O IV Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica (CIECITEC) é uma realização do Programa de Pós Graduação em Ensino Cientifico e Tecnológico (PPGEnCT), mestrado profissional Stricto Sensu, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

O CIECITEC, em sua quarta edição, teve como tema motivador “Ciência, Natureza e Tecnologias: interfaces com o ensino”, procurando incentivar uma discussão sobre as influências e interfaces das ciências, natureza e tecnologias no ensino. O evento teve como objetivo focar a educação científica e tecnológica como potencializadora das competências necessárias para a atuação cidadã, por meio das suas interfaces com a pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia. 

Nessa quarta edição, promoveu a II Mostra de produtos de Mestrados Profissionais em Ensino ou Educação e a II Mostra de filmes/vídeos/documentários ou material didático produzido por estudantes de educação básica, graduação ou pós-graduação. O objetivo das Mostras foi socializar entre os diferentes níveis de ensino, as metodologias, processos, técnicas e materiais didáticos que pretendem de alguma forma contribuir com a melhoria da educação científica e tecnológica na escola básica ou no ensino superior.  

Em vista do acima exposto, todas a características peculiares da URI e do PPGEnCT corroboram para a compreensão da necessidade de realizar um evento abordando temáticas e desafios atuais na área de Educação Cientifica e Tecnológica, e da mesma forma, o caráter comunitário da URI garante a inserção regional, nacional e internacional do evento.


Comissão Organizadora do IV CIECITEC


12h - Recepção/credenciamento

14h - Atividade cultural

14h30min - Sessão de abertura

15h – Conferência I - Educar con Ambicion Prof. Dr. Vicente Talanquer – Universidade do Arizona - Tucson/EUA.

16h30min – Intervalo

17h – Conferência II - Ensino de Ciências com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA): Contribuições Teóricas e Metodológicas para a Pesquisa - Prof. Dr. Leonardo Martinez Perez - Universidade Pedagógica Nacional – Colômbia.

20h30min – Jantar de confraternização. Local: Sede do GDF Os Farroupilhas.

8h às 10h – Sessão de comunicações orais.

10h – Seção de Lançamento de Livros.

10h30min às 12h – Mesa-redonda: Ciência e Tecnologias:  interfaces com o ensino. Prof. Dr. André Perez Angotti (UFSC, Brasil) , Profa.  Dra. Sani Carvalho Rutz da Silva (UTFPR – Brasil) e Prof. Dr. Francisco Regis Vieira Alves (UFC - Brasil)

12h – 13h45min – almoço

13h45min - Atividade Cultural

14h15min – Conferência III: "Ciência e Tecnologia e os avanços do processo evolutivo da humanidade”. Prof. Dr.  Felipe Arocena – UDELAR – Uruguai/UNESCO.

16h - Intervalo

16h30min -  II Mostra de Produtos de Mestrados Profissionais em Ensino ou Educação e II Mostra de filmes/vídeos/documentários ou material didático produzidos por estudantes de educação básica, graduação ou pós-graduação.

Atividade cultural: Show de Som e Luz no Sítio Arqueológico São Miguel, em São Miguel das Missões-RS.

8h30min às 10h – Conferência IV: "Produtos educacionais: dialogo entre universidade e escola". Profa. Dra. Cleci Werner da Rosa (UPF – Brasil).

10h - Intervalo

10h 30min às 12h: Sessão de Pôster

12h às 14h – almoço

14h às 15h30min – Sessão de Comunicações orais

15h30min - Sessão de encerramento.

 

 

Comunicação Oral - Trabalhos de Pesquisa

 

 

 

Pôster - Relatos de Experiencia

 

 

Mostras

 





