AGRONOMIA PARTICIPA DE PROJETO DE SUSTENTABILIDADE NO INSTITUTO ODÃO

16 de maio de 2023

 

A direção do Instituto Estadual Odão Felippe Pippi e a coordenação do curso de Agronomia da Uri Santo Ângelo lançaram, nessa terça-feira, dia 16, a atividade de reestruturação da horta escolar.

Após as atividades oleícolas ficaram paralisadas durante todo o período da pandemia da Covid-19, a escola pública resolveu retomar a atividade, participando do projeto de Sustentabilidade e Tecnologia, desenvolvido pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação.

A diretora do Instituto Odão, professora Iara Bandeira, reuniu estudantes no auditório para falar sobre o projeto e agradeceu a parceria com a URI, através do seu curso de Agronomia, que será responsável por toda orientação técnica na implementação da iniciativa.

Para a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Guisleni, trata-se de mais uma atividade extraclasse que os alunos da graduação irão desenvolver, contando com a supervisão dos professores da Universidade.

Ela agradeceu o envolvido do educandário, destacando a professora Irena Bielohoubek, que está diretamente envolvida com as atividades da horta escolar.

Já o professor Marlon Ferrazza, palestrou sobre a “Implantação e Condução de uma Horta”, quando explicou sobre os vários tipos de hortaliças e a possibilidade de uma grande produção em um pequeno espaço territorial.

Com a assistência técnica da Agronomia da URI Santo Ângelo, serão produzidas várias espécies de hortaliças e que abrangem as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos, além de temperos.

Estarão envolvidos no projeto da horta escolar, cuja produção será utilizada no reforço da merenda-escolar, todos os 1.400 alunos do Instituto Odão Felippe Pippi e seus mais de 100 professores e funcionários de escola.