Mestrandas de Gestão Estratégica apresentam pesquisa na Feevale

22 de agosto de 2017

Os mestrandos do programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da URI Santo Ângelo, Ivete Linn Ruppenthal, Fabrício Desbessel e Fernanda Klein Both, sob orientação do professor doutor João Serafim Tusi da Silveira, aprovaram artigo desenvolvido na disciplina de Métodos Quantitativos em Administração. O artigo intitulado “Teoria das Filas para dimensionamento de atendentes em empresa de Software” foi aprovado e publicado nos anais do II Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção – SIGEPRO, que aconteceu na Feevale, em Novo Hamburgo, dias 17 e 18 de agosto.

O SIGEPRO é um evento organizado pelo NUGEEP (Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção), e tem por objetivo disseminar o conhecimento da Engenharia que seja relevante para a produtividade e competitividade no estado do Rio Grande do Sul.

O artigo aprovado teve como objetivo dimensionar o número adequado de atendentes de suporte em uma empresa de software, baseado em cálculos matemáticos da Teoria das Filas. O problema de pesquisa foi determinar quantos atendentes de suporte seriam necessários para não haver acúmulo de chamados em espera.

As mestrandas Ivete e Fernanda participaram do evento, onde apresentaram o artigo, dia 18 de agosto.