Fies 2/2024: divulgado edital, com reserva de vagas

21 de agosto de 2024

 

As inscrições de 2024.2 do Fundo de Financiamento Estudantil-FIES têm início nesta quinta-feira, 22 de agosto, e prosseguem até a próxima terça-feira, 27 de agosto. Os interessados poderão realizar o procedimento neste link. A URI Santo Ângelo, é uma das instituições de ensino superior que aderiram ao Fies 2024.

O resultado da pré-seleção, previsto para o dia 9 de setembro, consistirá de chamada única e de lista de espera. No período de 10 a 12 do mesmo mês, os candidatos pré-selecionados deverão acessar a página do FiesSeleção e complementar sua inscrição para a contratação do financiamento. O resultado da lista de espera será divulgado no período de 16 de setembro a 29 de outubro.

Poderá se inscrever o candidato que participou do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Candidatos que tenham realizado o exame como “treineiros” não poderão participar do processo. Além disso, é necessário que os inscritos possuam renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Vale destacar que, no processo seletivo, 50% das vagas serão reservadas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (correspondente à situação do Cadastro na data de 11/05/2024), denominadas “vagas Fies Social”.

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.   

Fies  O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.