Professor da URI publica em livro internacional

8 de abril de 2016

Antonio Vanderlei dos SantosO professor doutor Antônio Vanderlei dos Santos, chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI Santo Ângelo publicou um capítulo no livro SuperAlloys. Editado por Mahmood Aliofkhazraei e publicado em novembro de 2015, pela editora InTech, o livro trata de Ligas de Alto Desempenho – Superligas.

Conforme o professor Antônio Vanderlei, as Superligas apresentam várias características, como resistência mecânica, resistência a deformação térmica, boa estabilidade de superfície, resistência a oxidação e corrosão e uma estrutura de processo cristalina típica. “Física e Teoricamente falando o desenvolvimento da superliga baseou-se em inovações de processos físico-químicos, desenvolvendo uma força de alta temperatura por meio do fortalecimento de uma solução sólida”, explica o professor. Ele é responsável pelo capítulo 13 do livro, intitulado “Properties of the Ultrathin Multilayer Ground State of Fe/Pd”, que investigou a estrutura eletrônica de multicamadas ultrafinas.

No capítulo, o pesquisador, através do uso de cálculos de mecânica quântica aplicada ao estado sólido, acaba por resolver a equação de Shorendinger para sólidos.  “Com o desenvolvimento de novas formas computacionais de cálculos obteve-se um grande progresso na área, melhorando assim o estudo de novos materiais de forma teórica. Em Física Teórica podemos destacar o cálculo de estrutura eletrônica dos sólidos, que teve um benefício com esta tecnologia”, afirma o professor.

Conforme o professor Antônio Vanderlei, o incentivo dado pela Universidade foi muito importante para o desenvolvimento da pesquisa. “Agradeço ao apoio dado por meus colegas do grupo de pesquisa em especial ao professor João Krause e meu aluno de iniciação científica Davi Heiderich. Também destaco o apoio da Diretora Administrativa Berenice Wbatuba, que sempre apoia às iniciativas de pesquisa”, ressalta o pesquisador. Para ele, publicações como essa permitem uma troca importante com outras instituições, principalmente no processo de internacionalização da Universidade e no desenvolvimento de pesquisas de alto nível.