Jornada acadêmica propõe debate sobre farmácia no ambiente hospitalar

20 de junho de 2023

 

Aconteceu, nesta terça-feira (20), a 1ª Jornada Missioneira de Farmácia Hospitalar e Apresentação de Casos Clínicos. Promovida pelo curso de farmácia da URI Santo Ângelo, a atividade teve como objetivo fornecer aos docentes, discentes, colaboradores da URI e profissionais da saúde, uma perspectiva da assistência farmacêutica no âmbito hospitalar.

Logo no início, a farmacêutica Luiza Lange, egressa da URI, e que hoje atua no Hospital São Lucas, da PUCRS, “Farmacêutico Clínico: atuação e os impactos das suas ações dentro do ambiente hospitalar”.

Na sequência, Ana Cláudia Monteiro Braga tratou do assunto “Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos na visão do profissional farmacêutico. A terceira palestra foi com o médico Dr. Fabien Bercth, que abordou o tema “Uso de medicamentos anestésicos e cuidados relacionados na prática clínica”

A última palestra da jornada teve como tema “Relevância do Farmacêutico na manipulação de medicamentos na prática hospitalar”, e foi ministrada por Kelly Barros Klein e Tatiana Praischardt, ambas do Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa.

Os debates tiveram em comum a busca de um debate e troca de conhecimentos acerca da necessidade de um uso mais racional das medicações no âmbito hospitalar. Dentre os pontos levantados, destaque para a quantidade de prejuízos financeiros e danos à saúde causados pela má aplicação de medicamentos nos hospitais. Desde óbitos a indenizações milionárias acontecem todos os dias em decorrência de remédios dados de forma equivocada a pacientes.

Também foram compartilhados cases clínicos envolvendo essa temática dentro de hospitais.