Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica debate Geração de Energia

16 de agosto de 2016

Iniciou nesta segunda-feira (15), o a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica. Com a temática voltada para a geração de energia, o evento continua até sexta-feira (19) no prédio 13 da URI Santo Ângelo. Serão realizados minicursos, palestras e oficinas focadas na integração da realidade do mercado de trabalho.

02 04

Na abertura do evento, o coordenador do curso de Engenharia  Elétrica, professor Ângelo Lucca, destacou a ampla participação dos acadêmicos. “Temos mais de 80% do curso participando, o que é muito importante. A geração de energia é uma temática em ascensão, muito discutida na profissão”, afirmou.

01

O diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor doutor Marcelo Paulo Stracke, salientou a importância do diálogo dos acadêmicos com profissionais da indústria: “É um momento em que os estudantes podem aliar a teoria e a prática”. Para ele, 2016 é um ano de ápice acadêmico no câmpus, com a previsão da inauguração do Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões, que vai possibilitar a pesquisa conjunta da academia com empresas da região. “Também tivemos neste ano o início das atividades do curso de Agronomia, que nos insere em uma nova área do conhecimento e a aprovação do Doutorado em Direito, com novo edital previsto para setembro”, ressaltou.

03

A primeira palestra foi “Solução Global com Máquinas Elétricas e Automação para a Indústria e Sistemas de Energia”, ministrada por Charles Kuehne e Alexandre Rodrigues. Eles também foram os responsáveis pelos minicursos “Automação, Controles e Drives” e “Alternadores Síncronos e Motores Elétricos”.05

Na terça-feira (16) foi realizado o minicurso Matlab, ministrado pelo engenheiro Nelson Knak. À noite, aconteceu a palestra “RGE – Manutenção e melhorias de rede de distribuição”, com a engenheira Lisandra Flores Martins.

Para quarta-feira (17) está prevista a continuação do minicurso Matlab. A palestra da noite será “Riscos Elétricos”, ministrada pelo engenheiro Rubilar Ferreira, a partir das 19h30min. Na quinta-feira (18), acontece a palestra Stemac – Grupo de geradores, com o engenheiro Jorge Matheus Santos da Silva.

A Semana Acadêmica encerra na sexta-feira (19), a partir das 14h, no prédio 24, com o minicurso Simulação de Circuitos elétricos LTSpice, ministrado pelo doutor Fabrício Dupont. À noite, a programação prevê a palestra “Eletrônica de Potência/ Energia Solar”, com o doutor Fabrício Dupont.

A Semana Acadêmica tem o apoio das empresas LS Áudio, RGE, Weg, Veiga e Stemac – Grupos Geradores.