2º Fórum de TI/URI abordou Tendências e Inovações nas IES

23 de outubro de 2018

        

    

O 2º Fórum de TI-URI realizado no dia 19 de outubro no câmpus de Frederico Westphalen foi um sucesso. O evento surgiu da necessidade de integração maior do grupo TI da URI de todas as unidades e da reitoria, e neste ano, teve como tema “Tendências e Inovações nas IES”.
O evento foi aberto pelo pró-reitor de Administração, professor Nestor Henrique De Cesaro, que falou sobre “A máquina que mudou o mundo”. Nestor de Cesaro comparou
as mudanças em outros setores com a contextualização do trabalho de TI neste cenário.
O evento prosseguiu com uma palestra da professora doutora Ana Margô Mantovani, da Unilasalle, que falou sobre “Os desafios de implantação do EAD pela Unilasalle e o papel da TI”. O analista de sistemas, Cleisson Martins Souza apontou a importância da participação da TI neste processo.
Também houve participação da diretora acadêmica do câmpus da URI em Frederico Westphalen, professora Elisabete Cerutti que enfatizou a importância do NTI junto aos processos acadêmicos.
O fórum teve ainda uma rodada de debates onde o pró-reitor de Administração cobrou dos núcleos de TIs que se posicionem como parceiros estratégicos, e que se coloquem na condição de propositores de soluções, além de buscar um maior fortalecimento do grupo.
Janô Falkowski Burkard, responsável pela infraestrutura na reitoria, abordou o tema “Sistemas Integrados – Um ERP na vida da URI” e as possibilidades de expansão do ERP através da criação de novas funcionalidades.

Esse conhecimento de integração e expansibilidade do ERP veio através de alguns anos de construção do conhecimento, de modo empírico. Porém, em 2018,
através de uma parceria entre URI e TOTVS, um grupo de profissionais da TI da URI, teve a oportunidade de fazer um treinamento técnico, diretamente na fábrica
da TOTVS onde se expandiu o conhecimento e as possibilidades de inovações no ERP, de forma nativa e autônoma. Demonstrou ainda alguns projetos já criados/incorporados de forma nativa no ERP TOTVS.
O 2º Fórum TI-URI foi coordenado por Tatiana Dias, supervisora do NTI Reitoria e coordenadora de projetos, auxiliada por Thiago Sarturi, responsável pelo NTI do câmpus Frederico Westphalen. O evento realizado na URITec de Frederico Westphalen, contou com funcionários da reitoria e representantes da área dos seis câmpus da Universidade. (Texto e fotos: Assessoria de Comunicação-Reitoria)