Acadêmicos de Arquitetura da URI desenvolvem sistemas sustentáveis

26 de novembro de 2019

Os estudantes da disciplina de Estudos Ambientais, ministrada pela professora Liége Garlet no curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, desenvolveram protótipos de alguns sistemas sustentáveis que podem ser utilizados em uma edificação. Entre os sistemas, alguns terão aproveitamento no próprio curso de Arquitetura.

É o caso dos protótipos de um coletor solar para aquecimento de água; de um sistema de parede de “Pau-a-pique”; de um sistema de parede com tijolos de adobe; de uma Horta Vertical com chás, para o consumo dos alunos; de uma Composteira, para compostar os restos de comida dos alunos e que poderá gerar adubo ao Jardim Vertical.

Os protótipos estão expostos no Ateliê do Curso de Arquitetura, no prédio 20, e podem ser observados juntamente com a prancha explicativa sobre o sistema, seu projeto e execução.

A disciplina de Estudos Ambientais colabora com a formação dos futuros arquitetos e urbanistas, conscientizando-os da necessidade de reduzir o impacto ambiental gerado pela produção arquitetônica e proporcionando conhecimentos para o desenvolvimento de projetos sustentáveis com qualidade de vida.