Titulo Autor PDF
A CONSTRUÇÃO DE MODELOS EMBRIONÁRIOS COMO FORMA DE FACILITAR A APRENDIZAGEM Neila Feijó Bulling , Micheli Dugato Ledesma e Roque Ismael da Costa Gullich
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DE SAÚDE Rosane Teresinha Fontana, Marcia do Carmo Gaita e Andressa Berwanger Rigo
A ESCOLA DO CAMPO E AS DINÂMICAS ESCOLARES QUE ENVOLVEM A COMUNIDADE Daniela Kleina, Natiele Dornelles Fontoura e Rosangela Peixoto Ceretta
A ESCRITA E A LEITURA PROMOVIDAS PELA EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS Sandra Aparecida dos Santos, Anelise Grünfeld de Luca, Michelle Câmara Pizzato, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro e José Claudio Del Pino
A ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE PROJETOS Carlos Eduardo Andrades e Elizangela Weber
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO À LUZ DOS “PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES”, DA UNESCO: UM ESTUDO DE CASO Maria Lúcia Dias e Maria do Rocio Fontoura Teixeira
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE ROBÓTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DA ENGENHARIA ELÉTRICA Rosiel Camargo Souza, Charles Schardong, Diego dos Santos Amaral, Willian Cantini Scheeren e Lucas de Carvalho
A INFLUÊNCIA DOS SABERES POPULARES DA CULTURA ITALIANA NAS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS DE ESTUDANTES  Joziani Küster, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro e  José Vicente Lima Robaina
A MICROBIOLOGIA EM IMAGENS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA Tainá Griep Maronn, Mariane Beatriz Karas e Erica do Espirito Santo Hermel
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Raquel Weyh Dattein e Claudia Luciani Klein
A PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO DE QUÍMICA  Joana Laura de Castro Martins, Camila Carolina Colpo e Judite Scherer Wenzel
A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ESTUDOS PRELIMINARES Roque Ismael da Costa Güllich e Rui Marques Vieira
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENTES COMPREENSÕES ENTRE OS ALUNOS Fernanda Seidel Vorpagel e Rosangela Inês Matos Uhmann
A TRADIÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE EXPERIMENTAÇÃO: NA MANIPULAÇÃO DA SEGUNDA LEI DE NEWTON   Julio Cesar Muchenski e Awdry Feisser Miquelin
ABANDONO INTELECTUAL E/OU PARENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR, NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Lilian Fátima Ancerowicz, Daiane Carina Moraes, Fernanda Pinto Lenz, Karen Regina Michelon, Gilvete S. Wolff Lírio, Andressa Oto e Maria Aparecida Brum Trindade
ABORDAGEM TEMÁTICA: concepção de Professores das Ciências da Natureza Marinês Verônica Ferreira, Erica de O. Gonçalves e Carlos Alberto Marques
ACESSIBILIDADE ESCOLAR DE CADEIRANTES NAS ESCOLAS DA CIDADE DE SANTO ÂNGELO Fernanda Pinto Lenz, Karen Regina Michelon, Gilvete Wolff Lírio, Lilian de Fatima Ancerowicz e Daiane Carina Moraes
AMBIENTE VIRTUAL INCLUSIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Liciara Daiane Zwan, Rozelaine de Fatima Franzin, Marco Antônio Sandini Trentin e Luis Carlos Loose
ANÁLISE DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE O ENSINO DE ZOOLOGIA: ABORDAGEM DA PROBLEMATIZAÇÃO POR LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Eril Medeiros da Fonseca e Leandro Duso
APLICAÇÃO DE QUESTÕES DO ENEM NA PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Andréia Elisa Hahn, Lilian Fátima Ancerowicz, Rodrigo Josué Maslowski, Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz, Rogério José Maslowski e Eliani Retzlaff
APLICAÇÃO DO CÁLCULO DA QUEDA DE TENSÃO ELÉTRICA EM UMA EQUAÇÃO DIFERENCIAL ORDINÁRIA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Eduardo Andrades e Antonio Carlos Valdiero
APRENDIZAGEM CENTRADA EM EVENTO (ACE) E ROLE PLAY: PROPOSTAS PARA A ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Camila Juraszeck Machado, Josi Mariano Borille, Fabila Kubiak, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Marilda Aparecida Behrens
ARTICULANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: A BALESTILHA NA INTERFACE Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira
AS MODALIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Rossana Gregol Odorcick e Sandra Maria Wirzbicki
AS MULHERES KAINGANG NA ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL E NA HEREDITARIEDADE DA CULTURA Verena Strada, Clarinês Hames e Ricardo Correa
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A RE-SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: ESPAÇO DE EXPRESSÃO CULTURAL, DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Neide Marlene Traesel e Lezita Zalamena Schmitt
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA Daniela Pesenti e Sandra Maria Wirzbicki
ASPECTOS DAS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA Jeisiane Cristina Demarchi, Sandra Maria Wirzbicki e Jennifer Lourdes Furtado
ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS: CONCEPÇÃO DE EXPERIMENTO PARA O ENSINO DE HIDROSTÁTICA Necleto Pansera Junior, Cassiano Zolet Busatto, Jupiter Cirilio da Roza Silva e Carlos Ariel Samudio Pérez
BARREIRAS À PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL Patrícia Marasca Fucks
BRINCANDO É QUE SE APRENDE: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ediane Cristina Schneiders, Kelly Frank Heckler, Cleusa Inês Ziesmann e Debora Kelli Freitas de Melo
CENÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA Aline Tampke Dombrowski, Rosangela Ferreira Prestes e Eliani Retzlaff
CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE RELATOS DE PRÁTICA Jéfferson Fröhlich e Rosangela Inês Matos Uhmann
CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA: HORIZONTES E PERSPECTIVAS  Carla Polanczky e Maria Cristina Pansera de Araújo
COMPREENDENDO ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA BALESTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO: UM OLHAR DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Antonia Naiara de Sousa Batista, Isabelle Coelho da Silva e Ana Carolina Costa Pereira
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E DE EXPERIEMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX (1923-1998) Leandro Ebling Flores, Tauane Farias Telles e  Erica do Espirito Santo Hermel
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE CURRÍCULO Gênifer Erminda Schreiner, Susana Weyh Wammes e Roque Ismal da Costa Güllich
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS QUE BUSQUEM CINDIR INTERFACES DISCIPLINARES Tiago Amador Tamanini e Tania Denise Miskinis Salgado
CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID/URI/MATEMÁTICA SOBRE O PLANEJAMENTO: ALGUNS DESAFIOS Rosangela Ferreira Prestes e Carmen Teresa Kaiber
CONSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PELA REFLEXÃO CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA Raquel Weyh Dattein, Claudia Luciani Klein e Lenir Basso Zanon
CORRELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Camila Juraszeck Machado, Fabila Kubiak e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: DO PRESCRITO AO OCULTO  Francieli Mankowski, Nathalia Ferreira de Mello e Ana Queli Mafalda Reis
CURRÍCULOS COM ENFOQUE CTS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERDISCIPLINARES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos e Fernanda Schwan
DAS MEMÓRIAS AOS CHEIROS DA ESCOLA: CONSTITUIÇÃO E DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Daniele Bremm e Roque Ismael da Costa Güillich
DESAFIOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR E A INTER-RELAÇÃO ENTRE O CORPO DOCENTE  MEDIANTE AS QUESTÕES EDUCATIVAS DECORRENTES NO COTIDIANO ESCOLAR Cristiano Rodeski Pires
DESENVOLVENDO O ESTUDO DE EQUIVALÊNCIA DE FRAÇÕES COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS Fernanda Vieira Streda, Roseli Maria Schallemberger e Lucilaine Goin Abitante
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM VISTA À FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU Eduarda Warmbier, Eliane Wolf, Eridiane Schropfer Berggrav, Luciane Lawall Arnemann, Elizangela Weber e Lucilaine Goin Abitante
EDUCAÇÃO E ARQUITETURA: REFLEXÕES RELACIONADAS AO ATO DE PRESERVAR O PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO Bruna Calabria Diniz e Gabriel da Silva Wildner
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: MEIOS DE ACESSO À CIDADANIA Liane Marli Schäfer Lucca
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR Mickaela dos Santos, Sabrina Aquino Zarzicki e Liciara Daiane Zwan
ENSINO DE BOTÂNICA NA PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO Wilttom Alves Ribeiro e Roque Ismael da Costa Güllich
ENGENHARIA DIDÁTICA APLICADA NUMA SIITUAÇÃO OLIMPÍCA Maria Helena de Andrade, Francisco Régis Vieira Alves e Ana Paula Rodrigues Alves
ENSINO DE BOTÂNICA: UM ESTUDO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO BRASIL (1982 A 2016) Laís Goyos Pieroni e Maria Cristina de Senzi Zancul
ENSINO DE ECOLOGIA: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Eloisa Antunes Maciel e Roque Ismael da Costa Güllich
ESCOLA E DIVERSIDADES ÉTNICO-CULTURAL: UM DIÁLOGO DE DIFERENTES SABERES COM A PARTICIPAÇÃO DA QUÍMICA Juliana Antes e Rejane Maria Ghisolfi da Silva
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA: CASO “RACISMO CIENTÍFICO” Juliana Antes e Rejane Maria Ghisolfi 
ESTIMANDO A POSSIBILIDADE DE SUCESSO DE UM INGRESSO DE UM CURSO DE ENGENHARIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA LÓGICA FUZZY Diego dos Santos Amaral e Grazieli Gambin Martins
EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM O PROJETO ENGENHOCAS: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ABP Franco da Silveira, Filipe Molinar Machado, Janis Elisa Ruppenthal e Luis Cláudio Villani Ortiz
ESTRATÉRIAS DE LEITURA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA OS ANAIS DO ENPEC Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel e Joana Laura de Castro Martins
FATORES QUE DIFICULTAM A APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA Flávio Kieckow, Denizard Batista de Freitas e Janaina Liesenfeld
FÍSICA TÉRMICA: PROPOSTA DE USO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DA DILATAÇÃO Júpiter Cirilio da Roza Silva, Cassiano Zolet Busatto, Necleto Pansera Junior e Carlos Ariel Samudio Perez
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS  Carlos Eduardo Mello, Daniele Follmann e Roque Ismael da Costa Güllich
GEOGRAFIA E TEATRO: O SIMBOLISMO ARTÍSTICO NO GEOGRÁFICO Cristiano Bittencourt dos Santos e Elsbeth Léia Spode Becker
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA:IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon e  Paula Vanessa Bervian
INSTRUMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SENSORIAMENTO: MONTAGEM DE UMA PLATAFORMA PROTÓTIPO PARA A AQUISIÇÃO DO EMPUXO DE PROPULSORES ELETROMECÂNICOS Eduardo Post, Dionatan Breskovit de Matos, Elisiane Pelke Paixão, Nelize Fracaro e Manuel Martín Pérez Reimbold
INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA INTEGRANDO O TPACK E A TAXONOMIA DIGITAL DE BLOOM. Fabiane Malakowski de Almeida Wentz e Mara Elisa Fortes Braibante
INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA APOSTA FORMATIVA Daniele Follmann, Carlos Eduardo Melo e Roque Ismael da Costa Güllich
JOGOS MATERIAIS X JOGOS VIRTUAIS NA CULTURA DIGITAL Ione dos Santos Canabarro Araujo, Janine Vieira e Marcelo Leandro Eichler
JOGOS ONLINE ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Carolina Hilda Schleger, Gabriela Gohke Bley , Mariele Link, Rosangela Braido, Tatiana Taís Schein e Ma.Elizangela Weber
JOGOS ONLINE: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Daniela Miotte, Adriano dos Santos, Carolina Bruski Gonçalves, Fernanda Vieira Streda, Neila Carolina Marchiori, Roseli Maria Schallemberger e Elizangela Weber
JOGOS PEDAGÓGICOS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA ESTUDAR QUÍMICA Tiago Solner, Liana Fernandes, Leonardo Fantinel e Sandra Peixoto
JOVENS E ADULTOS E SUAS REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS Reinaldo Lima
LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ângela Teresinha Glassmann e Rosangela Inês Matos Uhmann
LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 3º ANO E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RELAÇÃO COM A SAÚDE Rafaela Engers Günzel, Fernanda Seidel Volrpagel e Rosangela Ines Matos Uhmann
LÓGICA FUZZY PARA SIMULAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS Rubia Diana Mantai, Fernando P. B. do Amaral e Rozelaine de F. Franzin
MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS PROCESSOS RELACIONADOS AO FLUXO DE INFORMAÇÕES GENÉTICAS Edielli Ricardo Ajala, Sandra Wilhelm Moerschbacher, Tanise Maria Fiorin e Vera Regina Medeiros Andrade
MÉTODO DA ESPIRAL DE ENSINO (MEE) – UMA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ENGENHARIA Denizard Batista de Freitas, Flávio Kieckow e Adriani Reichel Zilli
MODELAGEM MATEMÁTICA DA CONSERVAÇÃO DE TEMPERATURAS DE LÍQUIDOS EM UMA GARRAFA TÉRMICA COM AMPOLA DE VIDRO: UMA APLICAÇÃO DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON Dionatan Breskovit de Matos, Eduardo Post e Nelize Fracaro e Manuel Martín Pérez Reimbold
MODELAGEM MATEMÁTICA DA PRODUTIVIDADE DE MILHO E DOS COMPONETES DA ESPIGA EM FUNÇÃO DO NITROGÊNIO Maiqueli Louise Junges, Eberton K. Dieminger, Rubia Diana Mantai e Fernando P. B. do Amanral
MODELAGEM MATEMÁTICA DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA-RS Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo, Aline Tampke, Rosângela Rommel Regner e Antônio Carlos Valdiero
MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO DESLOCAMENTO DE UM VEÍCULO AUTÔNOMO Rosângela Rommel Regner, Aline Tampke Dombrowski, Antonio Carlos Valdiero, Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo e João Paulo Weselovski da Silva
MODELAGEM MATEMÁTICA NA DINÂMICA DA VELOCIDADE VEICULAR NO CONTEXTO DO ENSINO DE ENGENHARIA Aline Tampke Dombrowski, Antonio Carlos Valdiero , Graciela Elizabeth Bönmann Bertoldo e Rosângela Rommel Regner
MODELOS DE REGRESSÃO POLINOMIAL PARA PRODUTIVIDADE DA AVEIA EM FUNÇÃO DO NITROGÊNIO Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Rubia Diana Mantai, Maiqueli L. Junges e Eliani Retzlaff
MODELOS DIDÁTICOS CONCRETOS PARA O ENSINO DO REINO FUNGI: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Martha Menin, Aline Molossi e Luciana Borowski Pietricoski
MODELOS ESTATÍSTICOS PARA VALORES EXTREMOS: ESTUDO COMPARATIVO PARA CHAMADAS Fernando Pedro Borcowski do Amaral, Rozelaine de Fátima Franzin, Eliani Retzlaff, Rosangela Ferreira Prestes, Rubia Diana Mantai e Vanusa Andrea Casarin  
MONITORIA DISCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS EFEITOS DA COOPERAÇÃO SOBRE A AUTOESTIMA Vítor Freire e Salvador, Sabrina Isis Brugnarotto Dopico e João Bernardes da Rocha Filho
MUSEUS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO CTS/CTSA A PARTIR DE UMA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA Caroline Martello e Maria do Rocio Fontoura Teixeira 
O AMBIENTE ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Pauline Vielmo Miranda, Bruno Zucuni Prina, Fabiane Granzotto, Juliana da Silva, Raquel Righi e Silvane Carlotto
O CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE ERECHIM REPRESENTADO ATRAVÉS DE MODELAGEM MATEMÁTICA Nelize Fracaro, Dionatan Breskovit de Matos, Eduardo Post e Manuel Martín Pérez Reimbold
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS Rogério José Maslowski, Rodrigo Josué Maslowski, Andréia Elisa Hahn, Lilian Fátima Ancerowicz, Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz e Eliani Retzlaff
O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS REDES SOCIAIS Micheli Dugato Ledesma , Sandra Nair Rogoski Hendges e Roque Ismael da Costa Güllich 
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO FACEBOOK Sandra Nair Rogoski Hendges, Micheli Dugato Ledesma e Roque Ismael da Costa Gullich
O ENSINO DE VÍRUS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANALISE IMAGÉTICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS Mariane Beatriz Karas, Tainá Griep Maronn e Erica do Espirito Santo Hermel 
