ENEM 2017 recebe inscrições até dia 19

8 de maio de 2017

Começou nesta segunda-feira, 8, o período de inscrição para o maior exame educacional do país – o exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que em 2017, apresenta novidades.

Uma das novidades é o valor da taxa de inscrições, que está maior: R$ 82,00, a ser pago em qualquer agência bancária, lotéricas ou nos Correios, até dia 24 de maio.

Os dias de aplicação das provas também sofreram alteração: ao invés de um único fim de semana, agora o exame será realizado dias 5 e 12 de novembro, dois domingos. No primeiro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para escrever a redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias. No domingo seguinte, serão aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, com um tempo de 4 horas e 30 minutos para responder um total de 90 questões.

A divulgação do resultado está agendada para 19 de janeiro de 2018 e a partir deste ano, o Enem deixa de seu usado para certificação de conclusão do Ensino Médio, assim como a divulgação do resultado do exame por escola, foi suspensa.

A inscrição no exame permite que o candidato concorra a vagas oferecidas pelas instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU e a bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O participante também pode utilizar as notas obtidas na seleção no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressas em instituições de ensino superior em Portugal.