
|
Titulo |
Autor |
PDF |
A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EMBRIONÁRIOS COMO FORMA DE FACILITAR A APRENDIZAGEM |
Neila Feijó Bulling , Micheli Dugato Ledesma e Roque Ismael da Costa Gullich |
 |
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DE SAÚDE |
Rosane Teresinha Fontana, Marcia do Carmo Gaita e Andressa Berwanger Rigo |
 |
A ESCOLA DO CAMPO E AS DINÂMICAS ESCOLARES QUE ENVOLVEM A COMUNIDADE |
Daniela Kleina, Natiele Dornelles Fontoura e Rosangela Peixoto Ceretta |
 |
A ESCRITA E A LEITURA PROMOVIDAS PELA EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS |
Sandra Aparecida dos Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Michelle Câmara Pizzato, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro e José Claudio Del Pino |
 |
A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE PROJETOS |
Carlos Eduardo Andrades e Elizangela Weber |
 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO À LUZ DOS “PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES”, DA UNESCO: UM ESTUDO DE CASO |
Maria Lúcia Dias e Maria do Rocio Fontoura Teixeira |
 |
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE ROBÓTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DA ENGENHARIA ELÉTRICA |
Rosiel Camargo Souza, Charles Schardong, Diego dos Santos Amaral, Willian Cantini Scheeren e Lucas de Carvalho |
 |
A INFLUÊNCIA DOS SABERES POPULARES DA CULTURA ITALIANA NAS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS DE ESTUDANTES |
Joziani Küster, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro e José Vicente Lima Robaina |
 |
A MICROBIOLOGIA EM IMAGENS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA |
Tainá Griep Maronn, Mariane Beatriz Karas e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Raquel Weyh Dattein e Claudia Luciani Klein |
 |
A PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO DE QUÍMICA |
Joana Laura de Castro Martins, Camila Carolina Colpo e Judite Scherer Wenzel |
 |
A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ESTUDOS PRELIMINARES |
Roque Ismael da Costa Güllich e Rui Marques Vieira |
 |
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES COMPREENSÕES ENTRE OS ALUNOS |
Fernanda Seidel Vorpagel e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
A TRADIÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE EXPERIMENTAÇÃO: NA MANIPULAÇÃO DA SEGUNDA LEI DE NEWTON |
Julio Cesar Muchenski e Awdry Feisser Miquelin |
 |
ABANDONO INTELECTUAL E/OU PARENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS |
Lilian Fátima Ancerowicz, Daiane Carina Moraes, Fernanda Pinto Lenz, Karen Regina Michelon, Gilvete S. Wolff Lírio, Andressa Oto e Maria Aparecida Brum Trindade |
 |
ABORDAGEM TEMÁTICA: concepção de Professores das Ciências da Natureza |
Marinês Verônica Ferreira, Erica de O. Gonçalves e Carlos Alberto Marques |
 |
ACESSIBILIDADE ESCOLAR DE CADEIRANTES NAS ESCOLAS DA CIDADE DE SANTO ÂNGELO |
Fernanda Pinto Lenz, Karen Regina Michelon, Gilvete Wolff Lírio, Lilian de Fatima Ancerowicz e Daiane Carina Moraes |
 |
AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Liciara Daiane Zwan, Rozelaine de Fatima Franzin, Marco Antônio Sandini Trentin e Luis Carlos Loose |
 |
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA: ABORDAGEM DA PROBLEMATIZAÇÃO POR LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Eril Medeiros da Fonseca e Leandro Duso |
 |
APLICAÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Andréia Elisa Hahn, Lilian Fátima Ancerowicz, Rodrigo Josué Maslowski, Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz, Rogério José Maslowski e Eliani Retzlaff |
 |
APLICAÇÃO DO CÁLCULO DA QUEDA DE TENSÃO ELÉTRICA EM UMA EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Carlos Eduardo Andrades e Antonio Carlos Valdiero |
 |
APRENDIZAGEM CENTRADA EM EVENTO (ACE) E ROLE PLAY: PROPOSTAS PARA A ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Camila Juraszeck Machado, Josi Mariano Borille, Fabila Kubiak, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Marilda Aparecida Behrens |
 |
ARTICULANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: A BALESTILHA NA INTERFACE |
Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira |
 |
AS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
Rossana Gregol Odorcick e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
AS MULHERES KAINGANG NA ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E NA HEREDITARIEDADE DA CULTURA |
