Encontro de Ciências Humanas discute Trabalho, Cultura e Sociedade

22 de novembro de 2017

A URI santo Ângelo realizou, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, a 4ª edição do Encontro de Ciências Humanas. Com a temática “Trabalho, Cultura e Sociedade” o evento foi focado na socialização de trabalhos e pesquisas acadêmicas, principalmente aos cursos de Psicologia, Pedagogia e Teologia.

A coordenadora da área de Ciências Humanas, professora Lizete Dieguez Piber, agradeceu a parceria e o comprometimento da equipe do curso em desenvolver as atividades. “Me preparo para findar um ciclo, com o fim desta gestão em 2018. Todos os nossos encontros foram muito bons, produtivos. Espero encerrar essa gestão com uma área mais fortalecida e mais humanizada”.

Na abertura do Encontro, o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Paulo Stracke, a temática do trabalho exige reflexão: é um evento muito importante por oportunizar a pesquisa, ensino e extensão. Possibilita a interação entre os acadêmicos de diversos cursos.

A programação da primeira noite teve palestra com o professor Edemar Rotta, doutor em Serviço Social, que atualmente atua na UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Ele falou sobre as transformações no mundo do trabalho, focando principalmente na reforma trabalhista no Brasil. O debate foi complementado com a mestranda em Psicologia Clínica Cláudia Flores, professora na URI Frederico Wesphalen.

No dia 21 de novembro, o Encontro teve a realização de mesas temáticas com egressos dos cursos de Ciências Humanas: para debater a temática “Percurso profissional”, a participação foi da pedagoga Mariana Scholze da Silva, da psicóloga Ana Claudia Poerner e da teóloga Aline Dalla Rosa Lima; na temática “Trabalho, cultura e Sociedade”, o debate foi com a pedagoga Sabrina Koren, a psicóloga Larissa Dalcim e com o teólogo Milton Cesar Gerhardt.

Durante a quarta-feira (22), o Encontro de Ciências Humanas teve a realização de um cine-fórum e de Mostra de Trabalhos Científicos.