POVOS ORIGINÁRIOS, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E DIREITOS HUMANOS

6 de fevereiro de 2023

 

No dia 2 de fevereiro, nas dependências do auditório do Programa de Pós-Graduação em Direito da URI Santo Ângelo, aconteceu a conferência livre “Povos Originários, Comunidades Quilombolas e Direitos Humanos”.

O encontro foi promovido pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos, Cáritas Regional do Rio Grande do Sul, Acesso – Cidadania e Direitos Humanos, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado URI, Comissão Pastoral da Terra, Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares, Fórum Justiça, entre outros.

Participaram da conferência, docentes e discentes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da URI, bem como membros de comunidades indígenas e quilombolas da região, e representantes de movimentos sociais, como o Movimento de Mulheres Camponesas – MMC.

Na oportunidade, foram debatidos temas relacionados ao direito de existir e respeitar, o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais que vivem na região das missões do estado do Rio Grande do Sul.

A atividade integra a etapa preparatória da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos – Desafios para a promoção e garantia dos direitos humanos no Rio Grande do Sul, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

A conferência possui como eixos temáticos: a) Interação Democrática; b) Desenvolvimento e Direitos Humanos; c) Universalização dos Direitos; d) Acesso à Justiça e Combate às Violências ; e) Educação e Cultura em Direitos Humanos.