Comunicação Oral

EIXO 1 – Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O DESAFIO EM DESENVOLVER OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE GENÉTICA

Camila Farias Santana; Lais Gonçalves Ortolani; Joseana Stecca Farezim Knapp

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

A ARANDELA GIRANTE COMO PRÁTICA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CORRENTES DE CONVECÇÃO TÉRMICA

Cristian Mafra Ledur; Juliana Machado; Jane Elise Dewes Abdel; Madalena Scheid

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E A BIOÉTICA NO ENSINO DE GENÉTICA

Aline Bottega Kovaleski; Maria Cristina Pansera de Araújo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL E O PROCESSO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES

Carla Camargo Reginaldo (Departamento de Biologia da URI – Santo Ângelo); Neusa Maria John Sheid (Departamento de Biologia da URI – Santo Ângelo); Roque Ismael da Costa Gullich (Departamento de Biologia da UFFS – Cerro Largo)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

ABORDAGENS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Katarine Patatt; Maria Cristina Pansera de Araújo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

ALARME DE INCÊNDIO: EXPERIMENTANDO EM TERMODINÂMICA

Danian Alexandre Dugato; Silvia Cristina Wirilles Siveris

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

APRENDENDO SOBRE OS MICRORGANISMOS PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO

Camila Boszko; Roque Ismael da Costa Güilich; Tatiana Roberta Frölich Venzke; Erica do Espirito Santo Hermel

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL

Cristiane Helena da Silva; Erica do Espirito Santo Hermel

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

AS CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO NOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA (2005-2012)

Aline Perius (UFFS/Cerro Largo, bolsista IC/UFFS); Erica do Espirito Santo Hermel; (UFFS/Cerro Largo, PETCiências-SESu/MEC); Carine Kupske

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

COLETIVO EDUCADOR: FORTALECENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Isabel Dahmer; Aracieli Maria Vanelli; Edina Elisa Mingotti; Xenes Mara B. Bordin; Camila R. Dipp; Suelen Vazzatta Kellm; Angélica Salini; Angélica Saccomori; Vanderlei Secretti Decian; Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

Francieli Peripolli; Marcelaine François Walhbrink; Maria Cristina Pansera de Araújos

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONCEPÇÕES DE EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Carine Kupske; Erica do Espirito Santo Hermel; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DIVERSIDADE ANIMAL E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Cadidja Coutinho; Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA ESTRUTURANTE ENERGIA: REALIZAÇÃO E DISCUSSÃO DE ATIVIDADE PRÁTICA NA ARTICULAÇÃO DA AREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)

Franciele Kollas; Fabiele Korte Ribas; Rita Acácia Dalberto da Silva; Maria Cristina Pansera de Araújo; Eva Teresinha de Oliveira Boff

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA E DA ANÁLISE DE DISCURSO AO ENSINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Marinilde Tadeu Karat

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

CONTRIBUIÇÕES DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR

Luana Biasibetti; Catiusa Kuchak Rosin; Eva Teresinha de Oliveira Boff

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CRAS II, ERECHIM/RS.

Araciele Maria Vanelli; Adriane Turski; Gabriele Pinto Gabriel; Angelica Salini; Angélica Saccomori; Isabel Dahmer; Suelen Vazzatta Kellm; Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

FEIRA DE CIÊNCIAS: A INVESTIGAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriane Turski; Aracieli Maria Vanelli; Édina Elisa Mingotti; Claudiele Carus; Daiana Bagatini; Gabriele Winter Tumelero; Nelita Gempka; Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

FEIRA DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO ESCOLAR

Ewerton Vinícius Meira; David Tsuyoshi Hiramatsu De Castro; Thainá Grace Encina De Barros; Fabiano Antunes

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA

Anelise Grünfeld de Luca; Araceli Gonçalves Schneider; Sandra Aparecida dos Santos; Fernando Guchert Weise

