Professor da URI apresentou trabalho no Simpósio Gaúcho de Farmácia

17 de agosto de 2016

tiago_falasimpósiofarmaciatiagofala_simposiofarmacia2tiagofala_simposiofarmacia3

No período de 4 a 6 de agosto, o coordenador de curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, professor Tiago Bittencourt de Oliveira, participou em Porto Alegre do I Simpósio Gaúcho de Farmácia Clínica, evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

O professor apresentou trabalho oral na forma de vivências em Farmácia Clínica intitulado: “Acompanhamento Farmacoterapêutico de Hipertensos em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santo Ângelo-RS”, e que teve como colaboradora a aluna de Farmácia Kellen Regina dos Reis Pinheiro.

No evento foi abordada a importância do farmacêutico como clínico nas várias áreas de atuação, como na saúde pública, na drogaria, no hospital e na pesquisa clínica.

A Farmácia Clínica está em destaque na profissão, especialmente pela lei nº 13 021 de agosto de 2014, que estabelece as farmácias como estabelecimentos de saúde onde devem ser prestados a assistência farmacêutica incluindo os serviços farmacêuticos; e as Resoluções do CFF (Conselho Federal de Farmácia) nº 585 e nº 586 de agosto de 2013, que regulam as atribuições clínicas dos farmacêuticos e a prescrição farmacêutica, respectivamente.

De acordo com o professor Tiago, “o evento foi fabuloso, já que vários profissionais e professores pesquisadores da área clínica em destaque no Brasil estiveram presentes, compartilhando as suas experiências”.