Responsabilidade Social da URI reflete-se em ações concretas

27 de agosto de 2021

Refletindo seu caráter de Universidade Comunitária, é com frequência que a URI Santo Ângelo coloca sua estrutura, seus estudantes e professores à disposição, para responder necessidades existentes na comunidade.

Esta semana, Cristian Zampiere Rodrigues esteve no câmpus para enfim voltar a utilizar seu triciclo elétrico que, em virtude da pandemia, permaneceu sem uso quase todo o ano de 2020, o que resultou em uma degradação total das baterias, principal componente do veículo.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica Iuri Castro Figueiró e os estudantes Vítor Zorzo – estagiário laboratorista e Lucas Jung – do 10º semestre, revisaram toda a parte elétrica e adaptaram uma nova estrutura no triciclo, destinada a quatro baterias, o que agora lhe garante maior autonomia.

Preocupada com a situação do filho, dona Solange contatou o professor Antônio Vanderlei dos Santos, solicitando a possibilidade de restauração do triciclo. Há três anos, a URI já havia restaurado um veículo semelhante para Cristian, mas foi roubado. Posteriormente a família adquiriu outro, que sem uso durante um ano, necessitou reparos.

Cristian, 32 anos, é portador de Ataxia de Friedreich e Histiocitose de células de Langerhans, o que gera dificuldades de locomoção.

O professor Iuri Figueiró observa que “esta ação faz parte da responsabilidade social da URI. Estamos abertos, com nossa estrutura, profissionais e estudantes, para auxiliar a comunidade”.

Na foto, o professor Alexandre dos Santos Roque, os universitários Vítor Zorzo e Lucas Jung, o professor Iuri Figueiró, o professor Antônio Vanderlei dos Santos e dona Solange, com Cristian.