria da Graça Ferreira Simões de Carvalho e Eva Teresinha de Oliveira Boff |
 |
CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO DE GRADUANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RELACIONADOS AO PAPILOMAVÍRUS HUMANO E EXAME DE PAPANICOLAOU |
Cristine Wagner Malmann, Keli Jaqueline Staudt, Vanessa Santos Chollet, Vera Regina Medeiros Andrade e Nilvane Ghellar Muller |
 |
CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS BIOATIVAS NO CUIDADO DA SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL |
Luis Guilherme Lappe, Vera Regina Medeiros Andrade, Narciso Vieira Soares e Nilvane Terezinha Ghellar Muller |
 |
CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO IBSE (INQUIRY BASED SCIENCE EDUCATION) PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA. |
Ataiz Colvero de Siqueira e Neusa Maria John Scheid |
 |
Desenvolvimento sustentável: dados da aplicação da pegada ecológica em uma escola pública de Mato Grosso |
Ivo Kochhann e Maria Elizabete Rambo Kochhann |
 |
Dificuldades na formação de professores de Biologia durante o estágio supervisionado |
Patrícia do Nascimento Fernandes e Sandro Rogério Vargas Ustra |
 |
Processo de Alfabetização Científica e Tecológica na Construção de um Museu de Ciências e Consciências |
Mateus Lorenzon e Guy Barros Barcellos |
 |
A LINGUAGEM E O CONHECIMENTO NA SALA DE AULA: UMA ATIVIDADE DE MAGNETISMO |
Sandro Soares Fernandes e Deise Miranda Vianna |
 |
Aproximando o aluno do fazer pesquisa: Projeto Pisamos na Lua(?) |
Keli Cristina Maurina |
 |
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE COMPETIÇÃO DE FOGUETES: APRENDIZAGEM A PARTIR DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES |
Cleci T. Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa e Alisson Cristian Giacomelli |
 |
MODELAGEM COMPUTACIONAL NO ENSINO DA FÍSICA: Uma proposta para o Ensino da Cinemática |
Elys da Silva Mendes, Willians Lopes de Almeida e Pablo Francisco Honorato Sampaio |
 |
O USO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DOS ALUNOS SOBRE A INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA E O EFEITO FOTOELÉTRICO |
João Mauro da Silva Júnior |
 |
PERFIL AFETIVO-ATITUDINAL DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES EM LABORATÓRIO DE FÍSICA |
Elizabeth Cristine Adam Trindade, José Francisco Custódio Filho e Bruno dos Santos Simões |
 |
PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ACADÊMICOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OLHARES DIFERENCIADOS SOBRE CONCEITOS DE FÍSICA. |
Cecília Elenir dos Santos Rocha, Maiara Dias Büttenbender, Guilherme Salgueiro Goulart e Charles dos Santos Guidotti |
 |
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA E A SUA RELAÇÃO COM TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL EM AULAS DA LICENCIATURA |
João Carlos Segatto Leite, Lenir Basso Zanon e Maiara Jungbeck |
 |
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO COMO ALTERNATIVA AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO ENSINO DE ATOMÍSTICA. |
Vinícius Benedetti, Rodrigo Oliveira Lopes e Everton Lüdke. |
 |
PIBIC-EM: UMA PESQUISA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL |
Débora Harms Stangherlin1, Rebeca Luíza Damke, Jéfferson Fröhlich e Rosangela Ines Matos Uhmann |
 |
“O DIA DEPOIS DE AMANHÔ: UM FILME PODE SERVIR COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ESTUDO DE COMPORTAMENTOS CAÓTICOS. |
Rosangela Silveira da Rosa e Élcio Shuhmacher |
 |
A UTILIZAÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE SANTO ÂNGELO - RS |
Gilvana Silvestrini e Gilvete Silvania Wolff Lírio |
 |
A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DO CÁLCULO DE ÁREA UTILIZANDO O GEOGEBRA |
Jonatas Teixeira Machado, Gilmar Ferreira de Aquino Filho e Luiz Henrique Amaral |
 |
CRIAÇÃO DE ESCULTURAS E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Maria Salett Biembengut |
 |
DESENVOLVIMENTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DA DINÂMICA DA ALTURA DO FLUIDO EM UM RESERVATÓRIO |
Ângela T. W. De Mamann, Douglas J. B. Freitas, Leila Ana Valer, Osmar B. Scremin e Antônio C. Valdiero |
