Estudantes de Direito realizam visitas técnicas

20 de novembro de 2017

Buscando ampliar conhecimentos práticos na área, acadêmicos do curso de graduação em Direito da URI realizaram visitas técnicas na Penitenciária Modulada de Ijuí e o CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, no Fórum de Santo Ângelo.

A visita técnica à Penitenciária Modulada de Ijuí foi realizada no mês de outubro, com participação de estudantes da disciplina de Estágio de Prática Jurídica I, sob orientação da professora Thaís Kerber de Marco. Os acadêmicos foram recebidos pelo chefe de segurança da Penitenciária, que os orientou sobre temas como as diferenças entre a penitenciária modulada e demais presídios, regime de trabalho os apenados, rotina dos detentos, visitas na penitenciária, dentre outros.

“Os estagiários puderam realizar uma análise técnica a respeito da situação carcerária. É uma temática que tem muita importância e relevância, e com a visita os estudantes podem vincular os conhecimentos teóricos com a análise da atividade prática”, define a professora da visita, Thaís Kerber.

Os estudantes de Estágio de Prática Jurídica também realizaram visita ao CEJUSC, localizado no Fórum da Comarca de Santo Ângelo. A servidora  Angelita Dorneles da Silva, coordenadora da equipe de mediadores e conciliadores na realização de mediações e conciliações judiciais e extrajudiciais.  “Por tratar-se de disciplina de prática jurídica, foram realizadas abordagens relacionadas com a parte prática da mediação, desde o termo de abertura de uma sessão de mediação, até o encerramento da mesma. Nesse sentido, também foram tratadas das principais experiências relacionadas com a atividade prática da mediação”, relata a professora.

Os acadêmicos também complementaram o aprendizado relacionando as ações com a prática desenvolvida no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade, além de trazer as práticas relacionadas a mediação e a conciliação.