Seis Câmpus da URI iniciam ano letivo com entusiasmo

2 de março de 2018

A URI abriu esta semana seu ano letivo de 2018. Inúmeras iniciativas e ações foram desenvolvidos nos seis Câmpus da Universidade. O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli disse este sempre é um momento especial para a vida da Instituição, recebendo alunos para seus mais diferentes cursos. “Eles chegam com o coração carregado de muita esperança e expectativas”. Lembrou que todo o cuidado e atenção devem ser redobrados no sentido de fazer com que a atividade acadêmica não venha a frustrar ninguém. “Esperamos ter um ano profícuo, de muito trabalho, mas acima de tudo em um ambiente de construção coletiva de todos os que integram a comunidade acadêmica”.

Erechim

Na terça-feira, 27 de fevereiro, às 19h30min, os calouros da Instituição foram recebidos oficialmente pela direção do Câmpus em ato que teve lugar no Salão de Eventos. Entre os presentes, os primeiros alunos do curso de Medicina, que está iniciando suas atividades também nessa semana. O evento contou com a presença da direção geral,  vice-direção da Escola de Educação Básica, DCE, Aprofapes e professores.

A programação da noite foi aberta pelo Diretório Central de Estudantes, seguindo-se a psicóloga Letícia Ribeiro Souto Pinheiro. Ela apresentou aos novos alunos o projeto “URI Carreiras”, uma iniciativa inovadora que visa valorizar os alunos.

Outro ponto alto do ato que marcou o recebimento dos calouros foi a apresentação dos coordenadores de curso, chefes de departamentos e coordenadores de área do conhecimento do Câmpus.

A programação foi encerrada com a palestra do jornalista Duda Garbi, do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida. Dedicado ao jornalismo e entretenimento, o conferencista destacou alguns aspectos importantes para a formação e o crescimento profissional. “Existem duas motivações pra vencer na vida: necessidade e paixão”, ressaltou. “Por isso, estejam apaixonados por suas escolhas e que isso motive vocês para seguirem suas carreiras”.

Frederico Westphalen

O Câmpus da URI em Frederico Westphalen organizou uma série de atividades para a “Semana da Calourada”. A programação contou com uma gincana que oportunizou o acolhimento dos novos alunos e a recepção aos acadêmicos de todos os cursos. As atividades serviram também de integração entre professores e acadêmicos.

A direção deu as boas-vindas e destacou a importância do momento. Outro destaque foi a recepção solidária, feita pelo curso de Farmácia. A atividade resultou na arrecadação de mais de 60 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições beneficentes do município. O evento contou com jogos de integração, organizados pelos acadêmicos do 3º semestre que oportunizou a aproximação com os calouros do curso.

Santo Ângelo

No Câmpus de Santo Ângelo os alunos foram recepcionados pela direção geral na noite de terça-feira, 27. Reunidos no auditório do prédio 13, eles ouviram mensagens dos diretores do Câmpus, dos representantes do DCE e assistiram uma peça teatral.

Depois da saudação da direção, os calouros assistiram a peça “As Aventuras de Fortúnio”, encenada pelo Grupo “A Turma do Dionísio” e cujo tema enfoca com humor, questões do meio ambiente, como o excesso da produção de lixo.

Encerrando o encontro com os novos universitários, o DCE apresentou projetos para este ano e estimulou os estudantes a participarem do trote solidário com doação de sangue.

Santiago

No primeiro dia, calouros e veteranos protagonizaram momentos divertidos. As aulas são normais nesta primeira semana para todos os alunos da URI, com exceção dos bixos e veteranos que na segunda-feira (26) participaram de brincadeiras, visando à integração. O Núcleo de Comunicação esteve presente com pinturas nos acadêmicos.

Na sexta-feira (02), haverá uma programação entre calouros e seus veteranos denominada II Integra Bixarada, às 19h30min (atividade sem vínculo com a URI). Por isso, estão liberados das aulas. O restante dos semestres tem aula normal de segunda à sexta-feira.

Os veteranos, em reunião no dia 20 de fevereiro, receberam o convite para participarem da ação Atitude do Bem, quando poderão protagonizar momentos marcantes na comunidade.

São Luiz Gonzaga

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica e Fisioterapia iniciaram suas atividades letivas nessa segunda-feira (26). Calouros e veteranos foram recebidos em clima de alegria. O músico Eduardo Ferraz comandou o entretenimento da recepção. A direção geral recebeu os estudantes no portão principal da Universidade.  Coordenadores de cursos e professores destacaram a satisfação do momento.

Cerro Largo

A URI Cerro Largo recebeu na noite da segunda-feira, 26 de fevereiro, seus alunos para mais um ano letivo. 290 alunos entre ingressantes e veteranos compõe os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e o curso Técnico de Enfermagem.

O destaque deste início de ano é a primeira turma do curso de Direito. Eles receberam visita da direção do Câmpus e coordenação do curso. Todos os alunos da instituição receberam um pequeno mimo como gesto de gratidão da Universidade e também puderam registrar esse momento com amigos e colegas.