18 de agosto de 2022
Buscando estimular a interdisciplinaridade e a combinação entre a teoria e a prática, a disciplina de Projeto Integrador: Colaboração, inova esse trabalho com os acadêmicos do 2º semestre dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.
Para a professora Bruna Moraes, com o propósito de sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes e estimular o empreendedorismo, a URI, buscou a parceria com a AGIR – Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo.
Nas noites de sextas-feiras, um grupo de empresários voluntários vem até a universidade. Na comunicação com os estudantes, oferecem um pouco da vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais.
Para o empresário e integrante da diretoria da AGIR, Rodrigo Zucco, essa iniciativa visa a aproximar a iniciativa privada e a URI, transformando a união em resultados.
O referido projeto é inspirado no Junior Achievement e no Empretc do Sebrae.
Bruna Moraes, explica que os acadêmicos, até o final do semestre, irão criar uma empresa, comercializar produtos com sua devida precificação e avaliação de lucro. Como trata-se de uma competição, no encerramento do ano letivo será escolhida a melhor empresa do Projeto Integrador: Colaboração.
A URI Campus Santo Ângelo e a AGIR entendem, com essa parceria, que um dos caminhos para desenvolvimento municipal é a aproximação entre empresários, instituições de ensino e poder público.