Verena Strada, Clarinês Hames e Ricardo Correa |
 |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A RE-SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: ESPAÇO DE EXPRESSÃO CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL |
Neide Marlene Traesel e Lezita Zalamena Schmitt |
 |
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA |
Daniela Pesenti e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
ASPECTOS DAS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA |
Jeisiane Cristina Demarchi, Sandra Maria Wirzbicki e Jennifer Lourdes Furtado |
 |
ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÃO DE EXPERIMENTO PARA O ENSINO DE HIDROSTÁTICA |
Necleto Pansera Junior, Cassiano Zolet Busatto, Jupiter Cirilio da Roza Silva e Carlos Ariel Samudio Pérez |
 |
BARREIRAS À PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Patrícia Marasca Fucks |
 |
BRINCANDO É QUE SE APRENDE: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Ediane Cristina Schneiders, Kelly Frank Heckler, Cleusa Inês Ziesmann e Debora Kelli Freitas de Melo |
 |
CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA |
Aline Tampke Dombrowski, Rosangela Ferreira Prestes e Eliani Retzlaff |
 |
CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE RELATOS DE PRÁTICA |
Jéfferson Fröhlich e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA: HORIZONTES E PERSPECTIVAS |
Carla Polanczky e Maria Cristina Pansera de Araújo |
 |
COMPREENDENDO ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA BALESTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO: UM OLHAR DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva e Ana Carolina Costa Pereira |
 |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E DE EXPERIEMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX (1923-1998) |
Leandro Ebling Flores, Tauane Farias Telles e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE CURRÍCULO |
Gênifer Erminda Schreiner, Susana Weyh Wammes e Roque Ismal da Costa Güllich |
 |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS QUE BUSQUEM CINDIR INTERFACES DISCIPLINARES |
Tiago Amador Tamanini e Tania Denise Miskinis Salgado |
 |
CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID/URI/MATEMÁTICA SOBRE O PLANEJAMENTO: ALGUNS DESAFIOS |
Rosangela Ferreira Prestes e Carmen Teresa Kaiber |
 |
CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PELA REFLEXÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA |
Raquel Weyh Dattein, Claudia Luciani Klein e Lenir Basso Zanon |
 |
CORRELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA |
Camila Juraszeck Machado, Fabila Kubiak e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira |
 |
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: DO PRESCRITO AO OCULTO |
Francieli Mankowski, Nathalia Ferreira de Mello e Ana Queli Mafalda Reis |
 |
CURRÍCULOS COM ENFOQUE CTS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. |
Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos e Fernanda Schwan |
 |
DAS MEMÓRIAS AOS CHEIROS DA ESCOLA: CONSTITUIÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Daniele Bremm e Roque Ismael da Costa Güillich |
 |
DESAFIOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A INTER-RELAÇÃO ENTRE O CORPO DOCENTE MEDIANTE AS QUESTÕES EDUCATIVAS DECORRENTES NO COTIDIANO ESCOLAR |
Cristiano Rodeski Pires |
 |
DESENVOLVENDO O ESTUDO DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
Fernanda Vieira Streda, Roseli Maria Schallemberger e Lucilaine Goin Abitante |
 |
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM VISTA À FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU |
Eduarda Warmbier, Eliane Wolf, Eridiane Schropfer Berggrav, Luciane Lawall Arnemann, Elizangela Weber e Lucilaine Goin Abitante |
 |
EDUCAÇÃO E ARQUITETURA: REFLEXÕES RELACIONADAS AO ATO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO |
Bruna Calabria Diniz e Gabriel da Silva Wildner |
 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: MEIOS DE ACESSO À CIDADANIA |
Liane Marli Schäfer Lucca |
 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR |
Mickaela dos Santos, Sabrina Aquino Zarzicki e Liciara Daiane Zwan |
 |
ENSINO DE BOTÂNICA NA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
Wilttom Alves Ribeiro e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ENGENHARIA DIDÁTICA APLICADA NUMA SIITUAÇÃO OLIMPÍCA |
Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves e Ana Paula Rodrigues Alves |
