Erechim recebe o V Ciclo de Formação Continuada

8 de março de 2016

A URI Erechim sedia nesta terça-feira, 8, mais um encontro do V Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, destinado a gestores, professores e técnico-administrativos. O evento é realizado todos os anos em todos dos câmpus da Universidade. Já foram realizadas as etapas de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Quinta-feira, 10, será a vez de Frederico Westphalen e dia 16 encerra em Santiago.

IMG-20160308-WA0007

Reitor fala em comprometimento

O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli pediu na abertura do evento a participação de todos os setores da Universidade com os temas abordados e com a vida da instituição. “Eu peço o comprometimento de todos com os temas abordados neste evento”, observou. De acordo com o reitor o que está sendo debatido neste V Ciclo de Formação Continuada já estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2010 e há poucos dias foi uma indicação do próprio MEC. “Isto demonstra que estamos no caminho certo”, destacou Luiz Mario Spinelli.

Para o reitor, todos os setores da Universidade, e o pessoal de cada um deles sempre deve estar preparado para fazer o enfrentamento das pequenas e grandes questões da instituição. “Quase sempre estamos preparados para as coisas grandes, mas às vezes nos perdemos em coisas pequenas”, salientou, com o objetivo de chamar a atenção de que todos precisam estar sempre bem informados sobre o que é, e o que existe na Universidade. Nesse sentido advertiu que entre as fragilidades da URI, diagnosticadas há bem mais tempo, e algo que vem sendo corrigido, é que “nós convivemos pouco, nos comunicamos pouco”. De acordo com o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, nesse sentido encontros como a Formação Continuada, “nos unem mais, nos dão mais força. E foi assim, com este sentimento, que saí de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga” onde ocorreram os primeiros encontros. Em São Luiz Gonzaga também com participação da Extensão de Cerro Largo.  O reitor fez ainda uma saudação especial às mulheres da URI pela passagem de seu dia neste 8 de março.

IMG-20160308-WA0002

Recepção e reflexão

Antes da fala do reitor, a Diretora Acadêmica da URI Erechim, Elisabete Maria Zanin recepcionou os participantes em nome da direção do câmpus. Levou todos a uma reflexão através de frases e imagens a respeito da força que há dentro de cada pessoa e do que cada um pode desde que atuando com autoconfiança, planejamento, coragem e determinação. Também coordenou o sorteio de uma tela em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

 

Universidades Italianas

O palestrante professor e economista italiano, Danilo D’Attanasio Espósito, que tem participado de todos os encontros do V Ciclo de Formação Continuada da URI abordou o tema “Internacionalização: Diálogos com a Itália”. Ele salientou que a Itália tem muito interesse em colaborar com Universidades do exterior, em particular, com as situadas nos países emergentes, como é o caso do Brasil. Neste aspecto a URI ocupa lugar de importância, pois possui cinco convênios assinados com Universidades Italianas nas áreas acadêmica, cultural e científica.

De acordo com o economista, a troca de experiências é recíproca entre Universidades Italianas e dos demais países, principalmente nos últimos anos com o Brasil, China, Índia e Rússia, entre outras. “O sistema acadêmico italiano busca incentivar as relações internacionais porque são importantes”, destacou, ressaltando que cada instituição ingressa e participa com suas características individuais.

Além do reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, participam do evento os pró-reitores de Ensino, Rosane Vontobel Rodrigues e de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos; o diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, a diretora acadêmica, Elisabete Maria Zanin, o diretor de administração, Paulo Roberto Giollo, o diretor da Escola de Educação Básica, Alan José Bresolin, professores e funcionários da URI Erechim.

 

Oficinas sobre temas básicos

Durante o dia ocorrem oficinas em três grandes áreas: Educação em Direitos Humanos, com o Prof. Dr. João Martins Bertaso;

Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, africana e Indígena, com as Profª. Drª. Denise Almeida Silva e Profª. Drª. Luana Teixeira Porto; e Oficina sobre Educação Ambiental, com as Profª. Drª. Elisabete Maria Zanin, Profª. Drª. Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Prof. Dr. Rodrigo Fornel e Prof. Me. Alan José Bresolin. A tarde, a pró-reitora de Ensino, coordenadora do Ciclo de Formação Continuada, Rosane Vontobel Rodrigues, realizou o encerramento.