Extensão



Inovação

O ambiente de inovação da região das Missões, sediado no campus da URI Santo Ângelo, é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas, a sociedade civil organizada e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

Em sua infraestrutura física, possui inúmeros laboratórios e um corpo de pesquisadores docentes e discentes preparados e engajados para apoiar na evolução desse ecossistema de inovação e empreendedorismo, apoiando o desenvolvimento regional.

O Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI Missões é o principal ambiente que através de seus princípios e objetivos tem o dever de promover a sinergia entre as entidades do Parque entre estas e os demais agentes de desenvolvimento nacionais e internacionais, em especial entre instituições de ensino e pesquisa, cooperativas, órgãos públicos, agências de desenvolvimento, associações comunitárias, empresas e outras entidades relevantes em função da comunhão de objetivos.

O TecnoURI Missões, possui como base em sua composição o Centro de Tecnologia e Inovação em Cidades Inteligentes – LAB-Missões atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) buscando soluções tecnológicas, oferecendo assessoramento à implementação de projetos na temática de Smart Cities, além da geração e atração de novos negócios e desenvolvimento de startups vinculadas às temáticas: Mobilidade, Acessibilidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Educação, Economia, Energia, Governança, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros.

O LAB-Missões dispõe do Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos – CADEPP, que atua em pesquisas com o setor produtivo industrial, relacionado com as engenharias. Além disso, conta com o Laboratório de Inovação de Análise de Leite e de Apoio para as Empresas – LIALAE, fundamental para a pesquisa e análise do leite e seus derivados, trabalhando em conjunto com empresas de referência no setor. Ainda, agrega o Laboratório de Análise de Solos, desenvolvendo pesquisas e soluções para o agronegócio e o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias para Energias Renováveis – LabGDTec, atuando na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções para integração de Sistemas de Energias Renováveis e Redes Elétricas Inteligentes.

Também faz parte do ambiente a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – URINOVA, com objetivos principais o de fomentar ações de empreendedorismo, dando suporte a formação, desenvolvimento e a consolidação de empresas consideradas inovadoras em tecnologia de produtos e processos, além de melhorar e intensificar a transferência do conhecimento e da tecnologia entre a ciência (universidade) e a prática (mercado). A URINOVA tem como missão, viabilizar a criação e o desenvolvimento de novos negócios de Base Tecnológica e promover a difusão da cultura empreendedora e das tecnologias inovadoras oriundas do meio acadêmico, incentivando a geração de novas empresas (startups).

Também faz parte da estrutura do TecnoURI Missões, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, que tem como objetivo principal gerir a política de inovação da URI, e como missão a de fortalecer o relacionamento da URI, campus Santo Ângelo com a comunidade, envolvendo a quádrupla hélice, para proporcionar a criação de oportunidades de atividades de pesquisa e extensão, para difundir o desenvolvimento tecnológico da região.

O Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE Missões criado oficialmente pela Lei 10.283 de 17 de outubro de 1994, do Rio Grande do Sul, é um fórum de discussão para a promoção de políticas e ações que visam o desenvolvimento regional, está seciado no TecnoURI Missões e tem como um de seus braços a Consulta Popular, que desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, por meio da Lei 11.179, a participação popular na decisão do direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população e os COREDEs coordenam o processo em conjunto com o governo.

Outro importante pilar do COREDE Missões e o Polo de Modernização Tecnológica das Missões – Polo Missões, tem suas políticas e prioridades definidas pelo COREDE, com atuação nas áreas de Engenharia de Projetos e Produtos, Energia e Meio Ambiente, Processos de Informática Industrial, Diversificação Agropecuária e Qualidade Industrial, ficando a coordenação das ações do Polo sob a responsabilidade da URI Campus de Santo Ângelo.

Dessa maneira, o nosso ecossistema de inovação atua em diferentes áreas e está preparado para atender tanto os setores privados como públicos.