19 de abril de 2023
A Fundação Regional Integrada-FuRI, mantenedora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, elegeu por unanimidade, durante Assembleia Geral Ordinária, sua nova Presidência, o Conselho Curador e os membros efeitos do Conselho diretor.
A professora do curso de Direito da URI Santo Ângelo, Janete Rosa Martins, foi eleita como nova presidente da Fundação Regional Integrada-FuRI.
Também foram eleitos, como 1º Vice-Presidente e representando o campus da URI de Erechim, o professor Luiz Mario Silveira Spinelli e como 2º Vice-Presidente o professor César Luís Pinheiro, representando a URI de Frederico Westphalen.
A posse está prevista para o dia 1º de maio de 2023, com o mandato se estendendo até o dia 30 de abril de 2027.
Igualmente tomaram posse os integrantes do novo Conselho Diretor e Conselho Curador, titulares e suplentes dos Campus de Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
A presidência da Fundação, participa e preside diversas reuniões junto aos conselhos Diretor e Curador, Procuradoria das Fundações, entre outros órgãos.
A FuRI realiza o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Universidade e Escola, nas seis unidades da URI.
Além de um expressivo número de representantes públicos e de entidades de classe que compõem a titularidade de membros da FuRI, esteve presente o Reitor Arnaldo Nogaro, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Marcelo Paulo Stracke e o Pró-Reitor de Administração, Ezequiel Plínio Albarello.
A Diretora-Geral do Campus Santo Ângelo, Berenice Wbatuba, o Diretor-Acadêmico, Carlos Lemos e o Diretor Administrativo, Gilberto Pacheco, também prestigiaram o evento.
A Assembleia Geral, presidida pelo atual Presidente Jacson Roberto Cervi, também aprovou o balanço geral, as demonstrações financeiras e o relatório de atividades da FuRI/URI relativos ao exercício de 2022.
Ao final da Assembleia e ao proclamar a chapa eleita, o professor Jacson Cervi, agradeceu o apoio recebido nos últimos quatro anos, reafirmando que foi um aprendizado que está levando para a vida. Ao mesmo tempo se colocou à disposição da nova presidência, desejando sucesso na função.
Na sua fala, a nova presidente da FuRI, Janete Rosa Martins, mencionou estar ciente da responsabilidade social e educacional da Fundação, que permite as suas mantidas, a Universidade e as Escolas, desenvolverem suas atividades, bem como dar condições legais do seu funcionamento junto à Comunidade e aos órgãos públicos.
“Eu sou a primeira mulher a ser Presidenta da FuRI, a nossa responsabilidade é grande por todo o contexto social que se apresenta e o período de transição que passa a nossa sociedade neste momento. Mas vamos trabalhar com transparência e com muito diálogo, junto com os demais membros e conselheiros que compõem esta chapa”, afirmou Janete Martins.