Colégio Estadual Catuípe vence 4ª Copa URI de Robótica

11 de novembro de 2016

O Colégio Estadual Catuípe, de Catuípe, foi o vencedor da 4ª edição da Copa URI de Robótica. O evento, promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, teve a final realizada nesta sexta-feira (11), no auditório do prédio 13. A competição reuniu estudantes de Ensino Médio de 25 escolas de Santo Ângelo e região para o torneio de programação de robôs.

DSC_0045

As equipes competiram na modalidade Sumô, com dois robôs em uma pequena arena circular. A competição teve participação de estudantes de escolas de São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Catuípe, Giruá, São Miguel das Missões, Três de Maio, Entre Ijuís e Santo Ângelo. Cada equipe tem um aluno-capitão e um professor responsável.

DSC_0023

Cada escola recebeu um kit com as peças que integram o robô, com a parte eletrônica que inclui motores, sensores, controladores. Os alunos montaram os robôs sozinhos, com base nos tutoriais em vídeos, aulas elaboradas pelos estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os estudantes também receberam orientação presencial durante o Descubra a Universidade, realizado em outubro. Depois da realização da Copa, o robô fica na escola para uso em laboratórios e sala de aula.

DSC_0085

Os vencedores da disputa foram:

1º Lugar – Equipe Autobot – Colégio Estadual Catuípe – Catuípe

DSC_0122

2º Lugar – Equipe La Salle – Colégio La Salle Medianeira – Cerro Largo

DSC_0116

3º Lugar – Equipe Robot Squad – Instituto Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga

DSC_0112