Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica continua até sexta-feira

5 de junho de 2018

 

O curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo realiza, até a próxima sexta-feira (8), sua Semana Acadêmica. As atividades reúnem palestras, minicursos e workshops com temáticas variadas, buscando o aperfeiçoamento e formação continuada dos acadêmicos.

A Semana Acadêmica teve início na tarde desta segunda-feira, 4, com uma oficina de Jogos Empresariais, sob coordenação da professora Marisa Envall e de Vilson Envall. O primeiro dia de atividades também teve a realização dos minicursos Bancada Hidráulica e Kaisen.

 

“Nossa programação é bastante diversificada, mas buscamos trazer inovação e empreendedorismo como tema já no primeiro dia, pois são áreas fundamentais para o desenvolvimento dos profissionais engenheiros”, afirmou na abertura do evento – na noite de segunda-feira – o professor Flávio Kieckow, coordenador do curso de Engenharia Mecânica. A abertura oficial também contou com a participação do diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor Marcelo Paulo Stracke, além de representação discente.

A abertura foi seguida da palestra “Inovação e empreendedorismo num cenário disruptivo”, com o administrador e empresário Vitor Ghellar. Egresso do curso de Administração da URI Santo Ângelo, o empresário falou sobre as mudanças causadas pela inovação. Para ele, o foco do trabalho inovador deve ser a resolução de problemas do cotidiano, de maneira a facilitar a vida das pessoas.

Na terça-feira, 5, foram ministrados os minicursos Ansys Fluidos, com professores Cleiton, Larissa; Ansys Sólido, com professores Cleiton, Ribas, Alan; Ensaios Metalográficos, com acadêmico Guilherme Santos. À noite aconteceu a palestra “Carreira, Liderança e Gestão de Pessoas”, com a Analista de RH Cassia Cristiane Santana da Silva, da Bruning Tecnometal, de Panambi.

Na quarta-feira, 6, os participantes contarão com os miniscursos Motores Combustão Interna, com o professor Raul Maurer; FMEA, com a acadêmica Ana Carolina; Bancada Hidráulica, com os professores Cleiton e Bruno. Na mesma data acontece o VI Encontro de Egressos, com a mesa temática “Formação Continuada”, sob a coordenação do professor doutor Flávio Kieckow, tendo como convidados Vilson Envall, Raul Maurer, Lyon Murilo da Silva, Rodrigo Block, Jéssica Vargas e Márcia Borges

Para a quinta-feira, 7, estão agendados: workshop “Gestão de Projetos”, com o engenheiro Tiago Medeiros Bruning; o minicurso Simulador PSIM, com o professor Diango de Oliveira; o minicurso Introdução na Prototipagem em Arduino, com a acadêmica Lucca Banapaz.

Na sexta-feira, 8, acontecerão os Jogos Integração, um almoço de integração, a entrega de doações ao Lar Universina Carrera Machado e três minicursos: Simulador PSIM, com o professor Diango de Oliveira; Ensaios Metalográficos, com o acadêmico Guilherme Santos e o minicurso Solidworks Básico, com os acadêmicos  Lucas e Bruno.

A Semana Acadêmica tem ainda programada uma visita técnica ao Parque Eólico de Osório, entre os dias 19 e 21 de junho, e a Mostra Tecnocientífica da Engenharia Mecânica, a ser realizada dia 28 de junho.