 |
ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS |
Luana Pereira Villa Real, Rozelaine de Fatima Franzin, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes e Rubia Diana Mantai |
 |
EXPLORANDO SISTEMAS LINEARES 3X3 ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO RECURSO TECNOLÓGICO WINPLOT |
Rafael Marques dos Santos, Leonardo Thomaz Sauter, Mariele Josiane Fuchs,Lucilaine Goin Abitante e Julhane Thomas Schulz |
 |
INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA POR MEIO DO EVENTO E SISTEMA “ASK MATH” |
Arthur Flores Copatti,Fernando Parahyba, Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes e Marcos André Costa |
 |
MAPEAMENTO TEÓRICO DAS PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA NA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA |
Jackson Luís Santos de Vargas, Quele Daiane Ferreira Rodrigues e Isabel Cristina Machado de Lara |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA EM INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS: RECORTE SOBRE PRODUÇÕES RECENTES |
Danusa de Lara Bonotto, Morgana Scheller, Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Alessandro Ribeiro |
 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Raquel Silveira da Silva e Luiz Fernando Mackedanz |
 |
OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS |
João Marcos Barichello , Leonardo da Silva Gayer , Leandro de Queiroz Zorzo, Amanda dos Santos Jacques, Bruna Borges de Oliveira, Liciara Daiane Zwan, Morgana Callegaro e Rozelaine de Fátima Franzin |
 |
POSSIBILIDADES E DIFICULDADES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: O USO DE TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS |
Rogério Ozinkoski, Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz, Nilce Sheffer e Rozelaine de Fatima Franzin |
 |
REFLEXÕES CTS PARA AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE PERCEPÇÕES DO FILME WALL-E |
Edinéia Zarpelon e Sani de Carvalho Rutz da Silva |
 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO |
Raquel de Fátima Nascimento Prestes, Rosangela Ferreira Prestes , Eliani Retlzaff, Rúbia Diana Mantai e Rozelaine de Fátima Franzin |
 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
Aline Tampke Dombrowski, Thaisa de Oliveira Hönisch, Thiely Maria Copetti, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Sulane Roselei Lenz |
 |
UMA NOVA PROPOSTA DE ESTUDO DE ÁLGEBRA LINEAR COM CIFRA DE HILL EM CRIPTOGRAFIA |
Valéria Bonetti Jerzewski, Luís Vanderlei Jerzewski e Márcia Johne Vogel |
 |
Uma reflexão sobre dificuldades e obstáculos na aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral a partir dos sistemas de conceitos e zona de desenvolvimento proximal |
Julian da Silva Lima e Neiva Ignês Grando |
 |
ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS QUE CONSIDERA E NÃO CONSIDERA A ESTATÍSTICA DE VALORES EXTREMOS: CHAMADAS DE EMERGÊNCIA DO CORPO DE BOMBEIROS |
Rogério Ozinkoski, Rozelaine de Fátima Franzin, Eliani Retzlaff e Rosangela Ferreira |
 |
INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO |
Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo e Isabel Cristina Machado de Lara |
 |
INTERNET E REDES SOCIAIS: DIFICULDADES PERCEBIDAS POR PROFESSORES EM SALA DE AULA |
Jackson Luís Santos de Vargas, Maurivan Güntzel Ramos e Isabel Cristina Machado de Lara |
 |
Robótica educativa como recurso didático para o ensino das propriedades dos quadriláteros notáveis |
Caroline Saúgo, Gabriel Paludo Licks, Adriano Canabarro Teixeira, Marco Trentin e Gabriel Kressin |
 |
DESAFIOS EN UNA ASIGNATURA INTEGRADORA. |
María Cristina Haupt e Gabriel Alejandro Tarnowski |
 |
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO: EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA MECÂNICA |
Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia |
 |
FORMACIÓN POR COMPETENCIAS EN INGENIERÍA INDUSTRIAL: MODA O MEJORA ACADÉMICA? |
Víctor Andrés Kowalski, Mercedes Erck e Héctor Darío Enriquez |
 |
INTEGRAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COM CURSOS DE ENGENHARIA POR MEIO DE OBJETOS EDUCACIONAIS |