O ESTUDO DA PROPORCIONALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Carolina Bruski Gonçalves e Ma. Mariele Josiane Fuchs
O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Fernanda Vieira Streda, Adriano dos Santos, Carolina Bruski Gonçalves, Daniela Miotte, Neila Carolina Marchiori, Roseli Maria Schallemberger e Elizangela Weber
O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA Helena da Gloria Pieri, Cleci T. Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MILHO Rubia Diana Mantai, Maiqueli Louise Junges, Eberton K. Dieminger e Giselda Aparecida Guisleni
O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS (NT) EM SALA DE AULA E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: O USO DO GOOGLE EARTH ENGINE NO ENSINO DE ECOLOGIA Reginéa de Souza Machado, Marcio Fraiberg Machado, Evandro Lombardi e Marta Maria Gonçalves Balbé Pires
OFICINAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Karen Regina Michelon, Fernanda Pinto Lenz, Lilian Fátima Ancerowicz, Rodrigo Josué Maslowski, Andréia Hahn e Rogério José Maslowski e Eliani Retzlaff
PANORAMA DA EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – PORTO VELHO ZONA NORTE Danielli Vacari de Brum, Danielly Eponina Santos Gamenha e Maria Beatriz Souza Pereira
PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES Kélli Renata Corrêa de Mattos, Aline Teresinha Walczak, Eloisa Antunes Maciel e Roque Ismael da Costa Güllich
PENSAMENTO METACOGNITIVO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO Cleci T. Werner da Rosa, Ana Cláudia dos Santos e  Cássia Ribeiro
PERCEPÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA Laís Goyos Pieroni, Maria Cristina Senzi Zancul, Alessandra Aparecida Viveiro e Marcelo D’Aquino Rosa
PESQUISA SOCIAL APLICADA E PESQUISA QUALITATIVA: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Raíssa Schadeck, Franciele Mirian da Rocha e Ronaldo Arnold
PIBID INTERDISCIPLINAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Franciele Cremer, Caroline Fures, Dalires Fatima Pezzini e Fabiane de Andrade Leite
PLATAFORMA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONTROLE Christopher Sauer, Elisiane Pelke Paixão, João Vitor das Chagas Silva e Manuel M. P. Reimbold
POR QUE VOLTAR À ESCOLA? O CASO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DE CAPANEMA - PR Jennifer Lourdes Furtado, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia e Jeisiane Cristina Demarchi
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Andressa Corcete Hartmann, Pâmella Dutra, Erica do Espirito Santo Hermel e Paula Vanessa Bervian
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ENFOQUE CIÊNCIATECNOLOGIA-SOCIEDADE E A PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA Daniel Marsango , Débora Larissa Brum e Rosemar Ayres dos Santos
PROMOÇÃO DA SAÚDE – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM EM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA Sthefany Caroline Bezerra da Cruz e Antonio Sales
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O ENTORNO DA ESCOLA COMO OBJETO DE ESTUDO Milene Ferreira Miletto e Ângela Maria Hartmann
REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Camila Richter, Fernanda Schwan, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann e Franciely Roberta Polanczyk
REFLEXÕES SOBRE A VISÃO PÓS-MODERNA DA EDUCAÇÃO E OS DEBATES DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Ronaldo Eismann de Castro e Maria do Rocio Fontoura Teixeira
REFLEXÕES SOBRE OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA thomas diego fischer caetano e jaqueline pinto da silva
RELAÇÕES CONCEITUAIS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS  Franciele Siqueira Radetzke, Fabiane de Andrade Leite e Judite Scherer Wenzel
RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DAS ALGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Bernardete da Silva Bernardo, Thamires Luana Cordeiro, Simoni Priesnitz Frierich, Carla Maria Garlet de Pelegrin e Paula Vanessa Bervian
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Gisele Scremin e Ana Marli Bulegon
SABERES POPULARES FAZENDO SABERES ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A CITRONELA Hortência Adelina Scolari, Luciana Dornelles Venquiaruto e  Raquel Carla Zanatta
SABERES POPULARES SOBRE A PRODUÇÃO DA MANTEIGA ARTESANAL: EXPERIMENTOS PRÁTICOS Raquel Carla Zanatta, Luciana Dornelles Venquiaruto Rogério Marcos Dallago, Hortência Scolari e Daniel Santos
SUGESTÃO DE EXPERIMENTO CONTRAINTUITIVO PARA ESTUDO DE TÓPICOS DE ENERGIA MECÂNICA Cassiano Zolet Busatto, Necleto Pansera Junior, Júpiter Cirilio da Roza Silva, Carlos Ariel Samudio Pérez e Luiz Marcelo Darroz
UM OLHAR PARA A INSERÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE  LICENCIATURA EM QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL Giulia Engroff Bratz e Judite Scherer Wenzel
UM OLHAR REALISTA NO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS: UMA DRAMATURGIA EM AÇÃO Danusa Donaduzzi Brum, Cristiano Bittencourt dos Santos e Noemi Boer
UTILIZAÇÃO DO ENSINO BASEADO EM PROJETO APLICADO A VEÍCULO ESTUDANTIL PARA COMPETIÇÃO DE BAJA Bárbara Raquel Wilhelm, Franco da Silveir e Filipe Molinar Machado
UMA INVESTIGAÇÃO DO USO DE FONTES HISTÓRICAS EM SALA DA AULA A PARTIR DO PAPIRO DE RHIND Isabelle Coelho da Silva, Antonia Naiara de Sousa Batista e Ana Carolina Costa Pereira

