Engenharia Civil realiza viagem de estudos na região metropolitana

17 de julho de 2017

Estudantes do curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo realizaram, no mês de junho, viagem de estudos para Porto Alegre e região metropolitana.

Conforme relata o coordenador do curso, professor Nelson Seidler, a visita iniciou no Instituto Tecnológico Performance, da Unisinos, em São Leopoldo. “Os alunos puderam observar várias os laboratórios que possibilitam a realização de ensaios relacionados às exigências das Normas Técnicas Brasileiras de Desempenho em Edificações, como ruído, que devem possuir materiais isolantes do som, de incêndio, onde são testados diversos tipos de materiais, entre outros”, destaca o professor. Os acadêmicos também fizeram uma visita técnica à Arena, estádio do Grêmio.

O roteiro também incluiu visita a uma obra da empresa de construção Melnick Even: “Pudemos ver uma grande obra, de diversos pavimentos e de grande extensão, na cidade de Canoas, que irá servir tanto à escritórios, área da saúde, como também de hotéis e apartamentos”. A visita foi coordenada pelo Engenheiro William Alexandre Polanczyk Da Silva, egresso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo.No mesmo dia, ainda foi visitada a Construção da Nova Ponte do Rio Guaíba, executada pela empresa Queiroz Galvão, considerada uma das maiores obras em andamento no Rio Grande do Sul. As fundações e os pilares foram executados e junto a ponte existe uma fábrica de pré-moldados em concreto, que fabricam elementos para a obra. Foi ministrada uma palestra sobre a obra e após foi possibilitada a visita a obra conhecendo inteiramente o processo de execução.

Os estudantes também conheceram, no último dia de visitasm, o campus do Vale da UFRGS, onde conheceram o Laboratório de Aerodinâmica das Construções. “Foi possível entender como são feitos os ensaios para determinar a resistência dos ventos nas edificações, que dependem de seu formato como também das condições de vizinhança”, explica Nelson. Na Universidade, também conheceram o Laboratório de Pavimentação, para conhecer um equipamento de teste de pavimentos, constituído por uma estrutura metálica, que possui rodas, que simulam cargas de veículos sobre pavimentos em estudo.

Na visita técnica foram conhecidas as obras de ampliação do Hospital de Clínicas da UFRGS, realizada pela empresa Engeform, com recepção feita pelo egresso do curso, Marcelo Angst. Na sequência, os alunos visitaram  p Estádio do Sport Clube Internacional, conhecendo toda sua estrutura interna.