Rozimerli Raquel Milbeier Richter, Claudio dos Santos da Silva, Angelo Fernando Fiori, Leonardo Bortolon Maraschin, Antonio Carlos Valdiero e Luiz Antonio Rasia |
 |
Analytic - Ferramenta Web para Análise do Perfil Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - IFC - Videira |
Leila Lisiane Rossi, Luiz Gustavo Moro Senko, Tiago Heineck e Angela Maria Crotti da Rosa |
 |
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO CONTEXTO DAS NOVAS FORMAS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO |
Jefferson Carriello do Carmo |
 |
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO TECNOLÓGICO |
Juan Gabriel de Albuquerque Ramos, Lana Barros de Matos e Tatiane Sabino da Silva de Andrade |
 |
A FORMAÇÃO COMPARTILHADA E A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO INSTRUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Solange Maria Piotrowski e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
A FORMAÇÃO INICIAL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DE DISCURSOS E SIGNIFICADOS |
Rafaele Rodrigues de Araújo e Luiz Fernando Mackedanz |
 |
A INSERÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Léa da Cruz Fagundes e Laurete Zanol Sauer |
 |
A INTERATIVIDADE E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. |
Carlos Alberto Vasconcelos, Kátia Maria Limeira Santos e Eliane Vasconcelos Oliveira |
 |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO |
Guilherme Salgueiro Goulart, Charles dos Santos Guidotti, Cecília Elenir dos Santos Rocha e Maiara Dias Büttenbender |
 |
A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA POR INTERMÉDIO DA INVESTIGAÇÃO – AÇÃO: REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA |
Camila Boszk e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ARTE E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
Mônica da Silva Gallon, Rejane Reckziegel Ledur e João Bernardes da Rocha Filho |
 |
AS TIC E AS TDs NO ESPAÇO ESCOLAR – REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS DESAFIOS DA CIBERCULTURA |
Elisângela Cristina Beuren e Ana Paula Baldo |
 |
AS TICS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ABORDAGEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Kátia Maria Limeira Santos, Carlos Alberto Vasconcelos e Eliane Vasconcelos Oliveira |
 |
AS TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA ENSINAR NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA |
Manoelle Silveira Duarte, Neusa Maria Scheider e Elisiane Andréia Lippi |
 |
COMPREENDENDO A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO MODELO FORMATIVO E A REFLEXÃO COMO UM INSTRUMENTO DE CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES |
Vanessa Aina Person e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
CONCEPÇÕES SOBRE BIOLOGIA CELULAR DE ALUNOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Carine kupske e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
CONSTITUIÇÃO DE LAÇOS INTERDISCIPLINARES POR MEIO DA RECURSIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE |
Marcia Lorena Saurin Martinez e Tanise Novello |
 |
Contribuições dos Diários da Prática Pedagógica para a compreensão das condições coletivas de formação inicial e continuada de professores |
Sandro Rogério Vargas Ustra, Jesuína Lopes de Almeida Pacca e Eduardo Adolfo Terrazzan |
 |
ENSINANDO E APRENDENDO BIOLOGIA ATRAVÉS DE TRILHA ECOLÓGICA |
Thainara Marcotto Alba, Luana Gabriele Arenhart Braun, Jonas Both de Melo e Roque Ismael da Costa Güillich |
 |
ENSINO EM CONSTANTE APRIMORAMENTO: ASPECTOS DEFENDIDOS POR ACADÊMICOS COMO ATRATIVOS A UNIVERSIDADE |
Lílian Corrêa Costa Beber e Marli Dallagnol Frison |
 |
ESTADO DA ARTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INTERDISCIPLINARES NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES |
Cristiane da Cunha Alves e Rafaele Rodrigues de Araújo |
 |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A CONSTITUIÇÃO DE COLETIVOS DE PENSAMENTO ACERCA DA PESQUISA EM SALA DE AULA |
Fabiane Gritzenco e Fabiane de Andrade Leite |
 |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES |
