Equipe URI-BAJA participou da competição Baja SAE Brasil

24 de novembro de 2017

No último final de semana ocorreu a Etapa Sul da competição Baja SAE Brasil, em Passo Fundo. A competição reuniu 22 equipes formadas por estudantes de engenharia do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre os dias 17 e 19 de novembro. Representando a Universidade Regional Integrada, Campus Santo Ângelo, competiu a equipe URI-BAJA.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. Ao participar do programa Baja SAE, o estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Ao longo da competição, as equipes mostraram seus projetos e buscaram soluções para eventuais problemas.


Em Passo Fundo, as provas iniciaram na sexta feira (17), com apresentação oral dos projetos, além de avaliação de segurança, conforto, regulagem de motor, aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade, realizada por juízes – engenheiros da indústria automotiva. No domingo (18), os carros foram submetidos ao enduro de resistência, com três horas de duração, divididas em duas provas de 1h30min cada, com intervalo de 30 minutos. A competição foi aberta ao público apenas no domingo.


Durante um ano, estudantes e professores da URI organizaram o URI-Baja em homenagem ao piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. O segundo carro do projeto Baja trouxe novas perspectivas de projeto para a equipe. Com melhora considerável nos aspectos mecânicos, simulações e de design, o desenvolvimento do veículo marcou a renovação do grupo de alunos voluntários do curso de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. As adequações passam pelos sistemas de freios, suspensão e tração. Além disso, questões eletrônicas, de design e segurança foram qualificadas.

Na visão do orientador da equipe, professor Filipe Molinar Machado, “as competições estudantis representam, sobretudo, uma porta aberta para os futuros engenheiros demonstrarem seu talento e criatividade, pois é na prática das teorias aprendidas na universidade que se desenvolvem as capacidades e a paixão pela engenharia, tão necessárias à formação profissional”.

Os próximos passos da equipe incluem reforçar e buscar mais empresas parceiras que patrocinem a construção do carro, além de materiais de consumo, equipamentos e sistemas mecânicos. Maiores informações podem ser buscadas na página da Equipe no Facebook, Equipe Uri Baja.