27 de outubro de 2016
A URI Santo Ângelo realiza, no dia 4 de novembro, a palestra Frida Kahlo: imagens de corpo e gênero. A palestra, ministrada pelo professor doutor Odailso Berté, traz uma análise das imagens da artista. A promoção é do Grupo de Estudos de Violência de Gênero (DCH), coordenado pela professora Lizete Dieguez Piber, do Grupo de Pesquisa “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas” e do Projeto de Extensão “O lugar das mulheres na sociedade” (DCSA), coordenados pela professora Rosângela Angelin. A palestra é gratuita, e acontece no auditório do prédio 13, a partir das 19h30min.
O professor Odailso Berté iniciou sua trajetória artística em Santo Ângelo, dirigiu a Cia Sarx de Dança-teatro, trabalhou com a Escola de Samba Acadêmicos do Improvizo e foi professor na Escola da URI. Licenciado em Filosofia (UPF), Mestre em Dança (UFBA) e Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG). Atualmente é professor do Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com sua pesquisa de Doutorado em Arte e Cultura Visual, Berté passou a estudar a vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), um ícone da história da arte e da cultura pop na contemporaneidade. Na palestra, ele analisa obras da artista e enfatiza questões sobre corpo e gênero.
No evento, também acontece o lançamento do livro “Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se”, de autoria de Odailso e publicado em 2015 pela Editora da UFSM. Através de uma escrita autobiográfica e narrativa, nesta obra Berté faz um cruzamento entre as áreas da dança e da cultura visual, refletindo sobre corpo, cultura das imagens, arte, gênero e educação, analisando a artista Frida Kahlo como uma de suas musas inspiradoras.