 |
ENSINO DE BOTÂNICA: UM ESTUDO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL (1982 A 2016) |
Laís Goyos Pieroni e Maria Cristina de Senzi Zancul |
 |
ENSINO DE ECOLOGIA: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS |
Eloisa Antunes Maciel e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ESCOLA E DIVERSIDADES ÉTNICO-CULTURAL: UM DIÁLOGO DE DIFERENTES SABERES COM A PARTICIPAÇÃO DA QUÍMICA |
Juliana Antes e Rejane Maria Ghisolfi da Silva |
 |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA: CASO “RACISMO CIENTÍFICO” |
Juliana Antes e Rejane Maria Ghisolfi |
 |
ESTIMANDO A POSSIBILIDADE DE SUCESSO DE UM INGRESSO DE UM CURSO DE ENGENHARIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA LÓGICA FUZZY |
Diego dos Santos Amaral e Grazieli Gambin Martins |
 |
EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM O PROJETO ENGENHOCAS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ABP |
Franco da Silveira, Filipe Molinar Machado, Janis Elisa Ruppenthal e Luis Cláudio Villani Ortiz |
 |
ESTRATÉRIAS DE LEITURA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO ENPEC |
Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel e Joana Laura de Castro Martins |
 |
FATORES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA |
Flávio Kieckow, Denizard Batista de Freitas e Janaina Liesenfeld |
 |
FÍSICA TÉRMICA: PROPOSTA DE USO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DA DILATAÇÃO |
Júpiter Cirilio da Roza Silva, Cassiano Zolet Busatto, Necleto Pansera Junior e Carlos Ariel Samudio Perez |
 |
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Carlos Eduardo Mello, Daniele Follmann e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
GEOGRAFIA E TEATRO: O SIMBOLISMO ARTÍSTICO NO GEOGRÁFICO |
Cristiano Bittencourt dos Santos e Elsbeth Léia Spode Becker |
 |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA:IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon e Paula Vanessa Bervian |
 |
INSTRUMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SENSORIAMENTO: MONTAGEM DE UMA PLATAFORMA PROTÓTIPO PARA A AQUISIÇÃO DO EMPUXO DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS |
Eduardo Post, Dionatan Breskovit de Matos, Elisiane Pelke Paixão, Nelize Fracaro e Manuel Martín Pérez Reimbold |
 |
INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA INTEGRANDO O TPACK E A TAXONOMIA DIGITAL DE BLOOM. |
Fabiane Malakowski de Almeida Wentz e Mara Elisa Fortes Braibante |
 |
INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA APOSTA FORMATIVA |
Daniele Follmann, Carlos Eduardo Melo e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
JOGOS MATERIAIS X JOGOS VIRTUAIS NA CULTURA DIGITAL |
Ione dos Santos Canabarro Araujo, Janine Vieira e Marcelo Leandro Eichler |
 |
JOGOS ONLINE ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
Carolina Hilda Schleger, Gabriela Gohke Bley , Mariele Link, Rosangela Braido, Tatiana Taís Schein e Ma.Elizangela Weber |
 |
JOGOS ONLINE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS |
Daniela Miotte, Adriano dos Santos, Carolina Bruski Gonçalves, Fernanda Vieira Streda, Neila Carolina Marchiori, Roseli Maria Schallemberger e Elizangela Weber |
 |
JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTUDAR QUÍMICA |
Tiago Solner, Liana Fernandes, Leonardo Fantinel e Sandra Peixoto |
 |
JOVENS E ADULTOS E SUAS REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS |
Reinaldo Lima |
 |
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Ângela Teresinha Glassmann e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 3º ANO E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RELAÇÃO COM A SAÚDE |
Rafaela Engers Günzel, Fernanda Seidel Volrpagel e Rosangela Ines Matos Uhmann |
 |
LÓGICA FUZZY PARA SIMULAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS |
Rubia Diana Mantai, Fernando P. B. do Amaral e Rozelaine de F. Franzin |
 |
MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS PROCESSOS RELACIONADOS AO FLUXO DE INFORMAÇÕES GENÉTICAS |
Edielli Ricardo Ajala, Sandra Wilhelm Moerschbacher, Tanise Maria Fiorin e Vera Regina Medeiros Andrade |
 |
MÉTODO DA ESPIRAL DE ENSINO (MEE) – UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ENGENHARIA |
Denizard Batista de Freitas, Flávio Kieckow e Adriani Reichel Zilli |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA CONSERVAÇÃO DE TEMPERATURAS DE LÍQUIDOS EM UMA GARRAFA TÉRMICA COM AMPOLA DE VIDRO: UMA APLICAÇÃO DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON |
Dionatan Breskovit de Matos, Eduardo Post e Nelize Fracaro e Manuel Martín Pérez Reimbold |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUTIVIDADE DE MILHO E DOS COMPONETES DA ESPIGA EM FUNÇÃO DO NITROGÊNIO |
Maiqueli Louise Junges, Eberton K. Dieminger, Rubia Diana Mantai e Fernando P. B. do Amanral |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-RS |
Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo, Aline Tampke, Rosângela Rommel Regner e Antônio Carlos Valdiero |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO DESLOCAMENTO DE UM VEÍCULO AUTÔNOMO |
Rosângela Rommel Regner, Aline Tampke Dombrowski, Antonio Carlos Valdiero, Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo e João Paulo Weselovski da Silva |
 |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA DINÂMICA DA VELOCIDADE VEICULAR NO CONTEXTO DO ENSINO DE ENGENHARIA |
Aline Tampke Dombrowski, Antonio Carlos Valdiero , Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo e Rosângela Rommel Regner |
 |
MODELOS DE REGRESSÃO POLINOMIAL PARA PRODUTIVIDADE DA AVEIA EM FUNÇÃO DO NITROGÊNIO |
Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Rubia Diana Mantai, Maiqueli L. Junges e Eliani Retzlaff |
 |
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS PARA O ENSINO DO REINO FUNGI: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Martha Menin, Aline Molossi e Luciana Borowski Pietricoski |
 |
MODELOS ESTATÍSTICOS PARA VALORES EXTREMOS: ESTUDO COMPARATIVO PARA CHAMADAS |
Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Rozelaine de Fátima Franzin, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Rubia Diana Mantai e Vanusa Andrea Casarin |
 |
MONITORIA DISCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DA COOPERAÇÃO SOBRE A AUTOESTIMA |
Vítor Freire e Salvador, Sabrina Isis Brugnarotto Dopico e João Bernardes da Rocha Filho |
 |
MUSEUS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO CTS/CTSA A PARTIR DE UMA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA |
Caroline Martello e Maria do Rocio Fontoura Teixeira |
 |
O AMBIENTE ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Pauline Vielmo Miranda, Bruno Zucuni Prina, Fabiane Granzotto, Juliana da Silva, Raquel Righi e Silvane Carlotto |
 |
O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM REPRESENTADO ATRAVÉS DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
Nelize Fracaro, Dionatan Breskovit de Matos, Eduardo Post e Manuel Martín Pérez Reimbold |
 |
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS |
Rogério José Maslowski, Rodrigo Josué Maslowski, Andréia Elisa Hahn, Lilian Fátima Ancerowicz, Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz e Eliani Retzlaff |
 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS REDES SOCIAIS |
Micheli Dugato Ledesma , Sandra Nair Rogoski Hendges e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO FACEBOOK |
Sandra Nair Rogoski Hendges, Micheli Dugato Ledesma e Roque Ismael da Costa Gullich |
 |
O ENSINO DE VÍRUS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANALISE IMAGÉTICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS |
Mariane Beatriz Karas, Tainá Griep Maronn e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
O ESTUDO DA PROPORCIONALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II |
Carolina Bruski Gonçalves e Ma. Mariele Josiane Fuchs |
 |
O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
Fernanda Vieira Streda, Adriano dos Santos, Carolina Bruski Gonçalves, Daniela Miotte, Neila Carolina Marchiori, Roseli Maria Schallemberger e Elizangela Weber |
 |
O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA |
Helena da Gloria Pieri, Cleci T. Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz |
 |
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO |
Rubia Diana Mantai, Maiqueli Louise Junges, Eberton K. Dieminger e Giselda Aparecida Guisleni |
 |
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS (NT) EM SALA DE AULA E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: O USO DO GOOGLE EARTH ENGINE NO ENSINO DE ECOLOGIA |
Reginéa de Souza Machado, Marcio Fraiberg Machado, Evandro Lombardi e Marta Maria Gonçalves Balbé Pires |
 |
OFICINAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz, Lilian Fátima Ancerowicz, Rodrigo Josué Maslowski, Andréia Hahn e Rogério José Maslowski e Eliani Retzlaff |
 |