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

GLICOSE E ÁCIDO ASCÓRBICO – MOLÉCULAS CONTEXTUALIZADAS (QUÍMICA E BIOLOGICAMENTE) POR UM GRUPO DE ESTUDO NO ENSINO MÉDIO

Sandra Aparecida dos Santos; Anelise Grünfeld de Luca

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

HEREDOGRAMAS DE FAMÍLIA: DAS ANÁGRAFES PAROQUIAIS PARA A ESCOLA

Rosemar de Fátima Vestena (Departamento de Biologia da UFSM – Bolsista Capes); Lenira Maria Nunes Sepel (Departamento de Biologia da UFSM); Élgion Lúcio Silva Loreto (Departamento de Biologia da UFSM)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

INVESTIGAÇÃO DE TEMAS AMBIENTAIS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VIDEODOCUMENTÁRIOS

Carine da Silva; Gabriele Winter Tumelero; Carina da Silva Rodrigues; Camila Langa; Taís Mansur; Angélica Sacomori; Taciana Vendruscolo; Sônia Balvedi Zakzevski

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

LABORATÓRIO DE ENSINO PRÁTICO EM GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Roberta Castroviejo da Silva Ribeiro; Claudini Honório de Pieri; Daniela Cristina De Toni

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

MICROBIOLOGIA: DA EXPERIMENTAÇÃO À FEIRA DE CIÊNCIAS

David Tsuyoshi Hiramatsu de Castro; Ewerton Vinícius Meira; Thainá Grace Encina de Barros; Fabiano Antunes

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O CERRADO E A AMAZÔNIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/MT

Rubia Maria Magayevski; Rogério Luis Cansian; Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O CONCEITO DE NATUREZA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Renati Fronza Chitolina; Noemi Boer

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O CONCEITO UNIFICADOR ENERGIA, NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA NAS SITUAÇÃO DE ESTUDO ‘DE ALGUMA FORMA TUDO SE MOVE’ E ‘ÁGUA E VIDA.

Kátia Cristina Bock; Ana Paula Antunes Megier; Maria Cristina Pânsera de Araújo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O ENSINO DE CIÊNCIAS APARTIR DE UMA PERSPECTIVA CURRICULAR CTS/FREIREANA.

Edinéia Guidolin Zaparoli; Geovana Mulinari Stuani

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O ENSINO DE CIÊNCIAS PELA PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Thainá Grace Encina de Barros; Kathiellen Sousa Lomba; Ewerton Vinícius Meira; David Tsuyoshi Hiramatsu de Castro; Maria Fernanda Ramos Pereira; Fabiano Antunes

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS); Rúbia Emmel (UNIJUÍ, SMED Santa Rosa – RS); Maria Cristina Pansera-de-Araújo (UNIJUÍ)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

O LUGAR DA QUÍMICA E DA FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Lizete Dilene Kotowski; Judite Scherer Wenzel; Juliana Machado

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

RELAÇÃO ENTRE DIVERSIDADE ANIMAL E EVOLUÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Cadidja Coutinho; Daiana SonegoTemp; Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP

Gabriela Wiechert Schrader; Rita de Cássia Frenedozo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE) – ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE: UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS

Fabiele Korte Ribas; Franciele Kollas; Eva Teresinha de Oliveira Boff

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

“PRODUÇÃO DE SABÃO ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDENCIAL”: CONTEXTUALIZAÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS

Kamila Maria Rudek; Judite Scherer Wenzel; Sílvia Cristina Willers Siveris

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

EIXO 2 – Formação de Professores de Biologia e Ciências

A DIFUSÃO SANITÁRIA COMO TEMA RELEVANTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Mariany Bonamigo Vieira; Joseana Stecca Farezim Knapp; Juliana Rosa Carrijo Mauad; Mariana Burato; Kathiellen Sousa Lomba; Camila Salmória; Letícia Andrade Valladão

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA

Roberta Marques; Maria Cristina Pansera De Araujo; Vidica Bianchi

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A GRADATIVA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA EM UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

Janice Silvana Novakowski Kierepka; Roque Ismael Da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO PROJETO ACADÊMICO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UESC, ILHÉUS-BA

Laís Anita da Rocha Lima; Mário Cézar Amorim de Oliveira

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A INTERAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DE SABERES SOBRE O FAZER DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Suelem Martini Assmann; Lenice Heloísa De Arruda Silva

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E PEDAGÓGICAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Alessandro Tomaz Barbosa; Marsílvio Gonçalves Pereira; Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL: NA PRÁTICA, A TEORIA É OUTRA?

