A CPA (Comissão Própria de Autoavaliação) é a responsável pelo desenvolvimento do PAIURI (Programa de Autoavaliação Institucional), conforme estabelecido pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), lei n. 10.861/2004 e tem suas atividades regulamentadas pela Resolução n. 3088/CUN/2021. Tem sua configuração estabelecida também em resolução própria, Res. n. 2623/CUN/2019.
A partir do processo de autoavaliação institucional são geradas informações e dados que podem auxiliar a instituição na tomada de decisões, funcionando como uma ferramenta de gestão.
Juntamente com as comissões de apoio de cada um dos campi, a CPA norteia-se pelos princípios de preservação e respeito aos valores acadêmicos, com ética e sigilo, e também o compromisso com a qualidade da educação superior, seguindo a missão da URI.
No Campus de Santo Ângelo, a CPA-SAN é responsável por auxiliar a CPA-URI. E cada curso conta com um grupo integrado por docentes, discentes e egressos chamada CAC (Comissão de Autoavaliação dos Cursos).