URI coordena Seminário de Educação Superior no Uruguai

7 de novembro de 2016

 

A URI em parceria com o INSUR (Instituto Universitário de Educação Superior do Uruguai) coordenou o “Iº Seminário Latino-Americano de Educação Superior em Perspectiva Comparada” – Iº LESPEC. A iniciativa entre os dois países foi capitaneada pelos professores doutor Enrique Martinez (Uruguai – INSUR) e doutora Cláudia Batesttin (PPGEDU – URI Frederico Westphalen).

O evento ocorreu em Montevidéu nos dias 1º e 2 de novembro, quando estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, México e República do Congo. O instituto uruguaio oferece mestrado no Congo, por isso a participação deste país.

O objetivo do evento visa congregar programas de pós-graduação Stricto Sensu para desenvolver ações comuns sobre pesquisa, intercâmbio de professores universitários e produção científica.

De acordo com o pró-reitor de Ensino da URI, professor Arnaldo Nogaro, a partir deste primeiro seminário “abrem-se possibilidades de ampliação do intercâmbio de professores de programas de pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na educação”.

Conforme o pró-reitor, esta relação internacional reforça as ações para a busca de financiamentos junto aos órgãos de educação dos países, pois esta modalidade de troca de experiências com outros países é muito bem vista pelas autoridades, porquanto trata de temas diretamente ligados aos interesses dos países latino-americanos.

Ainda de acordo com o pró-reitor Nogaro, já existem ações de intercâmbios, mas este primeiro seminário integrado com vários países projeta a realização de “ações em rede”, atividade que se vê facilitada e fortalecida pelo avanço das ferramentas de tecnologia.

Pelo Brasil, além da URI, estiveram presentes representantes da Unochapecó, Uniarp, Udesc, Uninter, Uniplac e Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

O professor Arnaldo Nogaro participou ainda de mesa redonda com uma representante da Unesco, o diretor do Insur, uma representante da Argentina e a responsável pelas políticas de formação profissional do Ministério da Educação do Uruguai.

Pela URI Santo Ângelo, marcou presença o professor Cênio Back Weyh, representando o Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico e como professor do curso de Pedagogia. O professor Cênio coordenou mesa de apresentação de trabalhos científicos.

O 2º seminário já ficou agendado para julho de 2017, novamente no Uruguai. “Depois, o evento deve visitar a cada ano outros países na América Latina”, disse o pró-reitor da URI.

Nas fotos, o Pró-reitor da URI, Arnaldo Nogaro, em mesa redonda, e parte do grupo de participantes. (Divulgação/URI)

Nogaro_nouruguaiNogaro_nouruguaigrupo