Alessandro Tomaz Barbosa; Marsílvio Gonçalves Pereira; Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO

Beatriz Pereira; Adriana Mohr

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID/UFPA

Lilliane Miranda Freitas

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

AS POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM TEMÁTICA DOS CONTEÚDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Janice Silvana Novakowski Kierepka; Roque Ismael Da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

AULAS PRÁTICAS/TEÓRICAS EM CIÊNCIAS: UMA MEMÓRIA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Cláudio Pereira Ribas; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CARACTERIZACIÓN DEL DISCURSO ÉTICO DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS SOBRE EL USO DE LOS TRANSGÉNICOS

Leonardo Fabio Martínez Pérez (Depto. de Química de la UPN- Colombia-Proyecto DQU-338-12); Diana Lineth Parga Lozano (Depto. de Química de la UPN- Colombia); Dora Luz Gómez Aguilar (Depto. de Química de la UPN- Colombia)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CONSTRUINDO A DECÊNCIA EM CIÊNCIAS ATRAVÉZ DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NA PRÁTICA DE ENSINO

Neila Feijó Bulling; Tatiane Cristina Possel Greter; Luciane Follmann; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Leandro Duso; Marilisa Bialvo Hoffmann; Lucio Ely Ribeiro Silvério

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DESAFIANDO OS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDER A APRENDER

Raquel Weyh Dattein; Eliane Gonçalves dos Santos; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DESENVOLVENDO A SENSIBILIDADE PARA DISCUTIR OS PRINCÍPIOS BIOFISIOLÓGICOS DO PROCESSO DE ADOLESCER E DA SEXUALIDADE

Geisa Percio do Prado; Silvia Aparecida Oesterreich; Bernadette Kreutz Erdtmann

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA: DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Tiago Venturi; Iasmine Pedroso; Adriana Mohr

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

IDEIAS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Karen Martins Limberger; Valderez Marina do Rosário Lima; Renata Medina da Silva

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR

Patrícia Madke; Vidica Bianchi; Marli Dallagnol Frison

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM CIÊNCIAS: A REFLEXÃO COMO CATEGORIA FORMATIVA DE PROFESSORES

Vanessa Aina Person; Roque Ismael Da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

MOVIMENTOS FORMATIVOS MEDIADOS PELO JOÃOZINHO DA MARÉ: NO ESPELHAMENTO DAS PRÁTICAS A ANCORAGEM DE UM PROBLEMA

Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS); Lenir Basso Zanon (UNIJUÍ)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Tamini Wyzykowski; Juliane Vieira da Silva; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

O PAPEL DA NARRATIVA NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS

Tamini Wyzykowski; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

O PAPEL DA REFLEXÃO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO PROCESSO DE INTERVENÇÃO

Janice Silvana Novakowski Kierepka; Roque Ismael Da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS SOBRE LIMITAÇÕES DO CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Fernanda Zandonadi Ramos (Mestrado em Ensino de Ciências-UFMS); Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFMS/Faculdade de Ciências Biológicas UFGD

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Raquel Weyh Dattein; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA E DE QUÌMICA NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Sandra Maria Wirzbicki; Lenir Basso Zanon

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

REPENSANDO O ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DE UM TEMA GERADOR

Tamine Santos da Silva; Bruna Bacin; Linequer Guedes de Ávila; Vera Simon

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES MOBILIZADAS NO PROCESSO DE ESCOLHA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Victor Marcondes de Freitas Santos; Sheila Alves de Almeida; Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

UM ESTUDO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS FRENTE AO PROCESSO FORMATIVO DA DOCÊNCIA

Andréia Kornowski; Rosangela Ines Matos Uhmann; Adriano Rodrigo Andrziewski; Daiane kist

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

UMA REFLEXÃO SOBRE AS NARRATIVAS NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Cristiano Rodeski Pires (Bolsista PIBID Ciências/CAPES/UFFS)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

VIVENCIANDO O PIBID/UNIVATES COMO COORDENADORA DA SUBÁREA/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS- LICENCIATURA E COMO PROFESSORA DO ENSINO BÁSICO: “QUEM ENSINA QUEM?”

