22 de setembro de 2016
Estudantes do curso de Direito da URI Santo Ângelo, acompanhados pelos professores Eduardo Meyer Mendes e Thais Kerber de Marco, realizaram viagem de estudos a Porto Alegre, dia 15 de setembro.
Pela parte da manhã, foi visitada a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde o grupo teve acesso aos locais históricos, inclusive do antigo prédio da Assembleia, fundado no início da Revolução Farroupilha, bem como o salão nobre, onde são concedidas as coletivas de imprensa, o memorial, e o pleno da atual Assembleia, local onde ocorrem as sessões e votações do parlamento gaúcho. A visita foi acompanhada por dois guias, que além de apresentarem as estruturas mencionadas, também teceram explicações sobre o procedimento das sessões e informações históricas sobre a Assembleia Gaúcha, destacando seus principais personagens, como Bento Gonçalves e Getúlio Vargas, dentre outros.
No período da tarde, visitou-se o Tribunal de Justiça do Estado, onde, em um primeiro momento, no salão do pleno, foi assistido um vídeo com as principais informações, bem como foram tecidas algumas explicações sobre o procedimento adotado nos trâmites dos processos no respectivo tribunal. Após, os estudantes puderam assistir sessões de julgamento, tanto na área civil como penal.
A visita atendeu aos objetivos almejados, pois o grupo teve acesso a informações históricas que marcaram a estrutura de dois importantes poderes do nosso Estado. Além do mais, foi possível o contato direto com a prática adotada em segundo grau, na qual os acadêmicos presenciaram os votos, divergências e debates travados pelos desembargadores, e ainda, as sustentações orais dos advogados (as). Assim, a visita preencheu importante eixo do conhecimento, que é a ligação da teoria com a prática, suscitando debates e reflexões e confirmando a excelência do Curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo.