1 de março de 2023
Até sexta-feira, dia 3 de março, estarão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no Edital nº 3, de 26 de janeiro de 2023, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos terão que acessar o endereço acessounico.mec.gov.br e garantir a inscrição para o processo.
A URI Santo Ângelo, está ofertando 60 bolsas de estudos integrais, de 100% para os seguintes cursos presenciais: Administração 4 vagas, Agronomia 4 vagas, Arquitetura e Urbanismo 3 vagas, Biomedicina 4 vagas, Ciência da Computação 4 vagas, Ciências Contábeis 4 vagas, Direito Diurno 4 vagas, Direito Noturno 6 vagas, Educação Física 2 vagas, Enfermagem 4 vagas, Engenharia Civil noturno 3 vagas, Engenharia Elétrica 1 vaga, Engenharia Mecânica noturno 3 vagas, Farmácia 5 vagas, Medicina Veterinária 4 vagas e Psicologia 5 vagas.
Agora em 2023, o ProUni terá uma única etapa de inscrição com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência.
Para participar, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021 ou de 2022, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter zerado na nota da redação.
No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br – meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma. Ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br.
Junto a URI Santo Ângelo, onde são ofertadas 60 bolsas de estudos integrais, a renda per capita do candidato não poderá exceder 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.953,00.
A primeira chamada será divulgada no dia 7 de março. A comprovação da documentação vai de 7 a 16 de março. A segunda chamada será no dia 21 de março, sendo que a comprovação da documentação é de 21 a 30 de março de 2023.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino ao qual foi pré-selecionado.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição.
Lista de espera – Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será nos dias 5 e 6 de abril. A entrega da documentação ocorrerá de 10 a 19 de abril.
Nei Carlos Mattos, integrante do SAE-Setor de Apoio ao Estudante, lembra que informações complementares sobre o processo seletivo podem ser obtidas pessoalmente, pelo telefone (55) 3313.9504, ou ainda no site do Prouni.