Temis Regina Jacques Bohrer; Maria Eloisa Farias

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

EIXO 3 – Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

A ABORDAGEM SOBRE O CERRADO E A AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Rubia Maria Magayevski; Rogério Luis Cansian; Sônia Beatris Balvedi Zakrzevskis

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A CÉLULA EM IMAGENS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Claudia Maiara Heck; Erica do Espirito Santo Hermel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A EXPERIMENTAÇÃO EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Larissa Zancan Rodrigues; Eduardo A. Terrazzan

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A IMPORTÂNCIA DO USO DA LINGUAGEM QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Alex Pires de Mattos; Judite Scherer Wenzel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A IMPORTÂNCIA DO USO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A ORIGEM DO LIXO NA CIDADE DE CACEQUI E AS POSSÍVEIS AÇÕES FRENTE A ESSE DESAFIO

Meirelis Corin de Oliveira; Miriam Gaier da Costa; Simone Schallemberger; Tailine Gonçalves; Catiane Mazocco Paniz; Dora Elisa Fillmann Barreto Soccal; Neiva Maria Frizon Auler

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

A REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE O PROCESSO DE FRUTIFICAÇÃO

Alline Bettin de Oliveira; Leila Macias; Rita de Cássia Cossio Morem Rodriguez

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

ANÚNCIOS COMERCIAIS DE DESODORANTE E CREME DENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

Sinara Munchen; Roselei F. Thies; Martha B. Adaime

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

ATIVIDADE LÚDICA COMO ESTRATÉGIA DIFERENCIADA DE ENSINO

Cléia Rosani Baiotto

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

AULAS DE CAMPO NO ENSINO DE CONCEITOS DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Marli Terezinha Lima Almeida; Clarinês Hames

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

CINEMA UMA PROPOSTA EDUCATIVA EVIDENTE PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Simoni Priesnitz Friedrich; Eliane Gonçalves dos Santos

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

CIRCUITO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA, FOCANDO AS LEIS DE NEWTON

Ana Paula Dutra; Luís Fernando Gastaldo; Marisa Both

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE ALUNOS DE LICENCIATURA E ENSINO BÁSICO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS LÚDICAS

Lauren Rumpel Teixeira; Paola Flores Sturza; Simone Medianeira Franzin

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

EDUCATEC CIÊNCIAS: A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS

Ana Maria Spohr Recchi; Cristian Mafra Ledur; Danian Alexandre Dugato; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

ESTUDANDO O SISTEMA DIGESTÓRIO: O PAPEL DE UM CIRCUITO DE EXPERIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Aline Luft; Roque Ismael da Costa Güllich; Erica do Espirito Santo; Marisa Both Hermel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

MOVIMENTANDO CONCEITOS: OSMOSE EM ELODEA SP

Carla Joseane Sorge; Roque Ismael da Costa Güllich; Erica do Espirito Santo Hermel; Silvia Willers Siveris

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO RECURSO PARA PRÁTICA DOCENTE

Paola Flores Sturza; Simone Medianeira Franzin; Carlo Giovani Kroth; Henrique Tamiosso Machado

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ALGUNS APONTAMENTOS COM BASE EM TEXTOS DA ÁREA.