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

 


Titulo Autor PDF
A EDUCAÇAO AMBIENTAL COMO MECANISMO DE CONTROLE DA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO Aedes aegypti NA EDUCAÇÃO BÁSICA Márcia Tschiedel e  Paula Vanessa Bervian
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENFOQUE CTSA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Clésio Rafael Malesczyk e Carla Polanczky
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O USO E GERENCIAMENTO DA ÁGUA E DO SOLO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Luciana Scherer  e Márcia Tschiedel
A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E NO ENSINO DE CIÊNCIAS Daniele Bremm, Vanessa Leichtweis e Roque Ismael da Costa Güllich
A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Aline Teresinha Walcak, Fabiane de Andrade Leite e Roque Ismael da Costa Güilich
A INTERNET COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE FÍSICA Lucas Vinicius Strada e Graciela Paz Meggiolaro
A PRÁTICA DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Débora Aline Kotz, Maiara Mentges, Carla Luiza Rannov e Lucilaine Goin Abitante
A PRODUÇÃO DE SABÃO ARTESANAL COMO PERSPECTIVA SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE BIOLOGIA Rafael dos Santos Carneiro, Sandra Maria Wirzbicki e Bárbara Grace Tobaldini de Lima
A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO MAGISTÉRIO Jéssica Pauletti e Sandra Maria Wirzbicki 
ANALISANDO SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES E MATRIZES ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA Caio Jacques de Oliveira  e Bruna Lara da Costa
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE METODOLOGIAS DE INTERPRETAÇÃO DA PROVINHA BRASIL Mariane Baptista de Freitas Ciscato, Tailise Barbosa Saldanha, Lauren Oliveira Javares, Chirlei Dias do Nascimento e Cristiane Ludwig Araújo
APRIMORANDO A ESCRITA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO Marieli da Silva Marques, Soní Pacheco de Moura, Adão Cambraia e Mariana Costa Ferraz
ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE OS CONCEITOS DE DENSIDADE E VELOCIDADE Alessandra Rockenbach Mielke, Daniele Andrade Schimitz, Tatiana Roberta Fröhlich Venzke e Paula  Vanessa Bervian
BLOG COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES NA PREVENÇÃO À INFECÇÃO PELO PAPILOMAVÍRUS HUMANO Caroline Medine Monteiro, Daiana Roberta Schneider e Vera Regina Medeiros Andrade
CARACTERIZAÇÃO, TRATAMENTO E APROVEITAMENTO DAS CINZAS DA CASCA DO ARROZ EM PROCESSOS PRODUTIVOS DO RAMO INDUSTRIAL Ana Cristina Steffen, Julia Schmidt, Gabriela Menin, Marcelo Paulo Stracke e Flávio Kieckow
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE FORMAÇÃO DE RAIOS: DISCUTINDO FENÔMENOS ELÉTRICOS NAS AULAS DE FÍSICA Débora Larissa Brum, Karolina Natasha Jarochewski, Rosemar Ayres dos Santos e Silvia Cristina Willers Siveris
CONSTRUÇÃO DE MÓDULO DE ELUTRIAÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS Caroline Klinger, Nataly Leidens e Isaac dos Santos Nunes
CONSTRUÇÃO DE MÓDULO DE REYNOLDS PARA VISUALIZAÇÃO DOS REGIMES DE ESCOAMENTO APLICADO AO ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS Caroline Klinger, Nataly Leidens e Isaac dos Santos Nunes
CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS COMO FERRAMENTA CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS ENVOLVENDO SÓLIDOS PARTICULADOS Isaac dos Santos Nunes
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DO TEMA ENTORPECENTE EM AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Lezita Zalamena Schmitt e Neide Marlene Traesel 
CONTRIBUIÇÕES DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Mickaela dos Santos, Larissa Goetz Rediess e Neusa Maria John Scheid
CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Sarana Machado Solano, Wilttom Ribeiro, Madalena scheid e Paula Vanessa Bervian
DEBATENDO O USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA Rodrigo Bastian, Samuel Elias Siveris, Elisandra Giordani de Menezes e Tiago Silveira Ferrera
DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS DAS PROPRIEDADES DO AR Susana Weyh Wammes, Gênifer Schreiner, Marisa Both, Paula Vanessa Bervian e Mariana Boneberger  Behm
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR REFLEXIVO A RESPEITO DE APOIOS PEDAGÓGICOS A UM ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO Aline Gonçalves
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TODOS CONTRA O MOSQUITO Aedes Aegypti Jiulia Carla Marin, Marcelo Nunes Shneider, Jane Elise Dewes Abdel e Paula Vanessa Bervian
EDUCAÇÃO SEXUAL: O JOGO DA MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Thamires Luana Cordeiro, Álisson Nilles de Oliveira, Elisandra Giordani de Menezes e Paula Vanessa Bervian
EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO: INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO Mara Hendges, Ana Reis dos Santos e Narciso Vieira Soares
ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS FACILITADORES DO APRENDIZADO EM QUÍMICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Marieli da Silva Marques, Roberta Cristina Novaes dos Reis, Carlos César Wyrepkowski e Giovana Kafer
ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL: EXPLORANDO UMA ABORDAGEM LÚDICA Jonatan Ismael Eisermann, João Marcelino Kny, Michele Stanischi Silva, Analice Marchezan, Claudia Maria Costa Nunes e Mariele Josiane Fuchs
ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO, PRÁTICAS E DESAFIOS Laís Francine Weyh e Vera Lúcia Trennepohl
ESTUDANDO BACTÉRIAS: O JOGO DIDÁTICO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO Amanda Fritzen, Paula Vanessa Bervian e Simoni Friedrich
ESTUDO DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS EM AULAS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO Marcelo Nunes Schneider e Fabiane de Andrade Leite
EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Maiara Andressa Streda, Leandro Klein, Fabiana Patricia Luft, Claudia Maria Costa Nunes e Mariele Josiane Fuchs
GARAFA DE LEYDEN: PRATICANDO AÇÃO E REFLEXÃO EM SALA DE AULA Kátia Slodkowski Clerici, Lidiane Silva Santos, Silvia Cristina Willers Siveris e Rosemar Ayres dos Santos
IDENTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE RAÍZES E CAULES DE ANGIOSPERMAS: UM OLHAR PARA ATIVIDADES PRÁTICAS Mariane Beatriz Karas
