Apoiadora da Campanha Novembro Azul, CIPA promoveu orientações

24 de novembro de 2017

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da URI Santo Ângelo realizou na tarde de quarta-feira, 22, atividade inserida na Campanha Novembro Azul, que visa prevenir o câncer de próstata. O vice-presidente da CIPA, João Augusto Osorio da Silva fez a abertura do encontro que reuniu no quiosque do câmpus professores e funcionários para duas palestras.

A primeira foi ministrada pelos formandos de Psicologia Jhonatan Molinos Robalo e Adriano Silva da Rosa. Eles observaram que “a nossa cultura patriarcal não permite ao homem pensar e refletir sobre sua sexualidade, nem admitir possíveis fragilidades. Esta atitude faz com que se afaste da prevenção, que se imagine um super heroi, imune a doenças. O homem tem muito mais preconceitos, tabus e medos em relação ao sexo, do que a mulher. Sabe-se, cientificamente, que questões emocionais podem causar câncer como o de próstata. E é importante saber que a cirurgia oferece sim, o risco de impotência sexual. Daí a importância e a necessidade de manter a prevenção periodicamente, e a idade para começar o cuidado deve ser menos que 50 anos, sobretudo para quem tem histórico na família”.Os formandos concluíram dizendo que “é importante mudar, evoluir como ser humano. Sabemos que não é fácil, porque a cultura nos transmitiu valores que continuamos a cultivar”.

A segunda palestra coube ao professor enfermeiro doutor Narciso Vieira Soares, que falou sobre a importância de o homem cuidar também de si, ocupar-se com sua saúde, indo além de suas funções de provedor. “Quer dar bom exemplo? Cuide também de si mesmo”. Na sequência o professor Narciso explicou as diferentes maneiras de fazer a prevenção, quais os exames mais completos e em que situações é exigida uma biópsia.

  

No encerramento, integrantes da CIPA entregaram lembranças aos palestrantes, em agradecimento por sua disponibilidade.