Semana Acadêmica de Enfermagem continua até quinta-feira

6 de novembro de 2017

Iniciou nesta segunda-feira (6) a 26ª Semana Acadêmica de Enfermagem e 15ª Mostra de Trabalhos Científicos. Com a temática “A atuação da enfermagem na segurança do paciente: atualidades e perspectivas” o evento reúne palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. As atividades continuam até esta quinta-feira (9).

 

A abertura do evento, realizada no prédio 13 do campus, teve atividades recreativas com os doutores da alegria, seguida da palestra “Erros no preparo e administração de medicamentos e sua implicação na segurança do paciente”, com o enfermeiro Christian Negeliskii, mestre e doutor em Enfermagem pela UFRGS e que atualmente atua no Hospital Conceição/FEEVALE – Porto Alegre.

A segunda-feira também teve os cursos “Aspectos conceituais da Segurança do Paciente”, com a mestranda Gerli Gehrke Herr; “A criação do Núcleo de Segurança do Paciente”, com a professora especialista Dulcinara Jane Fischer Maboni; e “A prevenção de quedas em uma unidade de psiquiatria” com o enfermeiro Anderson Dourado de Oliveira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Na terça-feira (7), a programação da Semana Acadêmica prevê a realização da palestra “Prevenção e tratamento de Lesões por pressão”, às 8h30min; o minicurso “Segurança do paciente no atendimento de Urgência e Emergência”, com o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, às 10h15min. À tarde, acontecem a palestra “Dimensionamento de pessoal e a segurança do paciente”, com o coordenador adjunto do departamento de fiscalização do COREN/RS, Enfº Lúcio Camargo, às 14h; e “A implantação do NSP no contexto de um hospital geral”, com a enfermeira Jacinta Spies, do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, às 15h30min.

A quarta-feira (8) terá os minicursos: “Tratamento de lesão por pressão”, com a enfermeira Daniele Lauxen, do Hospital Santo Ângelo; “A importância da identificação do paciente”, com a enfermeira Luciéle Machado de Castro, do Hospital da Unimed; “A segurança do paciente em oncologia”, com a professora Kelly Meller Sangoi, todos às 8h30min. À tarde acontece a palestra “A cultura de segurança do paciente na atenção básica”, com a professora Marina Mazzuco de Souza, da UFSM – Santa Maria; e a palestra “A higienização das mãos e a segurança do paciente”, com a enfermeira Caroline Zotelle, do Hospital Universitário da UFSM – Santa Maria.

As atividades da 26ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem encerram na quinta-feira (9), com a Mostra de Trabalhos Científicos. As apresentações de pôsteres iniciam às 8h15min. À tarde acontece a palestra de encerramento “Qualidade do cuidado e segurança do paciente”, com o enfermeiro Luciano Machado Lemos, gerente de enfermagem do Hospital Regional Unimed Missões, de Santo Ângelo.