Importância dos Grupos de Educação em Saúde à Gestantes para a promoção do cuidado Renata Micheli de Faria Costa, Emily Victória Leimann, Letícia Dahmer e Edna Margarete de Ávila Fortes
LINGUAGEM CIENTÍFICA E COTIDIANA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: POSSIBILIDADES NA FABRICAÇÃO DE SABÃO Joana Laura de Castro Martins, Ana Paula Hilbig, Luana Taís Vier, Vanessa Neunfeld, Clésio Rafael Malesczyk e Fabiane de Andrade Leite
METODOLOGIA DIALÉTICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO: REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Franciele Siqueira Radetzke, Fabiane de Andrade Leite e Neusete Machado Rigo
METODOLOGIA INVESTIGATIVA NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA Larissa Goetz Rediess, Mickaela dos Santos e Neusa Maria John Scheid
METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE DOCENTES DO ENSINO UNIVERSITÁRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Jane Conceição Perin Lucca, Zaléia Prado de Brum, Rosane Teresinha Fontana, Márcia Betana  Cargnin e Kelly Cristina Sangói
O BINGO ESCOLAR – ANIMAIS INVERTEBRADOS NO ENSNINO MÉDIO: UM RECURSO DIDÁTICO QUE POSSIBILITA APRENDIZAGENS Cristiano Rodeski Pires e Roque Ismael da Costa Güllich
O CONSUMO DE ENERGIA DOS ELETRODOMÉSTICOS E AS FORMAS DE ECONOMIA COM A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Aline Jung Welter, Cassiane Fátima Teikowski e Rosemar Ayres dos Santos
O ENSINO DE FÍSICA NA ARQUITETURA: A ENERGIA DO HIDROGÊNIO Necleto Pansera Junior, Luiz Eduardo Schardong Spalding, Artur Hahn Spalding, Rodrigo C. Fritsch e Juliana Garcez Grazziotin 
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE JOGOS Rosi Kelly Regina Marmitt e Maiara Andressa Streda
O ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE FUNÇÕES AFIM E EXPONENCIAL COM O USO DO GEOGEBRA Carla Luiza Rannov, Maiara Mentges, Débora Aline Kotz e Lucilaine Goin Abitante
O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS Daniele Andrade Schmitz, Alessandra Mielke, Paula Vanessa Bervian e Tatiana Roberta Fröhlich Venzke
O USO DO FACEBOOK COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA Franciele Noro Delanogari, Sandra Nair Rogoski Hendges e Roque Ismael Da Costa Güllich
O USO DO GOOGLE DOCS COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rosane Teresinha Fontana, Giovana  Wachekowski, Silézia Santos Nogueira Barbosa, Marcia Betana Cargnin, Jane conceição Perin Lucca e Zaléia Prado de Brum
O USO DO TELEFONE CELULAR EM SALA DE AULA NO ENSINO DE BIOLOGIA Letiane Ebling Flores, Daniele Follmann e Roque Ismael da Costa Güllich
OBSERVANDO AS FASES DA MITOSE A PARTIR DE UMA LÂMINA COM RAÍZ DE CEBOLA E ORCEÍNA Leandro Ebling Flores, Fabiane Beatriz Simch e Roque Ismael da Costa Güllich
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA: UMA PERSPECTIVA DE DISCUSSÃO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel, Marisa Both e Rosemar Ayres dos Santos
OS FILMES NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Rafaela Engers Günzel, Daniel Marsango, Marisa Both e Eliane Gonçalves dos Santos
PERCURSO DO SANGUE EM NOSSO CORPO: SIMULAÇÃO E COMPREENSSÃO DO PROCESSO NA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO Jéssica Hensing Nilles, Kélli Renata Corrêa de Mattos e Roque Ismael da Costa Güllich 
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO E A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: DISCUTINDO POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS Bruna da Cruz dos Santos, Guilherme Bratz Taube, Ludyara do Nascimento Schmidt, Rosemar Ayres dos Santos e Silvia Cristina Willers Siveris
PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Inacira Bomfim Lopes, Viviane Teresinha Furtado e Loreni Aparecida dos Santos
REFLEXÃO DOCENTE SOBRE O USO DE FILMES COMERCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Marisa Both, Simoni Priesnitz Friedrich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Eliane Gonçalves dos Santos
REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESENHO PROJETIVO NA ENGENHARIA Patrícia Marasca Fucks
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA  Maiara Andressa Streda, Rosi Kelly Regina Marmitt e Rogério Motta da Luz
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA Rosi Kelly Regina Marmitt, Juliana Bortoluzzi Turra e José dos Santos
RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DAS ALGAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Bernardete da Silva Bernardo, Thamires Luana Cordeiro, Simoni Priesnitz Frierich, Carla Maria Garlet de Pelegrin e Paula Vanessa Bervian
RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE SABÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL EUGÈNE CHEVREUL Clésio Rafael Malesczyk e Carla Polanczky
REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SALVADOR DAS MISSÕES INTERIOR DO-RS Samuel Elias Siveris, Uelinton Greisson Paniz, Juliano Scherer, Lairton Torres e Paula Vanessa Bervian
SABERES POPULARES SOBRE O PÃO DOCE E SUAS RELAÇÕES COM OS SABERES ESCOLARES Luciana Dornelles Venquiaruto, Rogério Marcos Dallago, Rubia Mores, Hortência Adelina Scolari e Raquel Carla Zanatta
SEMENTES CRIOULAS: FORMANDO PARCERIAS E FORTALECENDO AÇÕES Francelina Elena Oliveira Vasconcelos,  Ana Flavia Corrêa Leão,  Patrícia da Silva Dias e  Milene Ferreira Miletto
SER BACHAREL E DOCENTE: PRIMEIRAS PERCEPÇÕES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Pauline Vielmo Miranda, Ascísio dos Reis Pereira e Fabiane Granzotto
SOFTWARE GEOGEBRA: O USO DA TECNOLOGIA COMO ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Carla Luiza Rannov, Ramone Tramontini, Maiara Mentges e Débora Aline Kotz
TECNOLOGIAS MÓVEIS: UMA FERRAMENTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Krisleide Suélen Ferster da Silva, Zaléia Prado de Brum, Jane Conceição Perim Lucca e Rosane Teresinha Fontana
USO DA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO MÉDIO – ESTUDANDO VÍRUS Taís Rossignollo, Eloisa Antunes Maciel, Simoni Priesnitz Friedrich e Tiago Silveira Ferrera
VOLEIBOL DE ÁREAS: INTEGRANDO CONHECIMENTOS Jonatan Ismael Eisermann, Neila Carolina Marchiori, Juliana Bortoluzzi Turra, Daliane Alice Bencke e Claudia Maria Costa Nunes
XADREZ INTERATIVO: OS JOGOS E TORNEIOS COMO FERRAMENTAS DA APRENDIZAGEM Caio Jacques de Oliveira e Bruna Lara da Costa

