Professor Del’Olmo participa de Seminário sobre Direitos Fundamentais na UFPel

2 de outubro de 2017

O professor Florisbal de Souza Del’Olmo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito e da Graduação da URI, participou de Seminário na Universidade Federal de Pelotas. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado daquela Universidade dias 28 e 29 de setembro, teve como temática central Direitos Fundamentais e Vulnerabilidade Social.

Em mesa coordenada pela professora Ivone da Graça Nunes Homrich, que abriu o III Seminário, Del´Olmo discorreu sobre o tema “Os Refugiados e os Direitos Humanos: fugir para viver ou viver fugindo”, buscando responder às questões Como conceituar Refugiado? e Como o Brasil trata essas pessoas? O professor destacou que até o século XX os refugiados não mereceram qualquer atenção no Direito Internacional, havendo apenas ações isoladas, pontuais e temporárias nas legislações internas de alguns países.

Na ocasião, o professor Del´Olmo fez entrega de exemplares de obras produzidas pelos pesquisadores – professores, mestrandos e doutorandos – do PPGD da URI, ao novo Programa de Mestrado em Direito da UFPel, recebendo, ademais, obras publicadas pelo Programa pelotense.