Professora da URI palestra na Pastoral da Juventude

19 de junho de 2018

A professora doutora Rosângela Angelin, integrante do PPGD mestrado e doutorado e do curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo, ministrou palestra na Escola Diocesana da Pastoral da Juventude Diocese de Santo Ângelo, dia 16 de junho, em Santa Rosa. O tema debatido foi “Enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher”.

De acordo com a professora Rosângela, “poder contribuir em processos de formação de jovens, voltados para a cidadania e os direitos humanos é muito significativo, sobretudo por integrarmos uma Universidade Comunitária. Esse tem sido um destaque no trabalho de diversos cursos da URI Santo Ângelo. Além disso, foi na Pastoral da Juventude que inicie minhas maiores percepções e estudos acerca da realidade social e da necessidade de conhecer criticamente o mundo e contribuir para a construção da justiça social. Retornar para a Escola da Juventude da PJ, depois de um longo período, causa uma alegria ímpar: é como estar retornando para casa. Estar com jovens que sonham, se comprometem e lutam por um mundo melhor e por relações humanas mais sadias e respeitosas, me faz crer que dias melhores virão”.

A palestra está vinculada ao Projeto de Extensão da professora Rosângela, denominado “O lugar dos corpos das mulheres na sociedade” e na oportunidade, foram debatidos aspectos históricos, culturais, jurídicos e sociais da violência contra as mulheres, bem como lançadas algumas ideias de enfretamento contra esse tipo de violência.

Estiveram presentes no evento jovens de vários municípios pertencentes à Pastoral da Juventude da Diocese de Santo Ângelo.