Curso de Agronomia realiza plantio na Área Experimental

20 de junho de 2017

Os acadêmicos e professores do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realizaram, na sexta-feira (16) e no sábado (17), plantio na Área Experimental Agronômica. Inicialmente, foi realizada a escarificação da área. A técnica é utilizada para romper camadas compactadas do solo, que influencia significativamente no crescimento das raízes, infiltração e capilaridade da água, absorção de nutrientes, troca de cátions e na produtividade das culturas.

Assim, com a terra preparada, foram feitos plantios de três experimentos científicos durante o inverno, com três repetições cada: Plantas de cobertura, onde será analisada a contribuição do sistema radicular na análise física do solo – grau de descompactação e reposição de nutrientes – com as seguintes forrageiras: centeio, nabo, ervilhaca, aveia, pousio e o consórcio entre elas (nabo, ervilhaca e aveia); experimento de diferentes adubações – organomineral, química e a cinza da casca de arroz carbonizada – em quatro tipos de azevém (Potro, BAR HQ, BAR JUMBO, Ribeye) e dois tipos de aveia (aveia experimental e aveia branca); experimento do trigo, com dois tipos de hormônios – um sintético e um natural – com diferentes cultivares de trigo comerciais.

A parceria realizada foi com a KF Insumos Agrícolas, tanto na escarificação quanto no plantio na área; além da participação do GPARM – Grupo de Pesquisa em Agricultura na Região das Missões, do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo.