Professora e orientandas do Direito da URI Santo Ângelo palestram para agricultoras, famílias e estudantes em Pirapó

14 de agosto de 2017

A professora doutora Rosângela Angelin, integrante do PPGDireito – mestrado e doutorado e da graduação em Direito da URI Santo Ângelo e suas orientandas, realizaram três palestras dia 9, no município de Pirapó.

Pela manhã, Rosângela e a graduanda Carina Caetano de Oliveira Quines falaram sobre “Família e Escola: Espaços de Vivência e Convivência Humana”, abordando contextos da vida em sociedade, conflitos e violências na família e na escola, enfocando a violência intrafamiliar, mais especificamente a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Além disso, ressaltaram as responsabilidades compartilhadas na família, na escola e na sociedade, destacando direitos e obrigações.

A promoção foi da Paróquia São José do Pirapó, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Escola Estadual de Ensino Médio Henrique Sommer e o público estava formado por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, bem como educadores.

À tarde, mulheres agricultoras ouviram a palestra “Direitos Humanos das Mulheres: das relações familiares à vida em sociedade”, ministrada pela professora Rosângela e suas orientandas Neusa Schrronenberger, Carina Caetano deOliveira Quines e Aline Podkowa Elas trabalharam o tema proposto na perspectiva dos direitos humanos das mulheres, suas conquistas e dificuldades no meio rural, assim como enfatizaram questões da violência doméstica e familiar contra as mulheres e a Lei Maria da Penha. A promoção foi da Paróquia São José do Pirapó, comunidade católica Travessão Nacional e Centro de Referência Social (CRAS)

À noite, numa promoção da Paróquia São José do Pirapó e Centro de Referência Social (CRAS), Rosângela e Carina falaram para casais e famílias da catequese, abordando o tema “Por onde andam as famílias? Direitos Humanos e Responsabilidades Compartilhadas”. Elas destacaram a complexidade das relações familiares, envoltas em questões de vários tipos de violência intra-familiar e violência doméstica contra as mulheres, responsabilidades compartilhadas e legislações pertinentes.