16 de setembro de 2016
O professor Uberti Messina, do curso de Educação Física da URI Santo Ângelo, conquistou o campeonato Gaúcho de Duathlon de 2016. Ele foi o primeiro colocado no campeonato estadual, realizado no Autódromo de Tarumã, em Viamão, no dia 11 de setembro. Uberti somou 265,5 pontos no campeonato, 108 pontos a frente do 2º colocado no Campeonato Estadual, Afonso Reguly.
A trajetória de Messina, integrante da equipe Santa Mariense YST, começou na preparação para o Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre em 30 de abril. Apesar de competir com contraturas na panturrilha esquerda, conseguiu manter uma boa prova de ciclismo e uma 2ª corrida, vencendo a última etapa e colocando o Duathlon Santa Mariense no ponto mais alto do pódio e no lugar de destaque do Duathlon Gaúcho, vencendo o Campeonato na Categoria 45-49 anos.
Participaram do projeto de Duathlon destes últimos dois anos, os acadêmicos Roger Bender,agora bacharel em Educação Física, na preparação do Estadual de 2015, e Cristiane Kowalski, na temporada de 2016, que participaram do estágio em treinamento esportivo orientado pelo professor Carlos Kemper. “A contribuição dos acadêmicos ajudou na evolução gradativa da performance ao longo destes dois anos, isso prova da importância da troca de experiências entre diferentes etapas da formação acadêmica”, destaca o professor Uberti.
Atualmente, o professor prepara-se para uma das principais provas do Duathlon Gaúcho, a etapa Nacional do Sesc, que será realizada em Tramandaí no dia 27 de novembro. “Iremos focar na preparação de Tramandaí, para isso já começamos a recuperação com tratamento fisioterápico, e já estarei buscando melhorar minha Economia de Corrida”, destaca Messina. Ele ainda completa afirmando que os resultados são fruto da dedicação ao longo de 2014 e 2015: “Melhorei bastante a minha prova de Duathlon, isso se comprova no resultado da última etapa, cheguei quase cinco minutos na frente do 2º colocado da categoria, apesar das dores na panturrilha”.