Agronomia realiza Seminário Técnico sobre manejo e conservação de solos

27 de junho de 2017

 

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo promoveu, nesta segunda e terça-feiras (26 e 27), a 2ª edição de seu Seminário Técnico de Uso, Manejo e Conservação do Solo. 

O evento tem como objetivo promover a troca de experiências com conhecimento técnico elevado nas questões de conservação do solo, aproximando a instituição da comunidade atuante na área agrícola. A Emater/Ascar, Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha e Associação Missioneira de Engenheiros Agrônomos são parceiros do evento.

Conforme relata a coordenadora do curso de Agronomia, professora Giselda Ghisleni, o solo é um fator de primordial importância para a área agrícola: “A partir dele temos toda a produção agropecuária. Na nossa região tivemos muitos problemas de solos compactados, perda da camada nutritiva pelo excesso de chuvas”. Para ela, é importante estudar e conhecer a realidade dos solos para a partir disso melhorar o manejo e a conservação dos nutrientes.

O diretor-acadêmico da URI, professor doutor Marcelo Paulo Stracke, salientou a importância dos debates para a formação do conhecimento dos acadêmicos. Ele destacou as parcerias firmadas para a execução do Seminário como fatores de fundamental relevância para que a URI atinja seus objetivos de Universidade Comunitária.

As palestras “Erosão, perda de água, solo e nutriente em Plantio Direto”, com o doutorando Fábio José Schneider e  “Perdas de solo e dinâmica de nutrientes em uma microbacia”, ministrada por Elizeu Jones Didoné, ambos da UFSM foram realizadas na noite de segunda-feira.

Na terça-feira, as atividades ministradas  foram “Situação atual do sistema plantio direto”, com o doutor José Ruedell; “Situação regional do uso e manejo de conservação do solo”, com o mestre Fernando Dorneles; “Mapeamento digital do solo na região das Missões”, com o doutor Mário Sérgio Wolski e a Mostra Acadêmica de Trabalhos Científicos, com apresentação dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelos estudantes de Agronomia.