Professora da URI apresenta pesquisas no Congresso Nacional de Botânica

14 de setembro de 2017

 

Na última semana de agosto, a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) realizou o 68º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Com o tema “Diversidade Vegetal: Conhecimento e Aplicações”, o evento reuniu mais de mil participantes.

A URI Santo Ângelo marcou presença no Congresso, com a professora doutora Nilvane Ghellar Müller apresentando duas pesquisas obtidas em trabalhos de iniciação científica, desenvolvidas pelo Departamento de Ciências Biológicas, na área de âmbito vegetal (BioFlora).

O trabalho intitulado “Environmental Diagnosis and Characterization of Foliar Flavonoids in Butia yatay (Mart.) Becc”, foi desenvolvido por Tamara Machado Matos e “Levantamento de plantas herbáceas com potencial medicinal do interior de São Miguel das Missões/RS”, foi realizado por Denílson da Silva Machado e Peter de Aguiar, todos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, orientados pela professora Nilvane. A pesquisa sobre herbáceas com potencial medicinal teve co-orientação do professor doutor Narciso Soares, do curso de Enfermagem.

Segundo avaliação da professora Nilvane, “o Congresso Nacional de Botânica, com periodicidade anual, através de suas mesas redondas, palestras, exposições de trabalhos e minicursos, é o principal fórum de debates da Flora Brasileira. Durante sua realização são discutidos temas relacionados à biologia vegetal, com abrangência nacional e internacional, sendo importante oportunidade para os profissionais da área apresentarem e discutirem projetos de pesquisa. Da mesma forma, jovens pesquisadores encontram um espaço para divulgar e discutir suas pesquisas, além de ser um fórum ideal para despertar novas vocações, contribuir na formação de recursos humanos e possibilitar novas parcerias de trabalho”.