Estudantes da URI encontram ouro em componentes eletrônicos

7 de novembro de 2016

Um experimento realizado na aula de Física para Informática do 2º semestre de Ciência da Computação da URI Santo Ângelo encontrou ouro em equipamentos eletrônicos. Acadêmicos utilizaram o MEV – Microscópio Eletrônico de Varredura, recém-adquirido pelo câmpus, para buscar metais preciosos em equipamentos sucateados. A atividade foi coordenada pelo professor doutor Antônio Vanderlei dos Santos, em 3 de novembro.

 

01

Turma de Física para Informática, juntamente com a técnica Emanoelle Maurer e o professor Antônio Vanderlei

“Os sofisticados equipamentos do laboratório permitiram buscar a presença de vários materiais de alto valor comercial, entre eles o ouro”, explica o professor Antônio Vanderlei. Para ele, com a grande geração de resíduos produzida pela sociedade, deve-se focar na inovação para buscar novas alternativas de uso dos metais preciosos usados nos componentes sucateados.

A aula, além de abordar o desiquilíbrio ecológico gerado pelo descarte incorreto dos metais, focou na identificação e uso do Microscópio para o reconhecimento e análise dos componentes. “A principal função do microscópio é tornar vísível ao olho humano o que não é possível visualizar utilizando microscópio ótico, bem como analisar os componentes das amostras. O MEV é composto por uma fonte geradora de elétrons que caminha por um sistema de lentes eletromagnéticas dispostas em coluna. Os elétrons têm que interagir com o objeto para formar a imagem em uma tela fluorescente. O poder de resolução do MEV é bem maior que o do microscópio óptico, o que permite maior profundidade de foco”, explica o professor. O equipamento tem capacidade de criar imagens tridimensionais com alta resolução, com aumento de até 300.000.

O ouro encontrado durante a atividade estava inserido em um pino de processador. “Ainda estamos analisando diversos materiais, para posterior retirada dos componentes”, ressalta Antônio Vanderlei.

Ouro encontrado com o microscópio

Ouro encontrado com o microscópio