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 




Titulo Autor PDF
CONSTRUÇÃO DE UMA ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE SOBRE MEIO AMBIENTE PARA ESTUDAR QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL Milene Ferreira Miletto e Ângela Maria Hartmann
PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINO DOS CONTEÚDOS DE MODELO ATÔMICO, TABELA PERIÓDICA E PROPRIEDADES PERIÓDICAS POR MEIO DA TEORIA DO BIG BANG E DAS REAÇÕES NUCLEARES Elisandra Trento, Taiane Bacega e Aline Locatelli

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 





Titulo Autor PDF
A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO DOCENTE NA GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Marcella Schneider Brun Campos, Marilei Maia, Adriana Andres  Ponciano, Juliana Ditz Knob, Michele Brodt, Luciane Oleques e Antônio  Azambuja Miragem
LANÇAMENTO HORIZONTAL COM REALIDADE VIRTUAL:JOGO EDUCATIVO PARA SMARTPHONES DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Thiago Troina Melendez, Anelise Ramires Meneses, Marcelo Leandro Eichler, João Pedro Cartier Rodrigues, Yuri Ramos Lima e Jorge Fernando Siqueira de Freitas
MATERIAIS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS Salete Eisen, André Luiz Tiziam, Mariele Josiane Fuchs e Neusa Maria John Scheid
O CICLO DAS ÁGUAS  Elsbeth Léia Spode Becker e Cristiano Bittencourt dos Santos
O DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO SOBRE BANCOS DE DADOS Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati, Gerson Henrique Pereira Dias, Claudia Lemke e Karlise Soares Nascimento 

 

Os trabalhos contidos nesta publicação são de total responsabilidade dos autores

 

  • Angela Rosa Venzke Fenner – URI
  • Antonio Vanderlei Dos Santos – URI
  • Briseidy Marchesan Soares – URI
  • Cenio Back Weyh – URI
  • Flavio Kieckow – URI
  • João Carlos Krause – URI (Presidente)
  • Luciana Dorneles Venquiaruto – URI
  • Maria Lorete Thomas Flores – URI
  • Neusa Maria John Scheid – URI
  • Noemi Boer – URI
  • Rejane Maria Ghisolfi Da Silva – URI
  • Rosane Teresinha Fontana – URI
  • Rozelaine De Fatima Franzin – URI

 

  • *em constituição

 

 


Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico
Cursos de Matemática
Ciências Biológicas
Educação Física


    

Rua Universidade das Missões,464 - CEP: 98.802-470
Santo Ângelo-RS – Fone: (55) 3313-7900
Copyright © 2017 - NTI-URI-Santo Ângelo