Foi divulgado nesta quinta-feira (9) o resultado da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022. Para acessar seu desempenho, o estudante precisa entrar na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.
O acesso aos boletins de desempenho só sairiam na próxima semana, em 13 de fevereiro, mas foi antecipado.
A nota do Enem é usada na seleção de estudantes para o ensino superior, tanto em universidades públicas e privadas no Brasil. Na URI Santo Ângelo, estudantes podem ingressar com a nota do ENEM.
Com a nota do Enem, para ingressar na URI, é possível inclusive obter bolsa de estudos pelo Prouni ou financiamento estudantil FIES.
Saiba como é possível participar do Prouni e FIES.
Prouni
- O que é: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
- Como funciona: O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno). Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
- Pré-requisitos: Ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
- Tipos de bolsa: integral (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo) e parcial (que cobre 50% da mensalidade, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos).
- Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março.
- Resultados: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).
- Notas consideradas: Enem 2021 e Enem 2022
FIES
- O que é: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.
- Como funciona: O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.
- Pré-requisitos: Pode se inscrever no processo seletivo quem participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. O candidato deve ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.
- Inscrições: de 7 a 10 de março.
- Resultados: 14 de março.
- Notas consideradas: qualquer edição a partir do Enem 2010.