PANORAMA DA EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – PORTO VELHO ZONA NORTE |
Danielli Vacari de Brum, Danielly Eponina Santos Gamenha e Maria Beatriz Souza Pereira |
 |
PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES |
Kélli Renata Corrêa de Mattos, Aline Teresinha Walczak, Eloisa Antunes Maciel e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
PENSAMENTO METACOGNITIVO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO |
Cleci T. Werner da Rosa, Ana Cláudia dos Santos e Cássia Ribeiro |
 |
PERCEPÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA |
Laís Goyos Pieroni, Maria Cristina Senzi Zancul, Alessandra Aparecida Viveiro e Marcelo D’Aquino Rosa |
 |
PESQUISA SOCIAL APLICADA E PESQUISA QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL |
Raíssa Schadeck, Franciele Mirian da Rocha e Ronaldo Arnold |
 |
PIBID INTERDISCIPLINAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Franciele Cremer, Caroline Fures, Dalires Fatima Pezzini e Fabiane de Andrade Leite |
 |
PLATAFORMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONTROLE |
Christopher Sauer, Elisiane Pelke Paixão, João Vitor das Chagas Silva e Manuel M. P. Reimbold |
 |
POR QUE VOLTAR À ESCOLA? O CASO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DE CAPANEMA - PR |
Jennifer Lourdes Furtado, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e Jeisiane Cristina Demarchi |
 |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Andressa Corcete Hartmann, Pâmella Dutra, Erica do Espirito Santo Hermel e Paula Vanessa Bervian |
 |
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE CIÊNCIATECNOLOGIA-SOCIEDADE E A PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA |
Daniel Marsango , Débora Larissa Brum e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
PROMOÇÃO DA SAÚDE – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM EM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA |
Sthefany Caroline Bezerra da Cruz e Antonio Sales |
 |
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENTORNO DA ESCOLA COMO OBJETO DE ESTUDO |
Milene Ferreira Miletto e Ângela Maria Hartmann |
 |
REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Camila Richter, Fernanda Schwan, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann e Franciely Roberta Polanczyk |
 |
REFLEXÕES SOBRE A VISÃO PÓS-MODERNA DA EDUCAÇÃO E OS DEBATES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Ronaldo Eismann de Castro e Maria do Rocio Fontoura Teixeira |
 |
REFLEXÕES SOBRE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
thomas diego fischer caetano e jaqueline pinto da silva |
 |
RELAÇÕES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS |
Franciele Siqueira Radetzke, Fabiane de Andrade Leite e Judite Scherer Wenzel |
 |
RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DAS ALGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
Bernardete da Silva Bernardo, Thamires Luana Cordeiro, Simoni Priesnitz Frierich, Carla Maria Garlet de Pelegrin e Paula Vanessa Bervian |
 |
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
Gisele Scremin e Ana Marli Bulegon |
 |
SABERES POPULARES FAZENDO SABERES ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A CITRONELA |
Hortência Adelina Scolari, Luciana Dornelles Venquiaruto e Raquel Carla Zanatta |
 |
SABERES POPULARES SOBRE A PRODUÇÃO DA MANTEIGA ARTESANAL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS |
Raquel Carla Zanatta, Luciana Dornelles Venquiaruto Rogério Marcos Dallago, Hortência Scolari e Daniel Santos |
 |
SUGESTÃO DE EXPERIMENTO CONTRAINTUITIVO PARA ESTUDO DE TÓPICOS DE ENERGIA MECÂNICA |
Cassiano Zolet Busatto, Necleto Pansera Junior, Júpiter Cirilio da Roza Silva, Carlos Ariel Samudio Pérez e Luiz Marcelo Darroz |
 |
UM OLHAR PARA A INSERÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL |
Giulia Engroff Bratz e Judite Scherer Wenzel |
 |
UM OLHAR REALISTA NO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS: UMA DRAMATURGIA EM AÇÃO |
Danusa Donaduzzi Brum, Cristiano Bittencourt dos Santos e Noemi Boer |
 |
UTILIZAÇÃO DO ENSINO BASEADO EM PROJETO APLICADO A VEÍCULO ESTUDANTIL PARA COMPETIÇÃO DE BAJA |
Bárbara Raquel Wilhelm, Franco da Silveir e Filipe Molinar Machado |
 |
UMA INVESTIGAÇÃO DO USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DA AULA A PARTIR DO PAPIRO DE RHIND |
Isabelle Coelho da Silva, Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira |
 |
Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores
|