Egresso da URI, doutorando Igor Fontana conquista destaque internacional

2 de julho de 2019

“O conhecimento muda sua vida”.

O slogan adotado pela URI pode ser comprovado com bastante frequência, por meio da história de vida de egressos que realizam sonhos, conquistam espaços de destaque no mundo profissional, recebem prêmios.

Dia 28 de junho, a direção da URI Santo Ângelo recebeu a visita do casal Claudia e Ivandir Marcos Fontana (na foto com o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke). Eles foram encarregados pelo filho Igor, que reside na Inglaterra, onde conclui doutorado na área de Radioquímica, de registrar seu reconhecimento e agradecimento à URI pela formação, o apoio e o incentivo recebidos e que contribuiu para atingir o nível em que se encontra.

Graduado em Química Industrial, Igor Fontana desenvolveu projeto de iniciação científica sob orientação do professor doutor Marcelo Stracke, Diretor-Acadêmico da URI Santo Ângelo, fato que o conduziu às escolhas seguintes. As inúmeras publicações durante a graduação oportunizaram uma bolsa de mestrado e doutorado na UFRGS, que criou oportunidade para o intercâmbio com a King’s College London, na Inglaterra.

 

A tese que Igor pesquisa possibilitará avanços no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. Esse trabalho foi selecionado, entre 500 inscritos, para ser apresentado no Symposium International of Radiopharmaceutical Sciences, realizado na China.

Enquanto professor, Marcelo recorda que “durante sua caminhada de iniciação científica, Igor sempre demonstrou muita dedicação e persistência nas atividades propostas em seu projeto ‘Geração de Biogás a partir do Reaproveitamento da Glicerina – Fase Pesada e Lixo Orgânico Domiciliar’, além de ter inúmeros trabalhos publicados em renomados eventos científicos e revistas. Durante o projeto, ele começou a tomar gosto pela cromatografia, pois recebeu treinamento para operar no equipamento de cromatografia gasosa e, assim, iniciou os primeiros passos para alcançar esta menção honrosa”.

Igor já confirmou que no decorrer de 2020 virá ao Brasil, oportunidade em que deverá realizar palestras e seminários no Parque Tecnológico da URI – o TecnoURI Missões.