“Mais Ciência” da URI Santo Ângelo desafia estudantes e professores

21 de julho de 2021

 

No período de julho a dezembro, a URI Santo Ângelo estará desafiando escolas de Ensino Médio de municípios do Alto Uruguai e das Missões, por meio do evento educacional “Mais Ciência”.

O projeto contará com três atividades independentes, sendo uma destinada aos docentes: “Relato de Professores”, de 6 a 14 de outubro; e duas, aos alunos: “Olimpíada do Conhecimento” entre equipes, com a primeira etapa dia 6 de outubro e a segunda dia 25 de novembro; “Concurso de Redação”, dia 6 de outubro.

A Olimpíada do Conhecimento constará de questões referentes aos conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Educação Física. A primeira etapa, dia 6 de outubro, acontecerá de forma online e a segunda, dia 25 de novembro, de forma presencial, se a situação da pandemia assim permitir.

O Relato de experiências dos professores será desenvolvido de 7 a 14 de outubro, podendo conter momentos de reflexão e emoção da trajetória docente; práticas de ensino desenvolvidas de forma remota.

O Concurso de Redação será realizado dia 6 de outubro e tem o objetivo de contribuir para a conscientização acerca de temas atuais, incentivar a escrita e refletir sobre a linguagem como principal meio de interação social.

O projeto “Mais Ciência” conta com apoiadores que motivam e incentivam os participantes com premiações para as maiores pontuações: 1ª, 2ª, e 3ª equipes vencedoras; dois melhores relatos de professores e melhor Redação, além da escola vencedora e melhor torcida.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto “Mais Ciência”, professora Rosangela Ferreira Prestes, estimular um ambiente que possa contemplar ações por meio de parcerias entre comunidade acadêmica e escolar, coordenadorias regionais de educação, bem como com entidades que apoiam a EDUCAÇÃO, é movimentar-se para a produção e ampliação de conhecimentos em diferentes áreas e, igualmente, de atitudes que possam colaborar com demandas da Educação Regional, a favor da qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos, com a justa importância do professor.

O processo de inscrição está sendo feito por meio das coordenadorias de Educação do polo 3, onde professores são convidados a representar suas equipes, como coordenadores. Esses são incluídos em um grupo de WhatsApp, e de posse de material informativo e formulários serão feitas as inscrições até dia 16 de agosto. (Contato: elianir@san.uri.br)