Egressa de Enfermagem é aprovada em Residência Multiprofissional

1 de abril de 2016

A egressa Amanda Pontin, do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, foi aprovada, no início deste ano, para a Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo – FSNH. Formada em 2014, Amanda relata o processo de preparação para a seleção e as motivações para a escolha.

Amanda Pontin

A estudante conta que, durante a graduação, sempre buscou atuar em projetos e estágios extracurriculares. Os estudos focados na seleção iniciaram após formada, a partir de interesse em especialização nas áreas de Atenção Básica e Obstetrícia. Amanda foi bolsista do programa PET/Vigilância em Saúde, o que ajudou a escolher a área que queria seguir: “Nesta experiência pude atuar em uma equipe multiprofissional e trabalhar com grupo de educação em saúde, foi a partir deste trabalho que me interessei em seguir esta área de atuação”.

“O conhecimento adquirido na graduação ele é fundamental, pois tudo que estudamos faz parte das referências que encontramos nas seleções de residências multiprofissionais. Mas como a concorrência nestas seleções é grande, precisei realizar um estudo mais aprofundado ”, afirma a egressa.

Sobre o curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, Amanda destaca a formação nas áreas de Saúde Coletiva e Promoção da Saúde. “O curso não possui somente um olhar voltado para a clínica e para o biológico, pensamos em saúde. Trabalhamos com conceitos ampliados, prática desde os primeiros semestres e metodologias ativas de ensino”, relata. Para ela, o incentivo a pesquisa, trabalho no SUS, humanização no atendimento, trabalho em grupo, atender a família e comunidade, gestão em saúde e planejamentos de enfermagem foram pontos diferenciais durante a graduação.