Egressas de Enfermagem são aprovadas em Residência Multidisciplinar

19 de fevereiro de 2016

As egressas do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo Renata Micheli de Faria Costa e Jade de Medeiros Moura, que colaram grau em janeiro deste ano, saem da graduação com a nova etapa encaminhada: foram aprovadas no programa de Residência Multidisciplinar em Saúde da Família da UNIJUI/FUMSSAR.

Renata conta que já pensava em cursar a residência desde o primeiro ano da faculdade: “Eu tinha isso planejado. Foi uma área que tive contato durante todo o curso”. Entre as experiências acumuladas na graduação, Renata foi bolsista de pesquisa no segundo ano do curso, bolsista de extensão no terceiro ano, em projetos que incluíam a área de Saúde da Família. Também participou do programa PET-SAÚDE durante dois anos, e foi facilitadora do programa VER-SUS Santo Ângelo em três edições.

Renata

“A experiência em saúde da família durante as aulas também contou muito para que eu procurasse a residência. Nosso currículo da graduação é voltado para a saúde coletiva, e isso facilitou minha participação no processo seletivo. Os conteúdos que nos pediram na prova foram apresentados em sala de aula. Nosso currículo está bem atualizado”, declara a estudante.

Sobre a formação, Renata ainda ressalta a participação dos professores no processo. “Recebemos orientação sobre formação profissional em sala de aula, e todos os professores nos auxiliaram. A professora Zaleia Prado de Brum, por exemplo, foi fundamental para manter o interesse na área de Saúde Coletiva”, afirma. Ela dividiu o tempo de estudos para a seleção com a produção do TCC, que também foi na área de Saúde da Família.

No caso de Jade, o segundo ano de faculdade foi decisivo para a escolha da área de saúde pública. “O Sistema Único de Saúde ainda era uma coisa muito desconhecida para mim. As professoras Zaleia Brum e Márcia Lopes me auxiliaram a entender diversas questões relacionadas à saúde da população”, aponta.

A partir de então, com interesse crescente na área, Jade passou a informar-se mais sobre o assunto: “Os professores reconheceram isso e me chamaram para ser bolsista. Participei do programa PET – Saúde/Redes, e pude conhecer mais sobre saúde pública e discutir os temas com os próprios agentes da área”.

Jade

Ela também fez estágios extracurriculares na Secretaria Municipal de Saúde e em um ESF – Estratégia de Saúde da Família.  “Fui para a área de saúde coletiva com mais autonomia, mais responsabilidade, sabendo o que vou encontrar e como encontrar”. Para ela, a preparação do curso de Enfermagem foi completa: “Me sinto qualificada para estar na residência, para me atualizar mais. Agradeço especialmente aos professores Narciso Vieira Soares, que me orientou em preparar o meu currículo para a seleção, e à professora Mery Lilian Eickoff, que foi minha tutora no PET”.