Morgani Mumbach, Bárbara Morais Fabris, Angélica Theis dos Santos, Mariele Josiane Fuchs e Claudia Maria Costa Nunes |
 |
FORMAÇÃO PSICOLÓGICA DO SER-PROFESSOR |
Edson Luís dos Santos Cardoso, Noemi Boer e Rosane Teresinha Fontana |
 |
MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE ALGUMAS PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Edmilson de Oliveira e Isabel Cristina Machado de Lara |
 |
O EDUCAR PELA PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS DE CIÊNCIAS |
Claudia Luciani Klein, Judite Scherer Wenzel e Eva Teresinha de Oliveira Boff |
 |
O FUTURO DOCENTE NA ERA DIGITAL |
Denise de Moraes dos Santos, Gabriel Felipe da Silva, Valquíria Celi Zirr e Heloisa Mazo. |
 |
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: NOVAS PERSPECTIVAS |
Letícia Alves da Silva; Rosa Oliveira Marins Azevedo, Davi Avelino Leal e Marilene Alves da Silva |
 |
OS DESAFIOS DA PESQUISA NA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PROFESSORES. |
Marcia Zschornack Marlow Santos, Maurivan Güntzel Ramos e Valderez Marina do Rosário Lima |
 |
PESQUISA-FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA |
Valmir Heckler e Maria do Carmo Galiazzi |
 |
PIBID QUÍMICA – PROJETO UIRAPURU: REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO |
Mauro Melo Costa, Kelry Cristina Muniz Barbosa, Daisy Amed das Chagas, Kátia Maria Guimarães Costa e Rosa Oliveira Marins Azevedo |
 |
Prática Pedagógica Interdisciplinar em Ciências da Natureza: desafios na formação do professor do Campo |
Denise da Silva, Marilisa Bialvo Hoffmann e Lisete Funari Dias |
 |
SABERES DOCENTES NARRATIVAS SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS ATUANTES NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Daniele Simões Borges, Neusiane Chaves de Souza e Gionara Tauchen |
 |
TEMAS SOCIOAMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
Tatiane Lima Santos, Luciléia de Souza Silva e Darlene Teixeira Ferreira |
 |
“HISTÓRIAS” QUE FAZEM CHORAR, NÃO! PROBLEMATIZANDO O BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Célia do Amaral Caetano e Luciane Sippert |
 |
A ESCOLA COMO ESPAÇO REPUBLICANO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO |
Lizandra Andrade Nascimento e Gomercindo Ghiggi |
 |
A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Vanessa Minuzzi Bidinoto, Carolina José Maria e Maria Guiomar Carneiro Tommasiello |
 |
A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Mônica da Silva Gallon, Vanessa Martins de Souza, Maria Elena Tobolski Prasniski e Maurivan Güntzel Ramos |
 |
A RELAÇÃO ENTRE AS DIRETRIZES CURRICULARES E A PESQUISA EM SALA DE AULA |
Eliana Aparecida Cadoná, Luciane Sippert e Cristiane Barcelos Bocacio |
 |
A valorização do Enem no contexto da escola pública: um caminho para a qualidade de ensino. |
Carla Melo da Silva, Monica da Silva Gallon e Maurivan Guntzel Ramos. |
 |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: REFLEXÃO E DISCUSSÃO EM ÂMBITO ESCOLAR E ACADÊMICO |
Cristina Ramos Trindade, Maiara Helena de Melo Malinowski e Rosangela Ines Matos Uhmann |
 |
CONTEXTO DAS REALIDADES SOCIOAMBIENTAIS NO EXTREMO SUL DO PAÍS: PESQUISA ACADÊMICA IN LOCO COM O PROGRAMA CENTRO DE REFERÊNCIA EM APOIO ÀS FAMILIAS |
Eliane Lima Piske, Angela Adriane Schmidt Bersch, Gabriela de Ávila Biazzia, Maria Ângela Mattar Yunes e Simone de Biazzi Avila Batista da Silveir |
 |
CONTRIBUIÇÕES DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Diego Machado Ozelame e João Bernardes da Rocha Filho |
 |
EDUCAÇÃO PERMANENTE: UMA ESTRATÉGIA PARA A PRÁXIS DO ENFERMEIRO |
Francisco Carlos Pinto Rodrigues, Francine Zorzo, Zaléia Prado de Brum, Sandra Maria de Mello Cardoso e Narciso Vieira Soares |
 |
ESTADO DO CONHECIMENTO: CONEXÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM PESQUISAS ACADÊMICAS |
Estela Mari Santos Simões, Arnaldo Nogaro e Luci Mary Duso Pachecho |
 |
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: POSSIBILIDADES DE REINVENTAR O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Flávia Burdzinski de Souza e Juliana Beatriz Machado Rodrigues |
