Semana Acadêmica de Engenharia Civil aborda diferentes temáticas

1 de junho de 2016

semanaacad_engcivilpúblico semanaacad_engcivilmesa

Começou na segunda-feira, 30 de maio, a Semana Acadêmica da Engenharia Civil, evento que realiza palestras e minicursos e reúne mais de 300 acadêmicos.

Na primeira noite, foram ministradas as palestras “DNIT e Técnicas de melhorias aplicadas na região Norte do RS”, pelo professor José Antônio Echeverria, e “Segurança do Trabalho em Obras de Construção Civil” com o Rudi Alan Silva da Silva.

Na abertura do evento, o professor Nelson Seidler, coordenador do curso de Engenharia Civil, destacou a importância dos temas específicos da área, com temáticas importantes para o primeiro semestre, mas temas mais avançados também. “É uma oportunidade de aprendizado com informações relevantes para o crescimento da profissão”, destacou o professor.

O diretor acadêmico Marcelo Stracke citou a importância da realização de eventos como a Semana Acadêmica para manter a qualidade do ensino no câmpus Santo Ângelo.

Na segunda noite, o professor doutor Bernardo Fonseca Tutikian, da Unisinos, ministrou a palestra “Concretos Autoadensáveis”. “Apesar de não ser uma tecnologia nova, é uma área relativamente recente, um concreto que permite uma maior produtividade nas empresas e diminui a necessidade de mão de obra”, explicou o palestrante. Também aconteceram os minicursos Hydros, Eberick e AutoCAD 2D.


Para dia 1º de junho, a palestra a ser ministrada é “Fundações de Edifícios – Tipos, vantagens e desvantagens”, com o professor doutor Antônio Thomé, da UPF/ABMS. Já os minicursos, deverão abordar AutoCAD2D, Hydros, MathCAD e Eberick.

Dia 2 de junho, a palestra “Alvenaria Estrutural” será ministrada pelo professor doutor Gihad Mohamad, da UFSM. Os minicursos deverão abordar AutoCAD2D, Excel para Engenheiros, Eberick, Hydros e SketchUp.

Na sexta-feira, 3 de junho, o tema “Energias Renováveis e a Sustentabilidade das Edificações” será ministrado pelo engenheiro mestre Moacir Locatelli Fratelli. Os minicursos serão os mesmos do dia 2. E no sábado, 4, será ministrado o minicurso Hydros.