Marcelo D’Aquino Rosa; João Vicente Alfaya dos Santos

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

PROJETO SEMANA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS: ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DE ALUNOS E PROFESSORES E QUALIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Carla Vargas Bozzato (UFPEL); Rita de Cássia M. C. Rodriguez (UFPEL)

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR O TEMA FEBRE MACULOSA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS RURAIS

Ana Paula Lausmann Ternes; Alexandre Lessa; Bianca da Silva Vitório; Marilza Bastos Maciel; Julio Vianna Barbosa

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

PROTEÍNAS: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS COMO FORMA DISTINTA DE ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Gabriela Manzke; Robledo Gil

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

SISTEMA DIGESTÓRIO: UMA ABORDAGEM COM AULAS PRÁTICAS

Elizandra Brauner Ninaus; Roque Ismael da Costa Güillich; Jane Elise Deves Abdel; Erica do Espirito Santo Hermel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

TRACKER – SOFTWARE DE ANÁLISE DE VÍDEOS E IMAGENS PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS

Márcio Marques Martins; Ana Maria Spohr Recchi; Danian Alexandre Dugato; Cristian Mafra Ledur

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

TRILHA ECOLÓGICA: POSSIBILITANDO APRENDIZAGENS DE CONCEITOS BIOLÓGICOS E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA AULA DE CAMPO

Débora Beatriz Nass Marmitt; Tamini Wyzykowski; Erica do Espirito Santo Hermel; Kelly Callegaro; Simoni Priesnitz Friedrich

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

UM ESTUDO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Cláudia Luciani Klein; Raquel Weyh Dattein; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

Eixo 4 – Temas transversais e Interdisciplinaridade

A TRANSVERSALIDADE DO TEMA VIDA APLICADO A UM MODELO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO MÉDIO

Rudá de Souza Roveda; Michelle Camara Pizzato

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

O USO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA, USANDO A INTERDICIPLINARIDADE COM OS ALUNOS

Ana Paula Rabello Gonçalves; Jucimara Generoso Magenis

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

EIXO 5 – História e Filosofia da Ciência

AS DIFICULDADES DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Vânia Darlene Rampazzo Bachega Oliveira; Marcos Rodrigues da Silva

Eixo temático: História e Filosofia da Ciência

 

CONTEXTO PÓS-GENÔMICO E O ALCANCE DAS BIOTECNOLOGIAS ENTRE ALUNOS DE GRADUAÇÃO: UMA RELEITURA EUGÊNICA OU NOVOS BENEFÍCIOS PARA A VIDA HUMANA?

Fernanda Peres Ramos; Marcos Rodrigues da Silva; Sérgio de Mello Arruda; Marinez Meneghello Passos

Eixo temático: História e Filosofia da Ciência

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK

Iône Inês Pinsson Slongo

Eixo temático: História e Filosofia da Ciência

 

EIXO 6 – Políticas Públicas para a Educação em Ciências

Não há trabalhos nesta areá.

EIXO 7 – Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

CONTRADIÇÕES SOCIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS – DOIS MONÓLOGOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA?

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki; Geovana Mulinari Stuani; Sérgio Choiti Yamazaki

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

DANOS AMBIENTAIS: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO DA CAUSA PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS EDUCATIVAS

Marcos Antonio Afonso; Alexandre Hüller; Melissa Bergmann; Caroline Conti; Alexandra Adriele Maicá; Lenon Augusto Simon Hüller

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

LIVROS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Leonice Pires Da Rosa; Marcio Marques Martinas

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E RAZÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Carlos Vinícius Carvalho do Nascimento; Marsílvio Gonçalves Pereira; Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha; Alessandro Tomaz Barbosa

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA, CHAPECÓ, SC

Manuela Gazzoni dos Passos; Geisa Percio do Prado; Jonalton Roman

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura


 

UMA ANALISE SOBRE OS PROBLEMAS DE PESQUISA A RESPEITO DA CONCEPÇÃO DE NATUREZA DA CIÊNCIA PRESENTE NOS ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (1998 – 2010)

Fernando Gianetti Fiorin; Marinez Meneghello Passos

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

A PERCEPÇÃO DE UM DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UAB/ UNB SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE

José Divino Guedes; Alice Melo Ribeiro; Carla Mercês da Silva

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

JUL5

stack