 |
FEIRA DE CIÊNCIAS E IDEIAS: INCENTIVO E PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DA PRÁTICA DE PESQUISA |
Zulma Elizabete de Freitas Madruga e Adriana Chilante de Paula |
 |
HIPÓTESES E AÇÕES DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA |
Roberto Preussler e Neiva Ignês Grando |
 |
INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA CLASSE REGULAR DE ENSINO: ALGUMAS REFLEXÕES |
Silvana Matos Uhmann |
 |
LABORATÓRIO DIDÁTICO: COMPREENSÕES A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM DOCENTES. |
Neusiane Chaves de Souza, Daniele Simões Borges e Gionara Tauchen |
 |
O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A EVASÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS PÚBLICAS |
Hildegard Susana Jung , Luci Mary Duso Pachecho , Edite Maria Sudbrack , Tharles Gabriele Cauduro e Mariana Balestrin |
 |
O MUSEU INTERATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ENERGIA EÓLICA |
Ketlin Kroetz e Isabel Cristina Machado de Lara |
 |
O SOFTWARE COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA MEDIADORA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES |
Grazieli Gambin Martins e Cênio Back Weyh |
 |
O USO DO VÍDEO EM SALA DE AULA: UM NOVO SENTIDO À APRENDIZAGEM A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Márcia Johne Vogel |
 |
OS VÍCIOS DA EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA O ENSINO |
Alessandra Carra, Romilda Pelisser Teston |
 |
PESQUISAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. |
Aline Giovana Finger, Francieli Peripolli e Maria Cristina Pansera de Araujo |
 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GESTÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. |
Tharles Gabriele Cauduro , Arnaldo Nogaro , Luci Mary Duso Pachecho e Hildegard Susana Jung |
 |
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: (RE)PENSANDO A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA |
Silvana Matos Uhmann |
 |
PRÁTICA EDUCATIVA PSICOMOTRIZ NO CONTEXTO DAS REALIDADES SOCIOAMBIENTAIS EDUCATIVAS |
Ângela Adriane Schmidt Bersch, Andréia Juliano e Eliane Piske |
 |
SALÃO DAS CIÊNCIAS: ESTIMULANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO |
Camila Boszko |
 |
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS |
Jeferson Pinto de Moraes e Antônio Vanderlei dos Santos |
 |
ANÁLISE DE PESQUISAS SOBRE MOODLE E APRENDIZAGEM |
Luciana Richter e Gleidison Vitor da Silva |
 |
Concepções e usos das tecnologias de informação por alguns professores na educação básica do Rio de Janeiro. |
Juliana Teixeira Jesus Ramos |
 |
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA SUBSIDIAR AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ENFOQUE NA ECOLOGIA E ZOOLOGIA DE BORBOLETAS |
Viviane Souza Miranda e Márcio Marques Martins |
 |
DISCUTINDO CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO |
Janaina Bordulis da Silva, Fernanda Cofferri e Tanise Novello |
 |
DO REAL AO VIRTUAL: DISCUTINDO CONCEPÇÃO DE ALUNOS DA EAD SOBRE TIC E ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Carlos Alberto Vasconcelos, Kátia Maria Limeira e Irami Bila da Silva |
 |
Midas no Ensino e Sua Utilização em Projetos de Aprendizagem Significativa na Formação de Enfermeiros |
Jane Conceição Perin Lucca, Marciele Braga dos santos, Antônio Vanderlei dos Santos e Rosane Teresinha Fontana |
 |
PIBID, TRABALHO COLETIVO E TECNOLOGIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
Geruza Aparecida de Castro Lima, Marilei Vargas, Viviane Vieira Arruda e Sonia Maria Piccoli |
 |
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES UTILIZANDO O FACEBOOK. |
Alexsandro Rodrigo Possatto |
 |
TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS: PONTOS DE CONTATO E DISTANCIAMENTO ENTRE BRASIL E PORTUGAL |
Fabiana Diniz Kurtz |
 |
USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Rosana Maria Luvezute Kripka, Lori Viali e Regis Alexandre Lahm |
 |
CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA |
Silvia Pelição Batista e Ana Nery Furlan Mendes |
 |
Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores
|