Secretário de Agricultura aponta perspectivas para o mercado agro

Em palestra ministrada nesta quarta-feira (27) na 2ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, apontou alguns dos avanços do setor.

Para o secretário, os produtores rurais têm uma missão enquanto agricultores: aumentar a produção de alimentos. Assim, a busca por produzir com mais eficiência e produtividade deve ser um fator norteador para o processo. “Qu3em não aumentar a eficiência produtiva não tem condições de seguir”, afirmou.

Polo destacou que o Brasil é um país produtivo já a partir das questões climáticas, com um ambiente em que há muita diversidade e o desafio do produtor é muito grande. “Um produtor toma até duas mil decisões do início ao final de um plantio”, reforçou, destacando a importância do agricultor durante o processo.

O secretário também caracterizou a produção brasileira como altamente sustentável, destacando os altos índices da produção de grãos e o papel da agricultura no PIB do Rio Grande do Sul. “Nosso desafio é agregar mais valor e transformar produtos em alimentos”, afirmou.