5 de março de 2018
O egresso do curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo, Lucas Adriano Pachla foi aprovado no Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, na temática de Peixes de Água Doce na UFFS– Universidade Federal da Fronteira Sul.
De acordo com Lucas, a participação ativa em projetos de pesquisa, monitorias, eventos e congressos, estágios, organização de alguns cursos, trabalho voluntário e principalmente as bolsas de Iniciação Científica, junto com o apoio e orientação dos professores durante o período de sua formação acadêmica, foi o ponto chave para conquistar a vaga.
No trabalho de conclusão de curso “Luziola peruviana como bioindicadora de poluição e fonte de biossorção de Mercúrio” e no Projeto de Iniciação Científica “Viabilidade de Tratamento de efluente contendo metais pesados em Wetlands com macrófitas”, o acadêmico foi orientado pela professora Núbia Cristina Weber Freitas.
A respeito da escolha específica, Lucas diz que “durante a graduação aproveitei todas as oportunidades que tive, e foi em uma dessas, em um trabalho voluntário no Parque Estadual do Turvo, que tive o primeiro contato com a área de Ictiologia. Desde então trabalhei em cima do pré-projeto o qual teve grande importância na seleção.
O processo seletivo do Mestrado consistiu na análise do currículo lattes, pré-projeto e média do histórico de graduação.